RESPOSTAS RELEVANTES


Respostas que foram dadas a perguntas muito atuais e significativas, e que o Pastor vai mencioná-las no Programa14h, da IBC transmissões, uma por uma.
.
.
Conteúdo também em Facebook
.
.
FORAM QUESTÕES SOBRE:

AUTORIDADES HONRADAS... A Bíblia ensina que, agrandando a Deus, devemos orar, honrar e obedecer as autoridades, pois todas foram constituídas por Ele de duas maneiras: por Vontade dEle e por permissão dEle. Autoridades não são pessoas, mas o que investe pessoas em funções de poder numa sociedade. Isto quer dizer que fazer Missões onde é proibido fazer, está desobedecendo a Deus, pois Ele não precisa de mentiras e ilegalidades para fazer Sua obra. Podemos discordar dos governantes, trabalhar para mudanças em sua governança, reclamar suas injustiças sociais, mas não podemos deixar de orar, honrar e obedecer, não exatamente eles, mas as leis estabelecidas num país. Embora os países ditos protestantes incentivem, corrompam e financiam a quebra deste ensino bíblico por seus interesses espúrios e gananciosos, conforme o capitalismo e o colonialismo que defendem, isto é contra a Bíblia e o ensino divino.
https://www.facebook.com/groups/ibctransmissoes/permalink/741222426279092/
.
CASAMENTO MISTO... a Bíblia não ordena nada sobre casamento misto, mas orienta, informa que não há comunhão, não pode haver harmonia, e, para dar certo, um lado vai ter que abrir mão. Isto tem a ver com o aspecto religioso, espiritual ou qualquer outro. Quem assume este risco e dificuldade, não pode lamentar depois, mas estar sempre preparado para agir com sabedoria, agir como Jesus agiria em seu lugar. Sobre a fé, é certo que quem é salvo, guado pelo Espírito, mesmo que caia nesta situação, nunca será negligente com Deus ou com Sua vontade, embora terá que ser muito sábio e prudente para que, ao final, dentro do máximo possível, o nome de Jesus seja glorificado em sua situação e convivência.
https://www.facebook.com/groups/ibctransmissoes/permalink/741790849555583/
.
COBIÇA... biblicamente, também, em relação à sexualidade ou qualquer outra situação, a cobiça diferencia-se do ver, observar, achar bonito, gostar, querer para si, desejar, ou atitudes semelhantes. Tudo isto faz parte da natureza das pessoas, todos têm isto, Deus colocou tudo isto no ser humano; e é por isto que as pessoas crescem, se desafiam, vão em busca de suas vontades e sonhos. A cobiça é quando uma pessoa, levada por estes anseios naturais, se lançam a conseguir algo que tem desejado e nisto passa a vencer os obstáculos que surjam. A cobiça é positiva, edificante quando a pessoa respeita os limites éticos e morais para esta conquista. Porém a cobiça é negativa, prejudicial quando a pessoa, nesta busca de ter o que deseja, desrespeita Deus e a sociedade, desrespeita a si próprio, agindo contra princípios éticos e morais. Contra isto, Deus nos deu o autocontrole, uma das características do "imagem e semelhança a Deus" que nos diferencia dos animais chamados irracionais. A cobiça doentia, negativa, antissocial, leva pessoas a artimanhas e estratégias que ferem a si próprio e a outras pessoas, e tudo isto é pecado ofensivo a Deus.
https://www.facebook.com/groups/ibctransmissoes/permalink/742353696165965/
.
