Alguns Temas Comentados 2005 a 2006



Imagem108 por você. Segunda Feira

2005... Outubro Novembro Dezembro 2006... Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out

Colunistas Convidados Especiais Atualidades

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Outubro 2005

Dia 10...Nesse negócio de ser “evangélico”, estou fora! Ser evangélico, na concepção geral, é ser esperto, bandido, vendedor de oração e pseudos milagres, é ser aproveitador de circunstâncias para encher igreja, é ser arrogante, massante, gritador, manipulador de emoções, confusento com a crença alheia, intolerante, amargo, beato ao extremo, uma verdadeira bomba humana que explode em qualquer lugar, se acredita que o Espírito Santo quer.

Dia 17,,, Uma notícia informa que as religiões estão se unindo em favor do sim, no referendo contra a comercialização de armas de fogo. Qualquer que seja as conseqüências, é isto que é cristão, é isto que é qualquer mínimo de espírito religioso, em qualquer lugar do mundo, em qualquer religião, religião. Esse ecumenismo, como outros tantos, é salutar e está perfeitamente dentro da Vontade de Deus, de Jesus e da orientação do Espírito Santo.

Dia 24... Há dois tipos de cristianismo vigentes, aquele que aparece, o amostrado, o que diz ser a maioria e ,de uma forma ou outra, é o que vigora nos catolicismos e evangelicalismos em geral; ele é falso, não se trata do que realmente Jesus ensinou, ele é místico, vive ansioso por algum tipo de poder. Há o verdadeiro cristianismo, sempre foi e continua sendo clandestino, perseguido, de pouca gente, mas seguro, pacífico e à margem das evidências.

Dia 31... Pseudo-Ordens de Jesus move um falso cristianismo. Entre as muitas “ordens” que há por aí, ditas como da parte de Jesus, uma é a de que a igreja deve crescer, encher-se, ser, até, demasiadamente grande, mega, para que, assim, dê testemunho de ser igreja, e abençoada, do verdadeiro Cristo. Isso é falso, a verdadeira igreja de Jesus é muito pequena... nosso papel não é este, somos convocados por ele, só, para pregar o Evangelho a todo mundo.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Novembro 2005

Dia 07... O grande paradoxo de verdades no cristianismo. Há muitas contradições conscientes e essenciais na fé cristã. Uma é salvação não depender em nada dos merecimentos de uma pessoa, pelo contrário, o merecimento crido, afasta a pessoa da salvação. Outra contradição, é obrigatoriedade de ser pregada a todo mundo, mas já se sabe que pouquíssimos se aventurarão pelo arrependimento. Outras existem, todas vêm da sua unicidade final.

Dia 14... Avivamentos são negações do amor e domínio de Deus sobre a Igreja... Acreditar, pedir e defender a idéia de “avivamentos” é tomar posição de não acreditar no amor de Deus para com a humanidade, quando escolhe momentos para “salvar mais uns que outros”, quando poderia fazer muito mais e sempre, e “salvar” multidões, conforme diz que ama a todos; não fazer deste jeito, demonstra, também, que não tem pleno domínio da história.

Dia 21... Diferente de todas as religiões do mundo, o cristianismo ensina que a salvação eterna não depende de merecimentos pessoais, mas, somente do sacrifício de Jesus na cruz pelos seus arrependidos; e dentro desta visão perfeita de entendimento da alma humana, fica claro que, qualquer religião, dentro ou fora dos arraiais cristãos, quanto mais exigente pela salvação dos seus, menos tem a oferecer de garantia intrínseca para esta salvação.

Dia 28... É muito interessante o “reavivamento” religioso, não espiritual, que estamos vivendo em nossos dias, diante do “apagão” de décadas passadas; Jesus está, de novo, em tudo, de todas as formas, em todas as manifestações, até mesmo em religiões não cristãs... só que, pelo modernismo fustigante, este movimento “de volta”, está produzindo futuros ateus, pois ele é sem temor, sem tremor, sem o devido respeito ao sagrado, ao cultual.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Dezembro 2005

Dia 05... Me perguntaram a diferença entre “evangélico” e góspel”; para mim, é a resposta de Deus, de que eu devo continuar evangélico, pois não gostaria de ser mais assim chamado, já que muitas novidades, copiadas das paixões do mundo, estavam sendo chamadas de “evangélicas”; hoje esta palavra é rejeitada, a expressão mais aceita e divulgada é a outra... isso é bom, vai melhor determinar quem é quem dentro do cristianismo mundial.

Dia 12... Me deram um livro defendendo a “liberdade religiosa”, um dos princípios batistas em todos os tempos; não se pode é confundir, o que o livro quer mostrar como coerente, que isso quer dizer que os batistas devem aceitar esta diversidade nos seus arraiais. É muito batista defender todos os direitos, inclusive o de crer diferente dos batistas, mas, é batista, a convivência sadia dos iguais, respeitando o agrupamento dos diferentes à distância.

Dia 19... Há músicas e músicas na religião mais musical do mundo. Vou me prender à verdadeira música, aquela que é capaz de unir até as mais distantes e extremas religiões do mundo, mais ainda dentro do cristianismo; o grande exemplo é “Aleluia” de Hendel, mas há muitas outras de grandes encantos, que silencia o mais inquieto coração, leva à reflexão, a mais distraída ou rebelde das almas. O cristianismo é isto, e fora disto não é cristianismo.

Dia 26... Natal e Páscoa são os dois grandes dias do cristianismo... Num, Jesus nasce, noutro, Jesus morre; no primeiro, Jesus é “Emanuel”, Deus conosco, primeiro grande ato do amor de Deus pelas suas criaturas; no segundo, ele é crucificado, morto, o segundo e principal ato que demonstra o grande amor de Deus com a humanidade... Ele fez o impossível e o impossível para viver este grande amor.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Janeiro 2006

Dia 23... Há muita semelhança entre o Cristianismo de hoje, e aquele dos primórdios, após a liderança papal católico; os dois tempos têm se notabilizado pela necessidade de um crescimento a qualquer custo da cristianização das gentes. Muitas concessões foram feitas e tem sido feitas neste objetivo de meganizar as igrejas e a influencia delas a partir do número de adeptos que venha demonstrar.

Dia 30... Está acontecendo nas várias denominações espalhadas no cristianismo, inclusive na Igreja Católica, com o movimento carismático, uma necessidade de se fazer religião, através da expansão desenfreada e competitiva, para tanto, qualquer coisa vale a pena, basta que funcione neste intento; abre-se mão até de doutrina e práticas bíblicas. Na Idade Média, o catolicismo fez a mesma coisa.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Fevereiro 2006

Dia 06... Única religião no mundo que ensina a salvação eterna sem merecimentos. Todas as religiões outras, pregam, de um jeito ou outro, salvação pelos méritos pessoais, o que faz o ganhar ou o perder, ser, quase, a mesma espontaneidade de cada momento. Isso é tão forte, no coração do homem, que dentro do cristianismo, a grande maioria consegue driblar o ensino principal, para dar evasão a este falso.

Dia 20... Sempre houve cristianismo bíblico, paralelo ao cristianismo católico romano; sempre perseguido como o cristianismo herege, por ser chamado de cristianismo anabatista, rebatizador. A Reforma Protestante, não re-iniciou o cristianismo verdadeiro, ele apenas abriu caminho político para que o mesmo, apoiasse os reformadores, e tomasses seus caminhos com muita liberdade, pelo mundo.

Dia 27... É claro que não é a primeira vez que isto acontece, nem será a última, na história do cristianismo, mesmo considerando que é uma contínua ação que momentos é de grupos isolados, outros momentos é de uma grande maioria dos grupos: há uma necessidade de fazer coisas e outros rituais mais, aparentemente espirituais, não para exaltar a divindade soberana, mas impressionar seguidores a ela.

Dia13... Nos Estudos Bíblicos Formato Sete Itens, deste site, será incluído um estudo com o título: Por que não embarcamos no culto atraente que entusiasma multidões com modismos e pseudo-espiritualidades. Um dos argumentos, é: O tipo de adorador que é atraído e desenvolvido com esta prática não tem qualidade e profundidade bíblica, como acontece com a lata vazia que faz muito barulho.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Março 2006

Dia 06... Um estudo recente, no formato sete, no site da igreja, chama a atenção quanto a diferença entre culto a Deus e celebração. A diferença é extrema. Basicamente e fundamentalmente, num ato, busca-se, reflexivamente, produzir alegria no coração do Soberano Senhor, enquanto no outro ato religioso, busca-se demonstrar, ao criador, a alegria do coração dos adoradores.

Dia 13... Todas as religiões têm defeitos, e mais especificamente, todas as denominações no Cristianismo, têm defeitos, principalmente em seus adeptos, seus seguidores, em duas proporções básicas: quanto mais certeza de suas convicções e da salvação somente pela fé, mais defeitos; quanto menos esta certeza, menos defeitos aparentes, menos desobediências, menos falhas nos relacionamentos.

Dia 20... Os exageros verificados em muitos religiosos, dentro e fora do cristianismo, demonstram muitas verdades; e todas se resumem numa só: “quanto menos descansa no que crer, mais se necessita provar a si, para aos outros e principalmente a Deus, o que diz acreditar”. Desta forma, a pesar de tantos religiosos, proporcionalmente, quase ninguém acredita na religião que professa e defende.

Dia 27... A liberdade e a tolerância que o cristianismo ensina, mesmo que o tempo, de cada época, fez cristãos ou cristianizados a se comportarem como pagãos, chegando a extremos das perseguições e guerras, é o grande mal benéfico que lhe acalcanha. Enquanto lhe limita o crescimento real, ao mesmo tempo, lhe limpa, abrindo portas para tudo que herético lhe venha transpor se testemunho.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Abril 2006

Dia 03... O preço de ser a maior religião do mundo, o que trás benefícios, os mais variados possíveis, a todo o mundo, é a grande perda que esta maravilha da religião, experimenta. Para ser do tamanho que é e por causa disto, também, é a manifestação religiosa que mais sofre com infiltrações hereges, principalmente vindas do paganismo, do misticismo e outros ismos que a alma humana aprecia no que crer.

Dia 10... Algum tempo atrás, alguém afirmou que o maior problema do cristianismo é a liberdade que se dá para ler, estudar e interpretar livremente a Bíblia. Não é esta a verdade. As muitas religiões que existem dentro do cristianismo, não é por causa disto, é por que há, para cada um dos grupos que surgem, um jeito, ou jeitos, de ter “palavra de Deus”, além da Bíblia, por muitas maneiras particulares.

Dia 17... É provável que, em toda história do cristianismo, a pior heresia que surgiu foi a do pentecostalismo. O “arminianismo” que prega é claro, evidente, é a coluna principal do ser e do fortalecer-se como heresia; mas tudo isto vem maquiado de tal forma que, até a grande maioria dos que percebem a heresia, se acomodam a defender tudo, ou simplesmente se calar por receio de tomar posições.

