Pentecostal está perdido

Resposta:

Numa conversa com grupos de pentecostais, com todo o respeito que eles merecem, como qualquer outro religioso, um pastor me querendo provar que eles estavam salvos, e que tinham fé suficiente para isto, perguntou: você crer que está salvo? Todos responderam que sim, afirmaram ainda que a salvação era pela fé em Jesus Cristo, e isto eles tinham demais. Eu perguntei: e o que é que se você fizer, você perde a salvação? Todos, sem exceção, todos passaram a apontar algumas coisas que se fizessem, perderiam a salvação que acreditavam ter. Diante do que me disseram, perguntei de novo: então, enquanto vocês não fizerem estas coisas, continuarão salvos? Todos disseram “sim”, “continuaremos salvos enquanto não fizermos estas coisas”.

A doutrina pentecostal ensina isto, é por isto que Paulo lembra: “cuidado com o que ensina, a doutrina, pois fazendo isto, levará muita gente à salvação, ou não”. Essa doutrina com grande aparência espiritual, mas totalmente anti-bíblica, ensina que a salvação e a santificação depende do crente. Assim ele pode perder a salvação ou a santificação.

A Bíblia diz que a salvação é só pela fé, nunca, jamais é pelo merecimento pessoal, pela religiosidade ou dedicação individual (Efésios 2:8, Tito 3:5, 2Timóteo 1:9). Mas o que é pior, a Bíblia diz que quem confia em seus merecimentos, em sua dedicação, em sua fidelidade pessoal, está perdido, está fora da Graça, fora do plano que Deus estabeleceu para a salvação do ser humano (Romanos 11:6). É por causa disto que Jesus afirma que poucos são os salvos, a pesar de tantos que se dizem crentes, eleitos, escolhidos por Deus para a salvação (Mateus 7:13-14, 21-23).