COMUNISMO e o SOCIALISMO CRISTÃO... no seu tempo, Jesus ensinava e praticava um socialismo cristão, voltada ao ensino de Deus, contrário ao tipo de capitalismo predatório de sua época onde todos que tinham riquezas tinham o direito protegido por lei, de escravizar, explorar e sugar o máximo de seus empregados, seus patrimônios humanos que não tinham direito a nada. Por sua vez, a igreja desenvolveu um comunismo cristão, onde todos vendiam tudo que tinham para fazer seus patrimônios serem abençoadores a toda igreja, principalmente aos pobres, viúvas e órfãos entre eles. Jesus ensinou seu socialismo em estar, alimentar e cuidar dos pobres, em afirmar em Mateus 25, que esta atenção aos carentes é marca daqueles que habitarão os céus, e que a marca dos condenados é o desprezo às necessidades dos outros, o que é natural em muitos ricos, os quais, para serem salvos, é mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha, como afirmou o próprio Jesus. Este ensino foi percebido, aprendido e aceito por Zaqueu, mas foi rejeitado pelo jovem rico. Também foi compreendido por Tiago que criticou a religiosidade dos ricos usuráveis e a bajulação que muitos cristãos ofereciam a eles. Por sua vez, a igreja praticou o comunismo, sem obrigar todos os membros a aderir, mas interessados em acabar com a existência de pobres e carentes no seu convívio. O capitalismo é diabólico, embora beneficie uma minoria que se diz abençoada por Deus, mas, para isto, pratica a exploração do trabalho e dos direitos dos outros. Os países que se tornaram protestantes para fugirem do domínio católico, se desenvolveram com o capitalismo e a história tem demonstrado que para isto, e em consequência disto, foram e continuam sendo países extremamente egoístas, predatórios das riquezas de países pobres que hoje fazem parte da África e da América Latina.
https://www.facebook.com/groups/ibctransmissoes/permalink/750003508734317/
.
CRIANÇAS E A SALVAÇÃO... independente de qualquer situação, idade, saúde mental, localização geográfica, ou qualquer outra, a Bíblia informa que todos são pecadores e destituídos da salvação, e que só Jesus é o caminho para Deus, o único meio de chegar à salvação eterna. Por isto somos convocados a pregar o evangelho a toda criatura com a maior pressa que pudermos cumprir esta missão. Jesus disse que deve-se fazer como uma crianças, pois das tais é o Reino de Deus; mas disse também que devemos nos fazer simples como as pombas e espertas como as serpentes; na verdade ele está usando ilustrações sobre confiança, humildade e atenção. Na linguagem poética dos Salmos, a Bíblia diz que fomos gerados em pecado e que desde o ventre estamos já alienados de Deus, por isto a Bíblia diz que todos, sem exceção, precisam nascer de novo... Assim, ela também afirma que não há um justo sequer, a não ser, o próprio Jesus Cristo. Toda pessoa, inclusive crianças, de qualquer idade, precisam do perdão de Deus para seu estado de desobediência, que é o pecado original.
https://www.facebook.com/groups/ibctransmissoes/permalink/746487612419240/
.
DIVÓRCIO... a dureza de coração leva as pessoas a toda desobediência a Deus e todas suas vontades para conosco, e com a nossa felicidade espiritual e existencial. O que entristece ao Senhor não é o resultado desta dureza de coração em nós, mas a própria dureza que está em nós e que muitas vezes aprovamos e alimentamos. Não é o divórcio que desagrada ao Senhor, mas a dureza em nós, que nos leva ao divórcio; não é rejeição da vida com Jesus que desagrada a Deus, mas a dureza do nosso coração em querer obedecer Sua vontade neste sentido, o que seria para o nosso próprio bem. Por outro lado, Jesus disse que o casamento que Deus fez é inseparável, e nem todo casamento foi feito por Deus, mas por vários e efêmeros motivos humanos. Assim sendo, o divórcio é um mal muitas vezes necessário, pois Deus ama a todos e quer ver todos muito felizes, e fazendo os outros felizes. Para uma pessoa chegar ao divórcio deve ter certeza que fez de tudo possível para não chegar a tal ponto.
https://www.facebook.com/groups/ibctransmissoes/permalink/747061265695208/
.