Dia 24... No site da igreja, na página de estudos bíblicos em formato sete [veja], está juntando uma série de estudos rápidos e profundos, sobre o “pentecostalismo” [veja], onde uma série de informações e características, demonstra o lado obscuro, perigoso, doentio, fanático e farisaico, em doses excessivas, acontecem dentro do cristianismo-pagão de nosso tempo

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Maio 2006

Dia 01... Numa pregação, mencionei sete conseqüências provenientes, espontaneamente, da existência de uma confiança, plantada por Deus, como ação da Graça, no coração do verdadeiro cristão. Ao todo são, quatro efeitos positivos e três, outros, efeitos negativos, que em outras palavras, são acomodações naturais em todos que descansam naquilo que acreditam de verdade. [leia]

Dia 08... Há uma similaridade muito grande entre o espírito que rege o cristianismo e a democracia. Entre os pontos mais essenciais, está a auto-purificação... a liberdade que afronta a lógica humana, faz com que os erros e desvios que surja no correr de sua prática, pelos mais variados motivos, promova uma depuração que lhe leva a vanguarda, mesmo diante dos pequenos avanços em outras plagas.

Dia 15... Inimigos do verdadeiro culto a Deus: (1)o entretenimento para atrair adoradores, (2)o entretenimento para segurar adoradores, (3)a ausência de ordem, descência e discernimento, (4)a ausência de sã doutrina, profecia e apelo, (5)a música com letra, ritmo e equilíbrio inadequados, (6)a música com origem, divulgação e significados impróprios, (7)falta de confiança no domínio, direção e bênção de Deus.

Dia 22... Crítica, Inveja e Competição são marcas profundas do ser humano, frutos do pecado original; como em outros aspecos, no cristianismo, estes males são, naturalmente “malignos”, perversos e totalmente humanos; a ação divina está em transformar tudo isto em algo benéfico e produtivo, até mesmo para a proclamação do Seu Evangelho... disto tudo pode se nascer novo brinlhantismo cristão.

Dia 29... Algum tempo atrás, eu afirmava que, pelo que estava por aí, com certeza, eu não era “evangélico”, mas aí, o grupo da novidade assumiu o nome de “gospel”, aí eu voltei a ser “evangélico”; agora, pelo que está por aí, afirmo, sem dúvida nenhuma, “eu não sou batista”, e estou aguardando, na providência de Deus, que os novidantes adquiram um novo nome, para eu voltar a ser “batista”.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Junho 2006

Dia 05... No Cristianismo em geral, repete-se a história, quando a Igreja Católica abiu mão de sua teologia original, pelo menos a que recebeu da Igreja Primitiva, para atrair e manter grande os seus quadros. Os Evangélicos, e em especial, muitas igrejas batistas estão fazendo o mesmo, e a prática afirma o seguinte: “o fim justifica os meios”, o importante é o crescer, manter-se grande.

Dia 12... Numa pesquisa de porta em porta, feita pela igreja, grande parte disse que acha nossa igreja muito tradicional... na pastoral, conversei com a igreja sobre os rótulos, que como o “cristãos”, “anabatistas”, “protestantes”, “evangélicos”, “crentes”, “tradicionais” demonstra uma tentativa de denegrir, mas que com o tempo torna-se moda, e outro rótulo virá para a minoria respeitada e salva.

Dia 19... Não podemos esquecer, sob hipótese nenhuma, alguns aspectos fundamentais, históricos e totalmente bíblicos, teológicos e existenciais: multidões e cristianismo são antagônicos, Mt.7:13-14; poucos, mas salvos, guiados pelo Espírito Santo, faz mais que outros e faz com que o verdadeiro cristianismo e a sã doutrina, permaneçam, mesmo quando sob pressão da perseguição doentia.

Dia 26... É muito provável, num aspecto bem prático-teológico, o cristianismo é a única religião do mundo, onde seus adeptos se esforçam por convencer e converter seus próprios adeptos a se tornarem cristãos segundo a visão de cada um. Isto é inteiramente benéfico, produz algum sectarismo, mas efervesse uma purificação do que realmente se crê como teologia cristã para os povos e para os séculos.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Julho 2006

Dia 03... É muito interessante a estratégia de Deus, na proclamação do santo Evangelho. A grandessíssima maioria de cristão, não o são verdadeiramente; e são eles que, pelas suas várias posições na história, estão à frente, desbravando o mundo pagão, marchando em nome do Evangelho, propagando o cristianismo, como faz exército na batalha, e o verdadeiro cristianismo vem atrás, como força de ocupação.

Dia 10... Ainda há uma grande influência do paganismo na prática cristianizada da grande maioria das religiões e denominações dentro do cristianismo... o ensino de uma divindade pronta a atender aos apelos dos adoradores, é um deles; a idéia de que a oração pode “mover o sobrenatural” é outra delas; enfim, a necessidade de ser “semideus” é o básico nesta matriz pagânica que muitos querem desenvolver.

Dia 24... Na home da igreja, estamos iniciando www.fariseus.cjb.net, uma iniciativa de, diariamente, atualizar informações sobre os fariseus do tempo de Jesus, da história e dos dias de hoje. Este comportamentos religioso muito próprio do ser humano, capaz de conduzir muita gente para as mais terríveis atuações anti-bíblicas e com profundo entendimento de estar agradando ao Senhor.

Dia 31... Com a Igreja Universal do Reino de Deus, houve uma preocupação de diferenciar, mesmo entre os chamados “Evangélicos”, igreja de igrejas... este se tornou um marco no Brasil, como já deve estar acontecenco pelo mundo, com outros fatores, para que o cristianismo esteja se afunilando, mais ainda, talvez entre os “tradicionais” e os “contextoalizados”.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Agosto 2006

Dia 07... Se entendemos na Bíblia que a misericórdia de Deus providenciou o plano mais fácil para a salvação do maior número possível de pessoas, e com isto, sabemos que esta salvação é só pela fé, nunca pelo merecimento pessoal, ficamos indagando como seria, se fosse diferente, quando facilmente percebemos que é esta facilidade que tem encontrado resitência no coração da grandicissima maioria.

Dia 14... Há vários tipos de cristianismo, com relação ao culto prestado a Deus... há o cristianismo do entretenimento, da diversão, onde o culto se volta a agradar os adoradores, a embalar e a acariciar os egos famintos e carentes dos freqüentadores... há o cristianismo cujo melhor culto é o serviço, é a adoração dedicaca a produzir atuações na obra, no Reino do Senhor.

Dia 21... No boletim último, mencionamos os pejorativos que a igreja de Jesus Cristo já sofreu na história... Cristãos, Anabatistas, Protestantes, Evangélicos, Crentes, Tradicionais, Antiquados. Cada nome desse foi dito em relação à maioria bíblica, só que depois que as heresias chegavam e dominavam, o pejorativo seguinte acontecia, e a história toda recomeçava para o pejorativo seguinte.

Dia 28... A Música ao Senhor, deve ser oferecida por critérios como: Letra com mensagem puramente bíblica, Ritimo adequado à refelxão e exaltação cerimonial, Origem fincada em vidas genuinamente convertidas, Identificação com igrejas bíblicas, Destinatários divinos, Hipnose rejeitada e Imitação mundana condenada.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Setembro 2006

Dia 04... Há, depois da década de 60, para cá, uma grande necessidade de enchimento das igrejas; com isto, biblicamente e hereticamente, muitos métodos de crescimentos se somaram; e com isto, muitos comportamentos anti-bíblicos se concretizaram. Atualmente, entre os vários que surgiram, há o “Igreja dirigida por propósitos”, cuja filosofia é fazer qualquer coisa que promova atração pseudo-espiritual de multidões de não crentes. [leia]

Dia 10... Ao contrário do que se divulga, na verdade, biblicamente, não há ensino correto, em sã doutrina, fora do respaudo teológico. O estudo e a pregação devocional pode ser interessante, mas não produz verdadeiro ensino, não produz verdadeira aprendizagem, pode agradar momentaneamente, numa ou outra circunstância, mas não passa disto; o ensino teológico é profundo e atinge toda situação.

Dia 17... “Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor”, no culto cívico, lembramos que isso tem alguma coisa a ver com o Brasil, a pesar de não termos o passado e o presente de muitas nações que rejeitaram a idolatria e o misticismo em sua história; mas, com tudo, todos acreditamos que “Deus é brasileiro”, pois Sua misericórdia nos faz um povo tolerante e feliz, uma terra fértil e abençoada.

Dia 25... Outro discutia-se o quanto foi bom o “cristianismo” ter se espalhado e assumido poder como religião no mundo. Será que foi bom? Se por um lado ficou mais fácil pregar a verdadeira fé cristã, com este fato, por outro, tem-se produzido tanta gente enganada e acomodada com a falsa fé que se tem distribuído por aí, que não se pode concluir quanto a ter sido bom ou ruim, isto.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS

Outubro 2006

Dia 02... O “poucos” mencionado por Jesus, como aqueles que vão passar pela “porta estreita”, é bem menos do que podemos imaginar, é “pouquíssimos”. O Evangelho, foi planejado para salvar o maior número possível de pessoas, mas vai beneficiar um número irrisório, diante do “muitos” que permanecem na “porta larga”, o “como a areia do mar” do Apocalipse. Mateus 7:13-14, Apocalipse 20:8

Dia 09... Estou preparando o material de Leitura Bíblica Diária para o ano que vem, a vesão melhorada daquela que estamos usando neste ano, e stou facinado mais ainda, com a beleza do ensino bíblico de maneira direta e indireta, em todos os textos. Deus, realmente, sabe o que tem feito com conosco como salvos, como gente que está sendo preparada para a eternidade no céu.

Dia 23... Na verdade o número dos salvos é sempre muito pequeno, é o que a Bíblia ensina; mas, assim mesmo, nosso papel de igreja é pregar o verdadeiro evangelho; assim, devemos descobrir jeitos de manter a grande maioria de interessados por perto, sem necessariamente passamos a falsa impressão que estão convertidos, salvos, para mantê-los religiosos pelo medo ou a falsa espiritualidade.

Dia 30... Falando sobre a Obra de Evangelização, o trabalho missionário, afirmávamos que, mesmo “perdendo” gente bênção e querida em nosso meio, vale a pena ver a igreja de Cristo se multiplicando, formando novas igrejas, abrindo novas agências de pregação da Palavra de Deus; isto é obedecer o ide de Jesus e confiar no “Sempre estarei convosco” afirmado por Ele.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Outubro 2005

Dia 11...Como é belo e gostoso ver gente... andando, falando, gesticulando, passando, tentando ser gentil, sendo elas mesmas na maioria do tempo, trabalhando, cultuando ao jeito do que cada uma crer, sendo belo e luz em todo canto, fazendo a vida de todo mundo ser diferente entre si; é gostoso ver gente viajando, dormindo, vivendo, vivendo e vivendo... tudo mostra um Deus criativo e muito sábio, capaz de produzir muita sarna e não se cossar.

Dia 18... Já é dito que o tempo é o melhor remédio para tudo: quem vive, e quanto mais se vive, entende perfeitamente isto; muito se tem perdido com lutas de agora, quando na verdade, qualquer que seja o resultado dela, pouco interferirá no futuro; os homens se adaptam muito bem a qualquer situação, nada vai além do que deve, no futuro, pois até, os próprios que hoje provocaram, amanhã, de algum jeito, lutarão para minimizar as conseqüências.

Dia 25... Convivência é algo extremamente paradoxo, em todos os sentidos. Co-existir com outras pessoas, próximas ou não, é algo de exagerada dificuldade, traz um preço exorbitante, muitas vezes impossível a alguns muitos; em contra partida, nos mesmos limites distantes deste extremo, é por demais fácil, gratificante, realizador, um doce mel que acalanta nossos lábios, em alma... tudo depende do que preferimos trilhar nesta caminhada.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Novembro 2005

Dia 01... Todo homem é produto do seu meio. O verdadeiro cristianismo afirma que um homem dirigido pelo Espírito Santo, pode conviver no inferno, e ainda assim será um autêntico cristão... por ele mesmo, sem ajuda externa, qualquer, ele será o que seu ambiente determina, o que suas circunstâncias provocarem, por isso, todo criminoso deve ter uma advogado que informe ao jure o quanto ele foi vítima do crime que cometeu.