DOENÇAS MENTAIS E A FÉ... o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, e isto o faz completo, sadio e perfeito. Este ser humano, por algum tempo, está limitado por um corpo físico, biológico, psíquico e até social, que, inicialmente era todalmente sadio também. Com pecado, toda a natureza foi prejudicada, e o corpo dado ao ser humano também foi. A fragilidade deste corpo, afetado pelo pecado, permite doenças circunstanciais e hereditárias. Assim, o ser humano deve zelar do seu corpo com os devidos tratamentos quando surgirem. Isso inclui doenças físicas e psíquicas, biológicas e mentais. A fé em Deus já tem operado muitos milagres cotidianos, neste sentido, na vida de todo ser humano, mas, esta fé é que leva uma pessoa a procurar especialistas e suas orientações. Quem não faz isto em nome da fé, na verdade vive uma mentira, pois isto demonstra falta de fé. Quando Jesus disse que não se deve tentar a Deus, inclue a falta de mordomia também com o corpo, como exibição de uma fé que busca obrigar Deus a alguma coisa.
https://www.facebook.com/groups/ibctransmissoes/permalink/750595715341763/
.
DONS ESPIRITUAIS... em 1ºCoríntios, capítulos 12 e 14, Paulo orientando uma igreja com sérias dificuldades e desinformação sobre dons espirituais, escreve o que é considerado uma cartilha sobre o assunto. Nos versos 1 a 6, do capítulo 12, ele afirma que é um dom, uma dádiva divina, são habilidades que o Senhor dá a quem Deus quer usar e não possui tal habilidades. Paulo já tinha muitas habilidades que Deus usou e recebeu algumas, como dons, para ser útil em seu ministério. No verso 7, ele diz que dons o Senhor dá para proveito coletivo e nunca pessoal. Nos versos 8 a 10, ele afirma que é dado um dom a cada pessoa e não um dom, de vez, a muitas pessoas. No verso 11, afirma que o Espírito dá a quem Ele quer, a quem Ele vai usar, e nunca por que alguém pediu. A partir do verso 12, ele afirma que todos os dons têm a mesma importância, e não é para orgulho de ninguém. No capítulo 14, ele diz que aquilo estranho que eles falavam não era dom, não se enquadrava na cartilha do capítulo 12, pois edificava não a igreja pois ninguém o entendia, versos 1 a 4, não era idioma estrangeiro como em Pentecostes, versículo 21; e não pregava e edificava os ímpios, versículo 22. Por isto é que no capítulo 12, verso 1, e no 14, verso20, ele confirma a situação daquela igreja como formada, em sua maioria, do que ele chamou de crentes carnais, no capítulo3, já que eram imaturos ou incrédulos espiritualmente.
https://www.facebook.com/groups/ibctransmissoes/permalink/754128474988487/
.
ECUMENISMO... sinônimo de tolerância, respeito, convivência e humildade, o ecumenismo é um dos maiores e melhores dos frutos do verdadeiro cristianismo, dos verdadeiros seguidores e imitadores de Jesus. Cultuar e conviver com crenças que não entendemos serem cristãs, bíblicas, é algo muito próprio da vida e exemplo de Jesus. Diante do que Ele afirmou a respeito da religiosidade e adoração dos fariseus e saduceus, também, a eliminação das práticas e crenças do judaísmo no seu ensino, e, ainda assim, sempre esteve presente no templo e nas sinagogas por onde passava, demonstra a imensa tolerância em relação àquela religião, de muitas formas pagã, que encontraria grandes motivos para condená-lo e crucifica-lo. Enfim, a convivência pacífica de Cristo com aquilo que era praticado religiosamente em seu tempo, nos ensina o que devemos ser, e como devemos proceder com outros religiosos, outras religiões, por menos cristã que seja, como era o judaísmo. É um execelente testemunho cristão a defesa da existência de outras religiões e religiosidades, a defesa do direito que todos tem de não crerem como como cremos, e de convivermos, da melhor maneira possível com todos eles. Sempre somos respeitados por todos que respeitamos  por não serem como somos. Ofendemos mais a Deus quando desrespeitamos a religiosidade alheia em defesa dEle, do que quando convivemos respeitosamente com religiosidades contrárias ao ensino dEle, por amor a Ele e às pessos que Ele ama com a mesma intensidade que a nós.
https://www.facebook.com/groups/ibctransmissoes/permalink/758388597895808/
.
ESCÂNDALO... há duas considerações importantes sobre este assunto. Um primeiro é a importância dele diante da real vontade de Deus. Neste aspecto, o Senhor considera essencial que todo salvo leve isto sempre em consideração pois, mais importante do que a liberdade que Ele concede, fazendo tudo com que tudo seja puro aos puros, é a salvação e edificação dos outros, pois ama igualmente a todos e quer que todos sejam alcançados por seu amor, através do testemunho dos seus salvos. Assim, Todas as coisas passam a ser lícitas aos seus, mas nem todas as coisas convém, pois nem todas edificam, e estas devem ser deixadas de lado por amor aos fracos e aos perdidos. A questão cultural tem muito a ver, pois um crente beber cerveja na Europa não escandaliza ninguém, mas no Brasil ainda escandaliza. Um crente beber Cocacola em determinadas tribos africanas, gera escândalo, mas no Brasil isto não acontece. Não importa, a Bíblia diz que comer qualquer coisa não é problema espiritual, mas se gera escândalo, devemos deixar de comer, por amor a Deus que ama quem se escandaliza. Por outro lado, uma segunda consideração é o que seja escândalo, já que tem gente ímpia ou imatura que se escandaliza até se há muitos cultos na semana, quando alguém entrega seu dízimo, se faz outras tantas coisas comuns à vida de um cristão dedicado e comprometido com o Reino de Deus. Neste caso, é o momento do bom senso, do que a Bíblia chama de termos a mente de Cristo. Uma ótima pergunta é: Se Jesus estivesse para ser ou fazer isto, mesmo com estes tipos de escândalos, o que Ele faria? Um salvo saberá o que fazer ou deixa de fazer, e quam não é salvo, tanto faz, o problema dele não será este, mas o fato de não ser salvo.
https://www.facebook.com/groups/ibctransmissoes/permalink/759765204424814/
.
GLORIFICAÇÃO... é a concretização final da salvação que Deus tem preparado e desenvolvido para salvar o maior número possível de pessoas. Podemos definir como relativa e absoluta. A absoluta é quando na eternidade desfrutaemos plenamente da salvação, da companhia completa de Deus; quando estaremos completamente sob o domínio e influência do Senhor. A glorificação relativa, é a savação e todos os seus efeitos em, quando ainda estamos neste mundo, quando já estamos vivendo a vida eterna, a presença, a comunhão, o perdão, a santificação da Deus, por Sua graça, nos fazendo parecidos com Jesus. É relativa porque embora estejamos nesta condição final, ainda estamos sob o efeito da convivência com o pecado, o mundo e as aflições que nos imprime.
https://www.facebook.com/groups/ibctransmissoes/permalink/762338820834119/
.
GRAÇA DE DEUS... é uma grande quantidade de ações de Deus, através do Pai, do Filho e do Espírito Santo, visíveis ou não aos olhos e ao entendimento humanos, visando a salvação completa do ser humano. Ela convence o homem de sua situação desagradável a Deus, incentiva o homem querer o arrependimento, opera o arrependimento, nos que quiserem, e nestes, coloca a fé, a nova natureza, a mente de Cristo, o fruto do Espírito, dons espirituais, e tudo mais que produz uma nova criatura; com tudo isto, passa a processar a santificação, que é a condição de parecermos com Jesus, diante dos olhos de Deus e do mundo.
https://www.facebook.com/groups/ibctransmissoes/permalink/762927917441876/
.
HOMOSSEXUALISMO...
https://www.facebook.com/groups/ibctransmissoes/permalink/751212121946789/
.