Dia 08... Vai chegar o momento de se fazer campanhas em favor da família. Como se faz em relação ao meio ambiente, aos animais e a outras situações já degradadas, mas ainda em tempo de recuperação, assim, dentro de pouquíssimo tempo, haverá pela família e os efeitos super benéficos que ela produz ao bem de toda e qualquer sociedade. A mesma mídia incansável que alimenta a destruição da instituição celular, cobrirá ações para reverter o quadro.

Dia 15... Toda Sociedade é perfeita no seu momento particular. A perfeição que se possa buscar na existência e sobrevivência de qualquer grupamento humano, tem que considerar o patrimônio cultural que tem, as circunstâncias que a envolve, física e espiritualmente, e onde, coletivamente, se pretende chegar; com todo este aparato em mãos, nunca discordaremos que todas são completas, absolutamente perfeitas em cada momento que existe.

Dia 22... Sexo e comida são os grandes motivadores sociais. Cabe uma reflexão, uma discussão profunda, analisar esta afirmativa que tenho lido em sociologia, no mínimo, se é verdade, maior do que estes motivadores, o Criador, que assim planejou, torna-se, em conclusão, o máximo motivador a partir de Sua criatividade na sábia escolha e programação destes dois fatores para a proliferação e a manutenção da existência de todos os seres criados.

Dia 23... Outro motivador social é o Poder Econômico. Enquanto Comida e Sexo promove discórdias para o melhoramento social, para o aperfeiçoamento de uma civilização, o poder econômico promove, também, atritos, mas gera degradação, egoísmo; os dois primeiros levou o homem ao grupamento, ao desenvolvimento das funções complexas e progressistas de um povo, este conduz à destruição, à eliminação de muitos seres humanos.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Dezembro 2005

Dia 06... O ser humano em comunidade, tem alto poder de adaptação... Individualmente isto é perfeitamente visto, coletivamente, mais ainda. O homem é capaz de se adaptar a toda e qualquer situação, dê-lhe tempo e oportunidade; se encontra pessoas felizes e infelizes em qualquer circunstância que venhamos imaginar, podemos até pensar no inferno, o pior dos lugares, dentro daquelas limitações, encontraremos os dois ao mesmo tempo.

Dia 13... “...é como a Arca de Noé, dentro os bichos se incomodam e se ferem, mas fora, não há salvação. Ouvi isto em relação à igreja, concordo em parte, mas aplico à sociedade, onde concordo inteiramente; a convivência social pode trazer muitos incômodos e ferimentos, mas é certo que fora dela não há salvação, não há sobrevivência; cabe a cada um, aceitar, se adaptar, descobrir como incomodar menos e ser feliz em tudo isto, com tudo isto.

Dia 20... Há um interesse superlativo no ruim e na desgraça. Os noticiários já descobriam isto, a audiência cresce, quando, no mínimo, passa-se a idéia de que há uma catástrofe a se dizer. Atualmente no Brasil, o que as CPIs e a oposição declara, não atrai nada e ninguém, não se acredita mais, nada se prova... a imprensa está buscando palavras soltas de José Dirceu, para coloca-lo contra o governo.

Dia 27... O Marketing é a ciência de conhecer e dar direções à sociedade. Ainda está em desenvolvimento, já é ciência, mas está crescendo, e já é capaz de fazer muita coisa, muita manipulação social. Fica-se sabendo o que pensa e o que provoca o pensar de uma sociedade para o bem dela mesma; sabe-se o que gosta e o que a leva a gostar de uma ou outra coisa, visando o crescer moral e ético dela mesma.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Janeiro 2006

Dia 24... Discute-se muito, que o Capitalismo venceu o Socialismo, o que não é verdade. Além do espírito socialista ainda está muito vivo no coração das sociedades, o capitalismo, com teu seu poder econômico-determinante, tem estado mais socialista do que se podia imaginar em décadas passadas. O Capitalismo, para sobreviver, tem que marchar, sempre, em direção aos princípios do socialismo histórico.

Dia 31... Há dois tipos de incômodo social: aquele que provoca mudanças criativas, ou na ação ou na reação; ou a partir de quem se mostra incomodado, ou de quem sofre a crítica da turba... o outro tipo, é aquele que existe por existir, aquele que é apenas uma jeito de ser, que se mostra real, inclusive incomodante, reclamador, mas que não age para melhoras, nem faz por onde as soluções se manifestarem.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Fevereiro 2006

Dia 07... É muito interessante a convivência social, por causa da grande complexidade do seu cotidiano, há uma simplicidade extrema nos moldes que determinam a sobrevivência de todos e de cada um em particular. Humildade, dependência, perdão e simples e pura demonstração de amor e carinho, mesmo que a um mínimo de pessoas, possível, são ingredientes baratos, essenciais a qualquer pessoa.

Dia 14... A Sociedade é o berço dela mesma, no compasso que vive de sempre estar renascendo. Todo o tempo, simultaneamente, ela que já existe, é a grande parteira e babá dela mesma que está sempre renascendo. Conscientemente e involuntariamente, ao mesmo tempo, ela, espontaneamente, é e se faz a grande responsável, formadora, do que ela pretende para si, no seu amanhã em diante.

Dia 21... A Sociedade pode ser verificada em cada cidadão que a compõe, ela é a média, o comum que cada cidadão pode oferecer em seus relacionamentos. Qualquer pessoa, em qualquer lugar, ou situação sócio-econômica, pode ser visto como o retrato da sociedade em que está inserido a, pelo menos, dez anos, ou até menos, em muitos casos. “eu sou a cópia quase fiel do meu vizinho qualquer”.

Dia 28... Tudo é festa, este é o verdadeiro espírito da raça humana, o carnaval que o diga. Há aspectos negativos nisto, como em tudo, a partir de um determinado ponto de vista, no mundo. Há aspectos positivos, e alguns até demais, nisto, como em tudo, da mesma forma. O ser humano é festeiro, e isto nos desperta a estarmos atentos a sempre provocar esta veia, para que avancemos em outros temas.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Março 2006

Dia 07... Sempre há uma esperança, sempre se deve acreditar que o inacreditável pode acontecer. A sociedade é surpreendente, o grupamento humano é um grande baú de surpresas; até os fenômenos sociais mais previsíveis, são cheios de surpresas. Todos devem acreditar nisto, todos, inclusive governantes em todos os níveis, devem estar cônscios disto, desta verdade absoluta.

Dia 14... É certo que tudo acontece em sociedade. É certo que todos têm as mesmas chances de chegar onde nunca imaginaram que chegariam, economicamente, intelectualmente, e em outros aspectos. Na grande maioria das vezes, tudo fica dependendo da pessoa está no lugar certo, no momento certo, perto da pessoa certa, e as mudanças começarem a acontecer de curto a longo prazo.

Dia 21... O site da igreja está querendo iniciar, dentro de pouco tempo, uma página de biografias, entendendo que qualquer sociedade é formada de biografias, gente de todos os cantos, de todas as situações, que brotam espontaneamente, por uma via ou outra, trazendo contribuições importantes ao desenvolvimento social. São como tijolos fundamentais na construção de uma cultura crescente.

Dia 28... A maior arma para se viverm em sociedade, desfrutando de todos os benefícios que ela pode oferecer à coletividade, às pessoas em particular, é o “Respeito”. É do ser humano, e por isto os faz humano, e com isto os faz “imagem e semelhança” de Deus, o desejo de ser respeitado. Ao mesmo tempo, quem a isto atende, recebe do atendido, respeito e carinho em dobro. Isto é uma Lei Social.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Abril 2006

Dia 04... “Todos tem as mesmas mãos da vontade e da ação; todos carregam nos dedos do querer, a manifestação da bondade instintiva e contagiante do servir e do querer o bem. As mãos de gente, no mundo que vive em reunião, que entende a necessidade de olhar para o irmão, é a mão que Deus tem e fez, é a mão que Ele planejou para a perpetuação das gentes de mão, dos agentes de mãos.”

Dia 11... Ainda há muita arbitrariedade bem intencionada no mundo, no Brasil, na Bahia, em Teixeira de Freitas, dentro de minha casa. Ainda há algumas necessidades urgentes, daquelas “gritar para não perder a boiada”, mas muitas outras acontecem de maneira grotesca, pesada, e na grande maioria das vezes não dá nem para se pensar que seja, de alguma forma, necessária, mas bem arbitrária.

Dia 18... Numa brincadeira foi dita a verdade... enquanto os concorrentes usarem a internet para fazer propaganda falsa contra a Coca-cola, os consumidores vão cada vez mais consumi-la; mas no dia em que propagarem que o tal refrigerante é saudável, e tem uma fórmula capaz de curar câncer e evitar outras enfermidade, com certeza, o consumo dela vai diminuir consideravelmente.

Dia 25... A melhor coisa do mundo, ou uma das melhores, é a oposição. Já disse muito, “os amigos são bons, mas os inimigos são muito melhores”. Eles são nossos motivos para superar dificuldades, para sermos caprichosos, para, até, em última instância, gostarmos do que fazemos, ou se não gostamos, deixar algo e partir para aquilo que temos prazer em fazer. Oposição é a mãe da perfeição.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Maio 2006

Dia 02... Parece se mostrar, que quando se trata de opinião pública, não é necessariamente importante, saber o que você fez, mas a maneira como fez ou tem feito. A sociedade não é injusta nisto, muitas vezes isto tem salvo muita gente de injustiças; quem falha nisto, são as pessoas que dramatizam, torcem, manipulam isto para os proveitos mais variados, e algumas vezes, injustos, possíveis.

Dia 09... Não precisa ir longe para conhecer e compreender a sociedade, é só olhar para dentro de si mesmo. Os motivos que nos move, são exatamente os mesmos que todos têm. As limitações que podemos ver em todos, são exatamente as mesmas que temos. Os defeitos e virtudes que percebemos em nós mesmos e nos outros, são verdadeiras tanto por lá, com todos, como por cá, com a gente.

Dia 16... “A História se repete”, pronunciamento de Marcus Tullius Cícero, 106-43 aC, em Roma. É verdade, ela sempre se repete. Alguns aspectos serão diferentes, até mesmo pelas mudanças que o mundo está, todo dia, oferecendo, mas a essência da história, esta, com certeza de repete; os homens sempre voltam, socialmente, a caminhos já trilhados em antiguidades, muitas vezes, recentes.

Dia 23... Mostre e comprove que você é vítima, e logo o mundo lhe cuidará. Esta mostra pode ser de muitas maneiras, pelo silêncio ou pela muita fala, pelo semblante triste ou alegre, pelo otimismo ou pelo pessimismo, consiga provar e todo mundo vai lhe acolher. Esta mostra pode ser consciente ou incosnciente, real ou falsa, bem ou mal intencionada. Faça e verá o mundo se apaixonar por sua causa.