INFERNO... ao falar e ensinar sobre muitos assuntos, Jesus usou parábolas, ilustrações, o que facilitou muito o entendimento das pessoas em sua época. Da mesma forma, ele usou muito a linguagem corriqueira, situações cotidianas àquelas pessoas. Assim, ele usou muito a linguagem e as figuras muito difiundidas das literaturas apocalípticas de seu tempo. Este estilo apocalíptico vinha fazendo parte da cultura judaica, desde as deportações promovidas pela Assiria ao reino do Norte, às dez tribos, como a promovida pela Babilônia, com o reino do Sul, as duas tribos. Os profetas, inclusive Ezequiel, Daniel, Isaías e outros utilizaram muito esta linguagem e isto passou a fazer parte da cultura judaica. Eles entendiam bem, e os estrangeiros e dominadores não. Julgamento final, mais de um céu, bestas dominadoras, filho do homem e outros termos e figuras, são próprios desta cultura. Ao falar em inferno dizia-se sobre um lugar de fogo, e Jesus ilustrou também usando um lixão que queimava todo tempo ao lado da cidade. Alma não tem matéria para ser queimada em fogo, então fogo não incomoda alma e sim, só, o corpo de uma pessoa. Inferno tem a ver com tormento eterno, sofrimento para sempre, grande angústia sem fim; inferno tem a ver com uma pessoa ser banida da face de Deus; poderíamos comparar com uma depressão muito profunda onde a pessoa não tem como escapar, nem mesmo com a morte, com o suicídio, e ela sabe disto, vive isto, e sofre mais intensamente por isto, sem fim, eternamente.
.
ISRAEL...sobre a idolatria que se faz de Israel em nossos dias, devemos considerar que em séculos passados, os judeus eram perseguidos em todo o mundo por dois principais motivos: um, por terem matado Jesus, motivo de ignorância religiosa; e o segundo pela prepotência que sempre tiveram de se sentirem superior a todo mundo, por ignorância social... Mas, depois que entraram nos Estados Unidos, investindo suas fortunas lesadas por todo canto do mundo, como banqueiros corruptos pelos países europeus, foram comprando e edificando empresas poderosas, multinacionais, passaram a ter controle da política americana, presidentes e partidos, e com isto passaram a formatar um marketing favorável ao sionismo por todo o planeta, principalmente depois da primeira e segunda guerra mundial. Uma propaganda científica, bem  feita, não só favorável a eles próprios, mas às suas empresas, às suas riquezas exorbitantes, e, também a Israel e outros interesses deles, mesmo que em detrimento das outras nações e pessoas. Foi assim que forçaram a formação daquele país, provocaram os habitantes da região para guerra, expulsaram todos que puderam, e pela força, corrupção e maldade se fazem donos daquele lugar, sob o aplauso da ONU, e a alienação religiosa e bíblica dos cristãos por todo o mundo; os quais, como resultado, tem bajulado e tomado as dores deles, como pessoas especiais para Deus, quando na verdade, de maneira direta e indireta, são um câncer, não como pessoas, mas como conceito, como nação, já que continuam orgulhosos, prepotentes, usurpadores das riquezas dos outros e muito maus com seus parentes árabes, usando e abusando do nome de Jeová para serem e fazerem tudo isto. Então, o que se pensa de possível idolatria àquela gente, é resultado de um trabalho caro e intenso de marketing que eles fizeram e continuam fazendo, principalmente entre os religiosos antibíblicos pelo mundo a fora.
https://www.facebook.com/groups/ibctransmissoes/permalink/759103591157642/
JEJUM...
.
JESUS HOMEM PERFEITO...
.
JUSTIFICAÇÃO...
.
MAÇONARIA...
.
MARCA DA BESTA...
.
MORTE VICÁRIA...
.
ÓDIO JUSTIFICADO...
.
ORAÇÃO DEMAIS...
.
ORAÇÕES MAIS ATENDIDAS...
.
PALMADAS PROIBIDAS...
.
REGENERAÇÃO...
.
SÁBADO...
.
SALVAÇÃO E A PERDA...
.
SANTIFICAÇÃO...
.
SEXO ENSINADO NA ESCOLA...
.
SONHOS, VISÕES E REVELAÇÕES...
.
TESTEMUNHO DEMAIS...
.
VIDA PERTENCE AO ESTADO....