Dia 30... O mínimo que se pode fazer, em benefício do mundo, é sempre estar em busca de dar um caloroso aperto de mão a quem quer que seja, ao todo ser humano que lhe apareça frente-a-frente. Este primeiro passo demonstra carinho, respeito, admiração, elogio, incentivo, a marca mais fácil e poderosa que uma alma pode produzir em benefício de outra alma e do mundo inteiro.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Junho 2006

Dia 06... A cidade é a maior invenção, de todos os tempos, que o homem produziu. No aglormerado de gente, na vizinhança de pessoas, no acúmulo de famílias está o segredo mamífero de sobrevivência. O muro entre casas, é a coisa mais fantástica que esta invenção criou, nele está imposto todas as regras para a melhor convivência social desta gente toda que precisa estar interdependente o tempo todo.

Dia 13... Sociedade tem a ver com consórcio, um, de alguma forma, financiando o bem do outro e vice-versa, de maneira ordeira e natural. Na verdade o bem do outro é garantia que se tem para acreditar no bem de todos. A pesar do egoísmo, que não é tão ruim assim, ao bem de todos,, espontaneamente a engrenagem acontece neste organismo inteligente que a evolução impôs e ofereceu ao mundo.

Dia 20... A sociedade tem tudo a ver com “sociedade”, um sócio do outro, um detentor de direitos e obrigações, em relação aos outros; todos co-participantes dos lucros e dos preços para a manutenção do corpo empresarial social. Cidadania tem a ver com o perfeito entendimento, cada vez mais claros, de fazer todos conscientes desta realidade que não tem como deixar de viver.

Dia 27... Não há nada de novo em se afirmar que o ódio, o rancor, a amargura são venenos tristonhos que ferem e saem matando todo coração que os masca, e mais ainda, os que buscam, consciente ou inconscientemente alimentar. Mas é certo, também, que, mais nobre que fazer isto, que é até natural, é contrariar isto, viver diferente disto, atuar com atitudes que decepcione este comportamento.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Julho 2006

Dia 04... Um sociólogo renomado definiu em curtos números, como ele disse, que Capitalismo e Socialismo, mais precisamente o Comunismo, pode ser definido assim: um beneficia 30% da população circunstanciados culturalmente em suas iniciativas; enquanto o outro beneficia 70% prejudicados culturalmente em suas iniciativas. O primeiro produz mais progresso que o segundo, para o mundo.

Dia 05... Como um tiro pela culatra, se antigamente era fácil manipular as turbas, como fez Hitler e muitos outros, quando a informação era restrita, e a população pouco sabia de tudo; mesmo com a mídia a seu favor, os poderes dominantes não conseguem mais enganar as gentes, e a prova, é as mudanças esquerdistas que estão revolucionando a América do Sul e a Central, e todo o mundo.

Dia 25... É muito difícil trabalhar com gente; é muito difícil conviver com a satisfação de pessoas. Motivados sempre pelos motivos mais mesquinhos, as pessoas estão sempre reclamar, mesmo que só falte pouco para se chegar ao ideal, mesmo que muito já tenha sido perseguido e vencido para se estar onde está; o homem sempre se entende, mas sempre condena outros, sem entender cada um.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Agosto 2006

Dia 01... Dos homens que nascem, das vidas que se emergem à vida, sobem e forçam o guindaste do tempo, eis a vida que brota na lida, eis a marcha que nota o vento; extremos fascinantes de quem gosta de ser surpresa, macabras surpresas a si mesmos, a todos ao redor; nem que tenha que agir contra si, contra tudo e todos, para que se note a tida, para que se note cada um de seu momento.

Dia 08... Antes de tirar conclusões precipitadas, ao sabor do primeiro tempo do raciocínio, seria muito interessante sabermos, em conversas de reflexão, que é muitas vezes mais fácil entender e liderar um grupo, que fazer o mesmo com uma só pessoa. Até onde isto é verdade? Até onde isto é possível? Ou isto é, simplesmente relativo, depende de uma ou outra pessoa, de um ou outro grupo?

Dia 15... Não se fala mal de um povo, de uma gente que, sobrepõe a ditadura da má informação, que supera a força compugente da desinformação, notícias que não chegam, ou que chegam pela metade ou truncada, que chegam interpretadas aos desejos e interesses de uma estrutura e sistema já estabelecido e por tempo, poderoso; e ainda assim, um povo que votou, vota e se declara na outra via.

Dia 22... Resumindo, a classe média típica, mais presente no Brasil próspero, foi para um lado; o povão, para o outro. Certo ou errado, o povão acha que melhorou de vida com Lula e não quer descer do bonde que, na sua opinião, está transportando-o para dias menos difíceis. [leia]

Dia 29... A quem interessa a derrota do presidente Lula, depois de tudo que quis e fez pelo país? Alguns grupos podem ser destacados: os que sempre estiveram no poder e os preconceituosos quanto à classe que produziu o atual presidente; não há outro grupo que queira isto, visto que tantos ricos, industriais, empresários, grandes ou pequenos, classes alta, média e baixa, todos ganharam bem com o governo atual, todos foram beneficiados; só os ignorantes querem ver tudo voltar atrás.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Setembro 2006

Dia 12... Não compensa governar para o povo, no frigir dos ovos, depois de tantos ataques da oposição enraivecida, chegando o momento das eleições, mesmo vendo a grande maioria apoiando e dizendo que vai votar pela reeleição, o mínimo para se dizer que houve recompensa é no tatal, se chegar a uns 75% das intenções. Não é isto que acontece.

Dia 19... Na sacada do segundo andar de um dos bares mais requintados e famosos de Campinas, um grupo de cozinheiros e garçons havia acionado um apito de maria-fumaça. Desde a fundação do bar, tradicionalmente acionado ao meio-dia e às 18 horas para anunciar a hora do almoço ou da happy hour, o apito havia sido usado por um punhado de trabalhadores que, espremendo-se na sacada apertada, agitavam bandeiras do Partido dos Trabalhadores e de Luís Inácio Lula da Silva. Após darem seu recado, os cozinheiros e garçons voltaram seus afazeres, enquanto a praça se incendiava diante de tal demonstração espontânea de apoio a Lula. [leia]

Dia 26... Há muito tempo Porto Alegre não via uma festa como a da noite desta segunda-feira (25) no centro da cidade. Cerca de 30 mil pessoas, boa parte delas carregando bandeiras, lotaram a praça Montevidéu para ouvir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursar. Emocionado diante do entusiasmo do público, que interrompeu várias vezes o discurso para cantar o refrão “olê, olê, olá, Lula”, o presidente encerrou seu discurso declamando o poema “O outro Brasil que vem por aí”, do antropólogo e escritor pernambucano Gilberto Freyre. [leia]

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Outubro 2006

Dia 03... “Se fosse simples assim, como tem muito mais pobres do que ricos, já estaria ganha a eleição. Não é assim que alguém se candidata à presidência. Nós estamos governando e os empresários ganharam dinheiro, os trabalhadores ganharam dinheiro. Dentro de 190 milhões de pessoas, vamos privilegiar a parte mais pobre. As camadas sociais já existiam antes que eu existisse, antes de a minha mãe me ter eu já pertencia a uma classe social, que era a dos deserdados. A luta me fez chegar à Presidência da República. A sociedade brasileira não aceita essa divisão. Quando a Pnad declara que tiramos pessoas da pobreza, isso é um dado extraordinário. Ganha toda a sociedade brasileira. Quanto menos miseráveis nós tivermos no Brasil, todo o mundo ganha. Vou continuar fazendo o que gosto de fazer: atender os 190 milhões de brasileiros, mas privilegiar as camadas mais necessitadas". [leia]

Dia 10... Os movimentos sociais, que ganharam uma enorme autonomia do PT nesses quase quatro anos de governo Lula e assumiram um discurso crítico em relação às suas políticas, abstiveram-se de uma participação efetiva na campanha presidencial do primeiro turno, mas voltam com força no segundo turno. "É uma questão de vida ou de morte", afirmou Frei Betto. "Não podemos deixar o governo voltar para os tucanos". Segundo Frei Betto, as pastorais ligadas à igreja progressista - que têm mais capilaridade que qualquer partido no país - estão "muito envolvidas". "É um movimento descentralizado e capilarizado", afirmou. Frei Betto fez parte do governo e saiu, denunciando seu afastamento dos compromissos sociais. [leia]

Dia 17... “Nós do Movimento Gaúcho das Pessoas com Deficiência estamos indignados pela forma discriminatória e preconceituosa que as pessoas com deficiência estão sendo tratadas nas eleições 2006 pelas candidaturas de Alckmin e Yeda e pelos partidos, candidatos e pessoas que portam o adesivo que pode significar: proibido pessoas com deficiência física. Os adversários do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, perderam a noção da razão e do respeito ao ser humano. Pelo fato deste candidato não possuir um dedo elaboraram um adesivo copiando o de trânsito que proíbe determinado procedimento. Se o Lula fosse cego, iriam fazer um adesivo proibido cego? Se o Lula fosse surdo iriam elaborar um adesivo proibido surdo? Esta é uma prática comparável ao nazismo e ao fascismo que deve ser combatida e condenada. [leia]

Dia 24... Lula assegurou que governa para os pobres, sim, e que no seu primeiro mandato, beneficiou quem era mais discriminado. “Negros, estudantes, índios. Podem perguntar para qualquer um deles, se este governo não foi o que os tratou com mais dignidade e respeito. Meu governo também foi o que melhor tratou prefeitos e governadores”, acrescentou. Lula disse que o segundo turno está permitindo que população escolha com mais clareza entre dois projetos. “Foi Deus quem garantiu o segundo turno. No começo fiquei chateado, mas agora podemos mostrar quem é quem, comparar os dois projetos. Um da elite, outro que dá atenção aos pobres”, afirmou.

Dia 31... O povo brasileiro foi o protagonista da reeleição de Lula. Ele mostrou sua fibra, sua força e sua consciência. O povo pagou por essa escolha. Foi enxovalhado pela mídia hegemônica, mas agüentou o tranco. De modo ainda impuro, precário, é verdade, mas diante de nós temos um forte indício, uma nítida evidência, mais do que isso, uma prova histórica, de que cabe ao povo impulsionar e liderar o processo de mudanças desse país. Tanta alegria pelo país afora. As avenidas de muitas cidades foram tomadas de felicidade e de bandeiras de muitas cores, principalmente, vermelhas. Na cidade de São de Paulo, dessa vez não foi a vitória de seu time de futebol que levou o povo com suas bandeiras à Avenida Paulista. O povo lá estava para ouvir o primeiro discurso de seu presidente reeleito. Lula disse certo. A vitória decorreu "eminentemente da sabedoria do povo". Por isso a larga avenida, coração da maior cidade do país, transbordou de alegria. O povo lá estava com a consciência de que dessa vez quem se sagrou campeão foi ele mesmo. [leia]

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Outubro 2005

Dia 12...Todos os livros já produzidos, têm suas verdades e novidades a serem ditas... toda literatura traz interesses essenciais para o mundo e todos que lêem ou não lêem suas páginas... todo mundo, realmente, deveria ter oportunidade de escrever um livro, grande ou pequeno, com valores artísticos ou não, belezas ou não... ainda bem que a internet está se abrindo com espaços cada vez maiores para se guardar o pensar humano de todo mundo.

Dia 19... Prosa e Poesia contribuem diretamente com o progresso de uma nação... resultados de pesquisas demonstram que, mais do que informação, e outras manifestações literárias, os artísticos, dos gêneros na literatura, produzem, além dos efeitos didáticos da educação, uma aculturação generalizada na integridade dos indivíduos e de todos que os rodeiam, bem como, um progresso coletivo, em muitas áreas importantes, nas sociedades que os detém.

Dia 26... A verdadeira literatura está no ar, de graça, accessível a todos... a internet está, cada vez mais, abrindo as portas para a notável literatura da humanidade, todos os mecanismos, sempre mais novos e disponíveis, conjugam oportunidades sem par, para que os verdadeiros literatos se somem, todos os dias, em todo o tempo, nas milhares de páginas virtuais que se nos surgem; falta um grande índice para nos facilitar a chegar a cada um.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Novembro 2005

Dia 02... Benefício social deve ter acesso popular... já está confirmada a grande importância da literatura, em geral, qualquer que seja ela, para o desenvolvimento de um povo, para a cultura coletiva de uma nação; sendo assim, como o povo tem direito à educação e à saúde, pelos mesmos motivos, a arte literária deve se tornar, não propriedade de autores, mas das gentes, que de uma forma ou outra contribui e carece para sobreviver ao tempo.

Dia 09... Não há lugar para livros no futuro mundial... Haverá, sim, arquivos, grandes arquivos com muito conteúdo do que um dia, naquela época, chegou a se chamar de “livro”; para estes arquivos, haverá grandes memórias virtuais e abertas, que em questão de direitos autorais, toda vez que se fizer acesso, alguns centavos serão cobrados, automaticamente, dos créditos que cada “leitor-ouvidor” terá, para isto e muito mais em seus dia-a-dias.

Dia 16... Das mais completas, às mais simples e “pobres”, todo ser humano deveria ser incentivado a produzir poesia, uma por mês, pelo menos, o que faria o mundo ser melhor, em todos os aspectos. Além de se descobrir novos talentos, e isso é produtivo para a sociedade, a massa teria outros olhos para admirar esta e outras artes, o que, mais ainda, beneficiaria a mesma sociedade. Está no espírito do Criador e das criaturas, a Bíblia começa com ela.

Dia 23... Muita é a diferença de alguém com um livro na mão... Empunhando um volume, a pessoa aperfeiçoa sua aparência, mostra um aspecto espirituoso de sua personalidade, de sua intelectualidade... qual dos dois aparenta-se melhor, alguém bem vestido sem um livro na mão, ou um “mal vestido” armado de um livro, qualquer que seja, em seu poder? Quem será mais dignificado aos olhos ao redor? E um bem vestido, com um livro e lendo-o?

Dia 30... O poder do livro numa conferência particular. Pelo livro, no tempo de leitor, acontece uma série de palestras, daquele autor, sobre aquele assunto, no tempo e com o tempo que o leitor quiser e tiver disponível. O autor se expõe em argumentos estudados, revisados, concisos e estrategicamente programados, o que não acontece ao vivo, verbalmente, dando uma riqueza específica e apropriada a cada momento que a leitura se fizer.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Dezembro 2005

Dia 07... Não concordo com o princípio convencionado sobre literatura. Ele diz que é todo texto que venha apresentado por aspectos de arte. Até aí eu concordo, compactuo sem dificuldades; o que não concordo é com a idéia de que haja possiblidade de alguém escrever alguma coisa, qualquer que seja ela, sem que venha acompanhado de algum aspecto artístico; falamos e escrevemos com grande arte pessoal, a classificação dela é que pode variar.

Dia 14... Todo desenvolvimento social cresceu com a proliferação literária. Verificando esta verdade, e querendo fazer acontecer esse tal desenvolvimento, cabe aos projetos políticos, dentro da educação, levar, desde a tenra idade, crianças escreverem sobre o que lerem, e, cada um ao seu estilo, promover a prática saudável do escrever, do refletir, do julgar, mesmo que tenha que respeitar opiniões contrárias, sem definir que tenha a última conclusão.

Dia 21... Todo escrito é literatura artística. Afirma-se que o simples registro de algo, por não estar o dote-arte de quem escreve, deixa de ser literatura... mas a pergunta é: será que é possível escrever uma só palavra, ou mesmo dizer, uma só frase, sem que não consiga expressar o sentimento-reação diante do que tem a dizer, diante da interpretação pessoal, consciente ou não, que se dá a tudo que se sabe? A tudo que se faz expressão?

Dia 28... A literatura é uma só, a forma é que varia. Poesia ou prosa, crônica ou poema, romance ou soneto, uma carta ou um acróstico, a literatura se pronuncia poderosamente em versos ou relatos, e a vida se deslumbra na leitura ou nas cores que faz o texto ficar em arte; as pinceladas comoventes do artista produz literatura, hora de um jeito, hora de outro, mas com a imponência do espírito sobrenatural.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Janeiro 2006

Dia 25... Surpreendo-me com o aspecto literário que a Bíblia contem. Numa variedade de estilos e de formas, o livro sagrado se torna surpreendente a todos que o conhecem e todos que, sabiamente, querem conhecer seu conteúdo e realidade. Sem considerar seu aspecto religioso, abrindo portas para que todos, de todas as religiões, se apercebam, ele é um grande exemplo dos gêneros literários ideais.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Fevereiro 2006

Dia 01... “Numa sede faminta de contar os causos felizes; numa avalanche de silêncio que incomoda a alma rancorosa; os versos da doçura se mostram em matizes, que com mansidão se mistura no ronco de uma visão glamourosa. Nestes embates quem enfrentam a poesia da vida, o melhor jeito de pintar a emoção, é o deixar em evidência, a doce enzima, no poeta, da pele gostosa.”

Dia 08... O ideal, para todo ser humano, é ler... ler, pelo menos, um livro por semana, e em cada uma destas semanas, um tipo de literatura diferente; digamos que poesia na primeira semana; ficção na segunda; informação na terceira e um outro tipo, à escolha pessoal, na quarta. A leitura, a depender do tempo disponível, poderia ser de maneira convencional ou em leitura dinâmica, ou coisa parecida.

Dia 15... “É matética a conformação que os dizeres pronunciam contra a resistível vida dos alheios. Sombras deixam de sê-las, para corroer a amistosa canseira do indigno fanático da tempestade pessoal. São porta íntimas e majestosas que se confundem com terror individual e cassimiro; são túneis infindos que martirizam as alianças de quem se propões atravessar, cada uma, ao infinito visível à frente.”

Dia 22... Uma grande obra literária, seria fazer um livro, onde cada cidade do Brasil, um representante pudesse registrar o pronunciar de uma única mensagem, uma qualquer, uma que transmitisse o desejo de afirmar que o brasileiro é o povo mais rico e mais feliz do mundo. Um livro só para isto. Cada pessoa deveria ser natural, se expressar espontaneamente, vivendo a riqueza cultural de nossa gente.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Março 2006

Dia 01... Dias cintilantes de esperanças afins, de começos esperados e ditos nas vozes de aventureiros que levam outros aos marins; dias manifestados em belezas contagiantes, que os mais atrasados não conseguem se afastar dos, à frente, brilhantes; dias espetáculos, fantasias que fazem o povo sorrir, conformam as dores nas melhoras de promessas que se reforçam em tentáculos.

Imagem111 por você.Dia 08... Estamos nos dias das mulheres do mundo. Elas merecem, elas são realmente especiais. A mais simples delas embala qualquer poesia, a mais apática delas conforma as cores essenciais para a literatura se aparecer. O gesto mais simples, o silêncio mais calado, de qualquer uma delas, faz tecer os recados mais contagiantes de qualquer coração que a observe. A mulher é uma literatura maravilhosa e brilhante que o próprio Deus, em momento de profunda inspiração, traçou e fez para o deleite de todos nós.

Dia 15... O site da igreja, está, como sempre, ampliando. Já está no ar, e inicia a partir de amanhã, páginas com os livros: O Peregrino” ilustrado, “Rasto de Sangue”, “Garantia de Salvação” e o livro “Céu e Inferno” do Pr. Jônatas David. A idéia é ampliar este serviço trazendo outras obras que os Direitos Autorais permitam.

Dia 22... É esquisito olhar o ventre que o tempo expõe, as nascidas que o relógio vive, diante das broncas que a própria vida reveste; é muito esquisito quando se depara com belezas escondidas pela sujeira que as manhãs trazem no seio das agonias. É assim, desse jeito, que as memórias da estação se aglomera, fazendo os viventes, que as padece, sentirem, de dentro de si, o desprezo de suas fobias.

Dia 29... A vida nunca imita a arte, mas o contraio é verdade. A arte é obra do homem, a vida é obra de Deus. A vida é um ato, que junta todas as vidas, de todos os tipos, com todas as expressões, e que, assim, por todo o tempo, passando em pressa desmedida, produz mais vida, mais tipos de vida e muito mais expressões dela. A arte segue tentando refletir esta maratona de belezas sem fim.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Abril 2006

Dia 05... “Alcança tempo que o tempo se diz encontrado; abraça-se momentos importantes que jamais o tempo trará de volta. Como maravilha que se brilha do evento de cada segundo, olhos conseguem dizer mais que a realidade presente no assento, preferindo, com veemente ardor, dizer, em vozes a contra-tempo, que o melhor momento de se pensar, está no refinamento.”

Dia 12...Não é literatura, mas é arte, e o site da igreja deu um grande passo para chegar a falar mais sobre literatura num futuro próximo. Iniciou-se uma página, “Galeria de Arte”, onde pintura, desenho, escultura, colagem e outras modalidades estarão expostas ou em links de exposição. Uma excelente porta, para chegarmos à literatura e outras modalidades artísticas.

Dia 19... Já está no ar, seguindo os passos iniciados pela “Galeria de Arte”, a página “Biografias , onde, talvez, atualmente, o maior número de nomes mencionados, e gravuras-links, tem a ver com a literatura, homens e mulheres comprometidos com o pensar e com o escrever; assim, o portal do site oficial da nossa igreja, coloca à disposição do público, um conteúdo rico em favor desta área da arte.

Dia 26... “O sonho da palavra mulher, a beleza deste anjo que fantasia todas as poesias em todos os corações. A doçura que os sentidos destilam ao pronunciar-se tal palavra, a brandura que a mente festeja quando se está diante de tal lembrança. Eis o encanto que a divindade coroou a criação, o toque final de todo o belo que produziu, o desfeche que o supremo artista assinou a sua obra”.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Maio 2006

Dia 03... Pensar, pensar, pensar, escrever, escrever, escrever... mente sempre a produzir, fonte sempre a se rever; espaços que a vida e o tempo promovem, para a vida, num todo, se mover; carisma que as crises afloram no cotidiano de silêncios, maneiras carinhosas que inflamam a vida de todos, inflamam as histórias do ser.

Dia 10... Há algo espantoso com o livro, e mais ainda, com a presença deles. Esteja em qualquer lugar, e depois se compare quando estiver numa biblioteca, quanto mais próximo das estantes, melhor... é inesplicável. Melhor ainda, acompanhe o comportmente de uma criança em casa ou qualquer outro lugar, e depois observe-a numa biblioteca, manuseando livros, mesmo que não saiba ler.

Dia 17... “Empeleze” juventude, “refinally” qual se vê, que se mostra cada vez mais jovem, quando o dia parece escurecer; o ser jovem, esta áurea da vida, não é o melhor, o ápice, no tempo que se diz ser, mas depois, quando parece que já passou é que a juventude, realmente vem, e se mostra com prazer. Passado ela, sem graça alguma, é agora que que sou o melhor da juventude que gostaria de ter.

Dia 24... E se todo mundo fosse poeta? Tivesse nos versos, o seu ganha-pão cotidiano? Professores, alunos, políticos e eleitores, médicos e pacientes, comerciantes e fregueses, banqueiros e clientes, sacerdotes e religiosos... todos, poetas, produtores do pensar artístico e caricaturizados em mescladores da realidade com o belo do contar a verdade dos seus dia-a-dias manufaturados em versos?

Dia 31... Nos riscos que a palavra infere, na tagarelice que a frase confere, o espetáculo do escrever se avanta, e a idéia se levanta... o homem deixa de ser animal, e se torna imortal. Com ardor felino de carinho, sentindo a matura que o tempo lhe oferece, ele se merece e com ousadia se macula numa pressa incessante e clamorosa de viver e mostrar que vive sem pressa que lhe motive.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Junho 2006

Dia 07... A rima é uma das mais belas músicas da literatura, é a mais extraordinária lisura do canto em verso. Sua surpreendente beleza se encontra na realidade do seu feito ouvido, e até, onde ela não está, mas deveria estar. Em qualquer poema, mesmo naquelas poesias que o seu som não é possível ouvir, a rima faz canto, e transforma a ausência numa bem-aventurada avrura a se ouvir, a se dizer.

Dia 14... “Das belas que as belas se feizeram, das mais lisonhas que a formosura encantou, a da alma, do coração, do semblante do amor, é a que mais se destaca e efervesse. O sonho da lindeza que emociona, que faz diferença no peito de quem sente. Abrindo o sonho se contempla o que os olhos desbanca”

Dia 21... O coração do homem é surpreendente, e nem mesmo o homem é capaz de se conhecer plenamente. O coração é uma grande riqueza, uma grande fonte, também, de poesia, de visão especial do mundo. O coração domina de tal forma, que o consciente, muitas vezes é subalterno ao que o coração deseja ou comanda em sua ditadura fraterna e bondosa.

Dia 28... Calores que os ventos sempre trazem para perto, ardores que sempre se achegam ao belo que nos rodeia... é assim que a vida se contrapõe nos que machuca e no que arredia as tolices, o pequeno que brota para trazer felicidade à alma. As dores vêem, mas o filé dos prazeres, também vem. Os olhos de quem recebe filtra, escolhe, conota onde quer ficar, e com quem quer conviver.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Julho 2006

Dia 05.... Abre-se o tempo, está posto a vontade de fazer leituras, de fazer conversas, de fazer o que todo mundo precisa para saber, ter conhecimento. A informação literária, até as que não são, povoam o ar, o virtual, tomam conta de tudo e todos. Está aberto o tempo, a vontade de saber mais, a vontade de conhecer as fontes específicas de formação e informação.

Dia 12... Ler é mais que ouvir ou ver, é mais, até, do que ouvir e ver. Quando se lê, também, ouvimos e vemos. Nos ouvimos quando lemos. Além de tudo, parece até que, quando lemos imaginamos mais do que quando ouvimos ou vemos. O que ouvirmos e vemos, parece já vir pronto para a memória, enquanto que lendo, somos levados a imaginar, para então guardar na memória.

Dia 26... O que ler em tempos de ternura? O que fazer em tempos de cultura? É a grande questão do raciocínio maduro, do fascínio noturno que faz as pessoas se embebedarem pelas verdades que aprende ou que insiste em crer. Os versos do que se lê, fantasia o belo dos olhos de quem faz, mas, muito mais, os olhos admirados de quem observa, de quem lê, de quem nota o que “Minserva” fê nascer.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Agosto 2006

Dia 02.... Do mais profundo dos versos, na catacumba remanescente do que a vida se mostra, as almas se revelam, se dizem inquietas, reclamam seus dias de insurgências e destratos; é assim que a literatura virtual, aquela que domina as mentes, que sempre, de alguma forma se relembram, sem nunca irem a um papel ou a alguma memória intelectual. Isso é poesia, isso é a bela literatura.

Dia 09... É o mesmo que um sonho, é o mesmo que um jeito de registrar o dia-a-dia de todos, de cada um, o grande registro virtual da existência de todo ser... todos os papéis e todas as tintas do mundo inteiro em função do benefício do dizer ao tempo o que estivera fazendo e o que estivera sofrendo nas caminhadas particulares de cada uma das pessoas.

Dia 16... Uma grande vontade de falar, de contar, de conversar sobre tudo e todos, de dar opiniões, de dizer o que pensa, de falar, expressar o coração... essa ganância da alma que todos têm, faz o mundo rodar, sempre para frente, sempre para depois, faz o mundo ser um lugar de concordâncias. A fala, a vontade de dizer, faz o mundo ser especial para cada um, para todos, coletivamente.

Dia 23... É o que se faz, em quem se pensa, é preciso escrever, é preciso conotar idéias do belo e do bom senso, que reflitam opiniões, mesmo as mais malévolas, coisa tal que possa condenar o futuro ou trazer lucidez aos que lêem, aos que escrevem e até mesmo aos que nunca se encontram por ali, mas vivem na mesma circunstância que o pensar se mostrou escrito.

Dia 30... Brincando, brincando, as palavras se formam, os versos se formam, os ditos se formam, e tudo vai se arrumando com longas conversas empíricas, em gostosas conversas flautitantes que inspiram outras verdades, ou mesmo, as mesmas verdades que sempre se disse de forma peculiar, diferente. É uma arte interessante, o falar, escrever, o dizer, é tudo na mesma coisa do pensar.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Setembro 2006

Dia 06... Escreve que o tempo agradece; relata que a memória agradece. Em tímidas vontades de mostrar o que é, para que o que será se conheça melhor, o registrar, o escrever, o fazer história, de contar, é das verdades a mais gostosa e valiosa a se fazer. Escreve, não se furte a isto, escreve e diz o que o coração está a querer dizer. Amanhã tudo vai agradecer seu presente que floriu em versos.

Dia 13... Abrindo todo o coração do pensador, abrindo todas as vozes do pregador, um grito de raiva, não raiva; de ódio, não ódio; de angustia e decepção, sim, de tudo isto, só, faz cantar o sentimento que ainda reflete a tristeza de se ver verdade distrocidas, de ver julgamentos sem julgamentos, tudo sendo tratado como verdade absoluta, porque interesses estão em risco de se concretizar.

Dia 27... Uma conversa escrita, uma conversa cheia de pontos decididos e frenéticos. Uma conversa abalisada pela conservação de quem saber aproveitar o que diz e o que dizem. A conversa deve ser assim, escrita, cheia de oportunidades intrínsecas. A conversa que interessa para ser escrita deve conter o ardor das verdades que precisa e quer dizer para que se aprenda com ela.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Outubro 2006

Dia 04... Não há nada que substitua a escrita registrável da vida, mesmo que seja eletronicamente. O passado passa, mas ter o passado, que passou, em textos que confirmem a beleza ou tristeza que trouxe, é algo maravilhoso para todo e qualquer coração. O registro da vida é o momento mais interessante da vida, o presente demonstra isto, mas o futuro é quem mais desfruta disto.

Dia 18... É nas entrelinhas que as palavras mais se falam, é nelas que os recados mais se evidenciam; uma voz escrita que faz até o sub consciente compreender anedotas esquecidas; a literatura dos versos, da prosa, do jeito que se diz, é a voz que não sabe se calar na garganda das penas de quem sabe escrever, de quem sabe balar aos ventos temporais das gentes ouvintes.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Outubro 2005

Dia 13...Sabe-se muito bem, que gente não pode e não deve ouvir o que quer, o que gosta, a não ser quando declaradamente for entretenimento... gente precisa e deve ouvir o que precisa... o que precisa não é necessariamente o que alguém diz que seja, mas a verdade, qualquer que seja ela, sem que, no entanto, seja apresentada com suposições e claros interesses pessoais, de quem informa... aí reside minha resistência à mídia, e aos detentores dela.

Dia 20... Acredita-se que as gentes de hoje, não são aquelas do passado, que a informação transformou as gentes de hoje... será? Antigamente o bem também ganhava de vez em quando, hoje, mesmo diante de tanta informação, ainda é assim, o mal ainda é vencedor em tudo, na grande maioria das vezes... o bem tem que lutar muito para, pelo menos, se manter na lembrança, para que de vez em quando, volte a vencer no desejo das gentes.

Dia 27... Duas cátedras manifestam visões antagônicas do ser humano; enquanto a Teologia, a partir da visão divina, superior, perfeita, olha o homem como pecador, inclinado ao mal, e por isto carente de uma salvação eterna, o Direito, pela visão do próprio homem, de igual para igual, apresenta o homem como bom, inclinado ao bem, mas muito levado pelas circunstâncias para o mal, fruto do meio, e assim o leva a julgamento aferidor destas razões.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Novembro 2005

Dia 03... Os olhos são a maior beleza e expressão da alma humana. Quando paramos para ver, deslumbrar, olhos humanos “in vivo”, ou, com o mesmo valor, em fotos, nos apercebemos da profundidade da alma humana. Nos desenhos deles, e ao redor deles, na maneira como se movem ou como se expõem, os olhos manifestam todos os sentimentos presentes e possíveis, perfeitamente deduzíveis, a cada pessoa que os possuam.

Dia 10... O ser humano nega muito do que ele próprio afirma. A complexidade do homem, dos seus atos e raciocínios, de suas atitudes, comportamentos e microbiologia, negam com veemência, a cuidadosa e, também, complexa teoria formulada, pelo tal homem, sobre o acaso e as exdruxularidades presentes na teoria, por alguns, da evolução das espécies. O homem foi feito para ser único e dominador, não há nenhuma condição que faça isso mudar.

Dia 17... Nós fazemos toda a diferença que os outros são. De um jeito ou outro, por um motivo ou outro, nós é que determinamos o que as pessoas, ao nosso redor, são em relação a nós; assim, não há ninguém ruim, difícil ou, ao contrário, boa e fácil; há, sim, pessoas que são magnetizadas, por nós, para serem, em reação à nossa presença, ou ao que fazemos ou falamos, de uma ou outra atitude materializada neste ou aquele comportamento.

Dia 24... Todo mundo é carente de valorização. Reconhecimento e a demonstração disto, o grande alimento da “alma humana”, fora do aspecto espiritual; este é o ponto fraco do homem, mas por ser isto, é o grande ponto forte dele. Elogio sincero é a grande chave que todo “outro” tem para desfrutar da aceitação de qualquer outra pessoa. Ninguém é difícil ou ruim, humanamente falando, todos apenas somos carentes em nós mesmos, deste carinho.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Dezembro 2005

Dia 01... A expressão fisionômica diz e desdiz mais que as palavras. Esse é um cuidado que precisamos ter, principalmente quem desenvolveu traços de expressão negativos; se queremos dizer, o que temos a dizer, precisamos estar atentos com o que vamos expressar nos movimentos que faremos no rosto, diante do nosso interlocutor. A alma dele capta muito mais estas expressões, que o intelecto dele, as nossas palavras. Tudo começa com um sorriso.

Dia 08... Todo mundo é totalmente e impressionalmente igual. Além deste raciocínio ajudar muito no dia-a-dia, nos relacionamentos, o que nos leva a ter e a, psicologicamente, também ver portas abertas, é uma realidade invariável; as diferenças que vemos ou experimentamos, são, tão somente, de cunho periférico, exterior, superficial; no fundo, no fundo, todos temos as mesmas carências, e isto nos faz, todos, “farinha do mesmo saco”!.

Dia 15... Ouvir é a grande porta para se poder falar. Todo mundo tem muito o que dizer sobre qualquer coisa. Todo mundo carece ser ouvido a respeito de tudo que tem a dizer sobre tudo. Mais ainda, é que todo mundo precisa, essencialmente, ser ouvido naquelas cousas que intrinsecamente, lhe interessa. Ouça, e até estimule, com atenção, o que cada um tem a dizer, e depois, logo, você terá alguém para lhe ouvir sobre tudo que quiser falar.

Dia 22... A Religião é a melhor e a pior das manipulações humanas. Em torno da religião, as civilizações se ergueram, e assim, já esteve mais no poder direto, que no ostracismo. Individualmente edifica qualquer personalidade, mas, no entanto, pode levar o homem a comportamentos e atitudes, que nem ele mesmo poderia imaginar ser capaz contra si, contra os outros e até contra o próprio Deus.

Dia 29... O gesto que abre todas as portas de corações: o sorriso. Na alma de todas as pessoas há algumas poucas maneiras de se abrir a porta de acesso, uma delas é o sorriso que se dá; isto é o “abra-cadabra”, o “sin-salabin”, o “abre-te-sésamo”. Com pouca ou média demora, o sorriso demonstrado, faz milagres acontecerem neste acesso, muitas vezes impossível aos mortais.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Janeiro 2006

Dia 26... Sem preconceitos ou discriminações, porque cada um pode decidir ser quem quer ser, nós podemos, do mesmo jeito, também, entre outras coisas, não querer que nossos filhos, até por questão de influência, não estudem e nem se envolvam com pessoas que decidiram ser: ateus, homossexuais, travestis, consumidor de drogas, depressivo, jogador de jogo de azar, evangélico, católico, etc.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Fevereiro 2006

Dia 02... Todo ser humano é profundamente criativo, até mesmo, por uma questão de qualquer tipo de sobrevivência. Podemos perceber criatividade, até naqueles que se defendem, com inferioridade, de não possuírem tal virtude. Há criatividade, até mesmo, também, naqueles que para não fazerem alguma coisa criativa, deixam de fazer, criativamente, ou fazem de outro jeito, para explicar que seria incapaz.

Dia 09... Entre outras coisas, há três que toda pessoa paga caro para ver reconhecido em si: respeito, atenção e elogio. Dê estas três coisas e qualquer indivíduo, por mais severo e bruto que seja, se voltará a lhe oferecer o mesmo. Respeito pelos direitos que ele tem, atenção ao que faz e fala e elogio à sua pessoa, às suas virtudes, mesmo que seja condenado em algo que tenha feito, querendo ou não.

Dia 16... Uma jovem dizia que gostaria de falar a pessoas sobre sua cura, tendo a certeza que isto levaria estas pessoas a uma reflexão mais séria para com Jesus Cristo, em suas vidas. A Bíblia diz que não é assim; nem mortos voltando para falar, abalaria a alma da humanidade, disse Jesus na parábola do “rico e Lázaro”. Milagres não produz fé, pois a fé vem só pelo ouvir a Bíblia, diz a Bíblia.

Dia 23... Vive bem, quem acredita em gente, quem acredita em mudanças em gente, quem acredita que é muito fácil ganhar gente. Tudo isto é verdade, e por isto, ganham muito mais estes, por estarem vivendo uma grande verdade. Não há nenhuma gente que não esteja dentro destes parâmetros credíveis, nesta linha de raciocínio que alguns discordam, mas a vida e a experiência comprovam.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Março 2006

Dia 02... Num acróstico muito interessante, a definição de “gente” se mostra com mais clarividade: Gente é... Gerador de Excentricidade Natural e Tenaz de Existência. As pessoas, quais quer que sejam elas, são notáveis em cada uma de suas peculiaridades conscientes ou não, quando estão se relacionando com elas mesmas, com a vida, com o mundo e com o próprio Deus, Senhor Todo Poderoso e Criador.

Dia 09... É certo que as pessoas não querem o mal das outras; por pior que seja, ninguém, efetivamente, quer que as outras pessoas sejam prejudicadas e infelizes. O que há é a variedade de reações que uma e outra têm, para sua defesa pessoal. Uma agem de um jeito e outras de outro. Até o bandido perverso, dentro do seu mundo adquirido, desenvolvido, está se defendendo de alguém ou alguma coisa.

Dia 16... Gente, uma da outra, é muito diferente em muitos dos ângulos que tomarmos para observar; muitos fatores determinantes contribuem para isto. Mas, ao mesmo tempo, num todo, ou partindo do ver uma maioria, gente é tudo igual, e sem muita complexidade, podemos ver e prever comportamentos semelhantes e repetitivos em cada um, e em grupos específicos.

Dia 23... O nome de uma pessoa é a maior riqueza que ela tem, obtém e faz por onde ter. Chamar alguém pelo nome, num tom de carinho, respeito e admiração, faz remover todas as muralhas que, naturalmente, todos constroem ao seu redor. Deste jeito, o nome se torna a melhor música aos ouvidos do seu dono, e também de todos que ouvem, e mais ainda nos lábios de quem fala.

Dia 30... Comida e reprodução é o grande motivador dos bichos e das gentes, também. Sobrevivência e existência induz, também, o ser humano a ser, ter e fazer de tudo, um muito. Estes dois parâmetros motivadores, promovem a frustração e a realização dos indivíduos, e determinam, mesmo inconscientemente, se são felizes ou infelizes, de sucesso ou não, aceitáveis ou não.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Abril 2006

Dia 06... O sorriso que gente tem é uma chave extraordinária que só sabe fazer milagres. Quem dá sorriso e quem recebe, como também quem está no ambiente onde isto tudo acontece, todos saem beneficiados com um simples gesto neste sentido. De graça, saudável, fácil, menos complicado que o não sorrir, o sorriso se torna um pincel maravilhoso de produzir a arte de fazer pessoas felizes.

Dia 13... Nada é impossível quando uma mente está pensando. Tudo começa com um sonho, que só nasce num tempo de pensar. O sonho é o grande alvo, e ninguém consegue ir além dele. O pensamento cria metas, passos primários e secundários, para se alcançar o que sonhou. Isso acontece, muitas vezes, inconscientemente, e desta forma uma pessoa marcha nele e chega, se a morte deixar.

Dia 20... Qualquer pessoa tem potencial que ninguém consegue descobrir. Cada gente é um enorme baú de mágico. Por maior que seja, ainda tem muito mais do que caberia. Quando, na próxima vez, olhar nos olhos de alguém, lembre-se disto. Você tem diante de si, um enorme potencial disposto a se manifestar, em qualquer área, a partir do tipo de ânimo que receber.

Dia 27...Sempre acreditei que “tudo é uma questão de prioridade”, e, na verdade, é. Mas, descobri algo(s) maior e mais motivador que a prioridade, que por si só, facilita tudo, a motivação, que nem sempre tem a ver com a prioridade... porém, maior que ela, é a atitude, que grande parte das vezes, em nada se coaduna com a prioridade, e, muito menos, com a motivação. Atitude é surpreendente.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Maio 2006

Dia 04... Ouvi a música “Não chores por mim, Argentina”, versão brasileira. Lembrei de muita gente que se doou, mesmo (não estou considerando os bandidos que se fazem políticos para só se beneficiarem) e que no desenrolar da história, foram esquecidos, foram triturados pelas classes dominantes na mídia, e por conseguinte, foram injustiçados pelo povo que tanto foram a motivação deles..

Dia 11... Um banho de democracia, o site da igreja, hoje, comemorando um ano de rosto dinâmico, terá novo rosto mensal e terá ícones que levará o internauta à mídia em geral que já é da direita política do país, e ainda para sites informativos da Direita e outro da Esquerda. Isto tem a ver com gente, já que se neta na imprensa vigente, e comparando as informações podemos fazer juízos melhores.

Dia 18... Vou apenas reproduzir a escala de Maslow sobre as necessidades de pessoas: a primeira fundamental, é a fisiológica, a segunda é a relacionada com a segurança, a terceira é a do amor e da afeição, a quarta é a da estima e a última é a da auto-realização. Nessa seqüência de importância, o ser humano se explica na existência que tem sobre o mundo e o contato social.

Dia 25... A História das gentes, segue os passos dos tipos de civilizações que se notabilizaram no tempo. A primeira, muito tempo depois do primeiro homem, provocando uma revolução sem precedentes, foi formalizada na e pela agricultura; a segunda, num tempo bem menor, foi a industrial; a terceira, num tempo ainda menor, foi a da informação; a quarta, em pouquíssimo tempo, a do conhecimento.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Junho 2006

Dia 01... O conhecimento científico afirma que toda biografia é única, mas há algumas leis comuns a todas que insistem em três grandes fases em todas as biografias: a primeira vai de 0 a 21 anos, é o amadurecimento biológico; a segunda é de 21 a 42 anos, o amadurecimento psicológico; a terdeira é acima de 42 anos, o amadurecimento espiritual.

Dia 08... No amadurecimento biológico, no tempo infantil, dos zero aos sete anos, quando a curva da vitalidade cresce rapidamente para começar a se estabilizar, o ser humano vislumbra o mundo como “ninho”, como lugar bom, desenvolve senso moral, está voltado para a família, está sempre desfrutando da alegria, prazer, amor, calor, fé e confiança, o seu aprendizado é feito pela imitação.

Dia 15... No amadruecimento biológico, 0 a 21 anos, no tempo juvenil, de sete a quatorze anos, quando a curva da vitalidade cresce menos rapidamente, o ser humano vislumbra o mundo como “belo”, como lugar “paraíso”, desenvolve senso estético, está voltado para a escola, está sempre desfrutando de fantasia, beleza, arte, veneração, autoridade, hábitos; o aprendizado é por normas, costumes e ritmo.

Dia 22... No amadurecimento biológico, 0 a 21 anos, no tempo adolescente, de quatorze a vinte e um anos, quando a curva da vitalidade cresce muito estabilizada, o ser humano vislumbra o mundo como verdadeiro, como verdade; desenvolve o senso crítico; está voltado para o pensamento lógico; está sempre desfrutando da liberdade, responsabilidade, ideais, verdade, diálogo e identidade; o aprendizado é pela observação.

Dia 29... Em resumo do amadurecimento biológico, a vida é com muita vitalidade e é com pouca consciência, o mundo é visto nestes eixos e a vida progride em direção ao amadurecimento psicológico. Biologicamente, os rapazes com 21 anos e as moças com 18 anos, estão completamente prontos para suas existências.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Julho 2006

Dia 06... A segunda fase da vida é a do Amadurecimento Psicológico, dos 21 aos 42 anos, quando acontece um forte equilíbrio entre a vitalidade e a consciência; a curva da vitalidade se estabiliza e três etapas acontecem levando o ser humano a uma evolução surpreendente e memorável em sua existência. Do amadurecimento Biolígico, as pessoas entram neste novo processo.

Dia 13... No Amadurecimento Psicológico, a primeira etapa, dos 21 aos 28 anos, oscila entre altos e baixos, age emotivamente e está em busca de um lugar na vida; para tanto, confia nas habilidades tecnicas; nesta etapa acontece, com frequencia, o casamento, o emprego mais definitivo, um maior compromisso com igreja, uma necessidade maior de estar seriamente com pessoas ao redor.

Dia 20... No Amadurecimento Psicológico, a segunda etapa, dos 28 aos 35 anos, oscila entre o ser e o ter, age racionalmente e está conquista de um lugar na vida; para tanto, confia nas habilidades e organização e processos; nesta etapa acontece, com freqüência, a existência de filhos no início da adolescência e muita aquisição patrimonial para a comodidade da família.

Dia 27... No Amadurecimento Psicoloógico, a terceira etapa, dos 35 aos 42 anos, já há uma autenticidade consciente e uma consolidação do lugar conquistado na vida; para tanto, se confia em habilidades sociais e interpessoais dentro e fora da família, do trabalho, da igreja e de outros grupos que freqüenta; nesta etapa acontecem os filhos jovens prestes a se casarem.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Agosto 2006

Dia 10... A terceira fase da vida é a do Amadurecimento Espiritual, dos 42 aos 63 anos, quando se estabelece a muita consciência e a pouca vitalidade; a curva da vitalidade se declina e três etapas acontecem levando o ser humano a uma evolução de fortes proporções e por demais marcante em sua existência. Do amadurecimento Psicológico, as pessoas entram neste novo processo.

Dia 17... No Amadurecimento Espiritual, a primeira etapa, dos 42 aos 49 anos, marca-se com atitudes imaginativas e de autenticidade, tem prazer em seguir ventos do futuro; é seletivo, realista e conceitual; nesta etapa acontece, com frequencia, uma grande estabilidade em relação aos sentimentos, à profissão, aos projetos de vida, a sabedoria diante das ansiedades e o preparo para se tornar avôs.

Dia 24... No amadurecimento Espiritual, a segunda etapa, dos 49 aos 56 anos, marca-se com atitudes inspirativas, tem prazer de seguir sua Luz interior e isso o leva a se sentir sábio; nesta etapa acontece, com freqüência, uma grande certeza quanto aos relacionamentos e a tudo quanto fez na vida, entendendo que não poderia acontecer diferente do que aconteceu, podendo, isto, levar a pessoa à acomodação.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Setembro 2006

Dia 07... Ao chegar ao local, um princípio de vaias promovido por simpatizantes do PSDB, PFL, PSOL e PSTU ameaçou constranger Lula, mas foi prontamente abafado por gritos e aplausos da multidão verde e amarela em apoio ao presidente. No 7 de setembro passado, período mais crítico do governo por conta das denúncias de corrupção, a animação com o presidente não conseguiu abafar os protestos. Este ano, ao contrário, a popularidade do presidente falou mais alto. [leia]

Dia 14... Na ausência de shows (os "showmícios" foram proibidos pelo TSE), chamava a atenção o número de pessoas presente na praça, que estavam ali apenas para ouvir políticos falando de política. No dia 26 de agosto último, o comício de candidatos petistas foi no Largo do Rosário, centro de Campinas. Falaram, entre outros, Suplicy, Mercadante e Lula. A dinâmica do comício seguia seu curso normal, até que, no meio do discurso de Mercadante, ouviu-se o som de um apito, que invadiu a praça, tão alto que o forçou a parar de falar. [leia]

Dia 21... A criação de perfis falsos no Orkut para atacar a campanha do presidente Lula continua sendo prática corriqueira entre os detratores. Antes eles criavam um perfil com a foto do presidente e calúnias na descrição, mas agora uma nova modalidade foi denunciada na comunidade "Nós votamos Lula Presidente": os militantes falsos. [leia]

Dia 28... A opção de não votar em Lula, segundo Caetano, é um ato de lógica. "Eu não sou burro, nem maluco, então não vou votar nele", disse o cantor e compositor baiano ao jornal Folha de S.Paulo. Simples assim. É quase como dizer que quase 50% do eleitorado padece de alguma debilidade mental ou de um desvio psiquiátrico, já que metade dos brasileiros está com Lula. O pior é que, por mais tola que tenha sido a afirmação, também foi premiada como frase-título. Tudo o que Caetano fala sobre as eleições está autorizado a ir para as manchetes. [leia]

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Setembro 2006

Dia 12... Estou, cada vez mais convicto, que os maiores cabos eleitorais de Lula, nesta campnha à reeleição, são seus adversários, seus “inimigos” ferozes, a “oposição raivosa”. Quanto mais batem, mas conquistam votos contrários. Tenho recebido tanta mensagem mentirosa e preconceituosa contra pobre, trabalhador, ser presidente, que acredito que tudo faz Lula ser mais aceito.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Outubro 2006

Dia 19... "É muito difícil você disputar a eleição não contra um candidato, mas contra um mito. O presidente Lula tem uma história de vida pública que cala fundo no sentimento de muitos brasileiros", afirmou Aécio. "Acho que é a força dessa sua história o instrumento mais vigoroso para que ele esteja hoje, apesar de todas as denúncias, apesar da imensa fragilidade administrativa do seu governo, apresentando condições de vitória", reiterou. [leia]

Dia 26... "Faz três anos que todo dia 23 de dezembro eu vou passar o Natal com eles... e vou agora dia 23, vou outra vez debaixo do viaduto em São Paulo me juntar a catadores de papel e moradores. Eles têm de saber que nós temos que fazer com que eles conquistem a cidadania", disse Lula. [leia]

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Novembro 2006

Dia 02... Luta de classes nas urnas: o exemplo de São Paulo. Os números do segundo turno presidencial, segmentados por município e zona, confirmam uma elevada polarização de classe. Quem acha que a luta de classes é "moda antiga", como o ex-sociólogo de certo talento Fernando Henrique Cardoso (entrevista de 17/10), devia examinar o exemplo das urnas da Região Metropolitana de São Paulo. Constataria que Geraldo Alckmin, derrotado nacionalmente por 39% contra 61%, elevou sua votação na Zola Eleitoral mais endinheirada do país, a 325-SP, no Jardim Paulista, para esmagadores 82,8% dos votos válidos. [leia]

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Outubro 2005

Dia 14...Estou lendo que a melhor maneira de ver mudanças ocorridas na humanidade, é a transição da agricultura para a indústria... acho muito fraca esta argumentação, esta visão pequena. A riqueza da humanidade, vai muito além disto e muitos e grandes critérios podem ser tomados neste sentido: o potencial dos instrumentos usados, o máximo produzido num mesmo tempo, a organização social, o grau de intercâmbio entre nações, e outros mais.

Dia 21... A instituição do casamento está falida, na opinião de alguns, ou até muitos, mas, isto não pode ser real; a constituição humana não foi feita para o individualismo, o animalesco, e mesmo que, semelhante a outros itens, o homem se condene a práticas que prejudique isto, sempre vai haver a necessidade de atender a esta carência existencial... ele pode estar mudando de forma, assumindo nova estrutura, mas não pode deixar de ser o que é.

Dia 28... A única coisa que não muda, é a mudança; nada, absolutamente nada, é exatamente como foi ontem. Ninguém, absolutamente ninguém, é o mesmo de antes. Isso é bom? Isso é ótimo. são estas mudanças, mesmo involuntárias, que nos obrigam a seguir em frente, a crescer, a desenvolver, mesmo que seja, a melhor idéia que ocorrera ontem. São estas mudanças que nos capacitam, até, a suportar as mais íngremes ofensas existenciais.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Novembro 2005

Dia 02... Duas mudanças que precisam de cuidados. A conteudal e a continental, uma é a estrutural, fundamental, é a que mexe com as colunas de uma organização ou de um organismo, essa deve ser feita, se necessário, depois de muita avaliação criteriosa; mas a outra, a superficial, a de fachada, estética, se faz, sempre que possível, carente de acontecer; geralmente, esta última exige um preço baixo e produz resultados extraordinários para todos.

Dia 04... Há dois, principais tipos de mudanças sempre acontecendo, em tudo, a natural, a que faz tudo se adaptar ao todo, que sempre está em novas mudanças, e a radical, que muitas vezes é penosa e maltratante. A primeira é lenta, suave, harmonizante e doce, ela, sem dúvida, leva a mudanças mais significativas e duradouras, de frutos mais agradáveis; a segunda é maléfica, ofendida, se regozija com a ruptura e o escândalo de todo mundo.

Dia 11... A mudança é uma poesia completa e constante a encantar a vida. Ela, com uma simplicidade extrema, sempre se encerra a cada dia, a cada momento que acontece, e está sempre acontecendo; e ao mesmo tempo, ela nunca tem fim, é, como, uma história após outra, formando a mesma história que quando parece que está a se encerrar, toma novas formas e vai em frente. É uma onda vagante, de alguma forma, conduz todos para depois.

Dia 18... Toda mudança, mesmo sem querer, só trás benefícios. Todo mundo é beneficiado com ela, tudo é beneficiado com ela. Até mesmo as piores das conseqüências que ela possa produzir, com certeza, trará benefícios, em algum prazo, a quem ela “prejudicou”, fazendo com que outras muitas mudanças venham e se façam mais absorvidas melhores aceitas. Qualquer que seja a ação, mudança promove evolução e o futuro sempre testemunha.

Dia 25... Toda mudança inspira ansiedade positiva ou não. Nenhuma ansiedade é boa, todas angustiam, mas elas se diferenciam entre as positivas e as negativas; uma, a pesar de dolorida, produz uma expectativa favorável ao que virá, a outra, também dolorida, produz um sentimento desfavorável ante ao que resultará a mudança. Podemos, ter sempre expectativas positivas, mesmo com mudanças ruins, basta crermos que estas nos darão rumos bons.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Dezembro 2005

Dia 09... A beleza da mulher não está na estética, mas na mudança. Uma mulher muito bela, pode ficar feia, se for sempre a mesma. Uma mulher não tão bela, pode tornar-se a mais bela, se viver mudanças. Esta mudança, em si mesma, trás diferenças em relação a quem observa e, ao mesmo tempo, reflete comparações com que esteve sendo e com o que poderá ser, assim, mesmo o não belo, torna-se muito belo e muito atraente ao redor.

Dia 16... A ordem do momento é mudança... mude, mude, isso fará diferença. Costumes, Comportamentos, Raciocínios, Posições, Argumentos, Projetos, Convivências, Ações, Estratégias, e outras muitas cousas que compõem nosso dia-a-adia; o mínimo que for mudado, vai trazer profundas motivações, tanto no agente quanto nos reagentes; mudanças geram mudanças, inclusive nas resistências e oposições que possamos estar enfrentando.

Dia 23... Ponto-de-vista precisa de mudanças para estar real. Na grande maioria das vezes, com raras exceções que existem, a verdadeira e real razão não está nem na tese, nem na antítese; mas é certo que as duas precisam ser sempre consideradas, e aí reside a mudança, sair de uma para a outra, de um ponto para outro, na busca do “denominador comum” que as duas visões se permitem ver.

Dia 30... Mudança deve ser fruto da lei de ação e reação. Uma determinada circunstância produz resultados específicos, que da mesma forma, em lugar nenhuma se verá repetir; se alguma alteração, apropriada a cada circunstância, acontecer, mudanças apropriadas se farão notar, como resultado do verificado. Mudanças sem esta razão, é sem sentido ou nexo, mudança assim não é mudança benéfica.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Janeiro 2006

Dia 27... Se por um lado, as mudanças são incentivadas pelos resultados benéficos, até mesmo psicológicos, que produz, recebem oposição, incentivam ao comodismo, o preço que se paga para se sair da “zona de conforto”. O seguir para mudança incomoda todo mundo, inclusive quem está se movendo. Todo mundo paga um preço alto, todo mundo terá sacrifícios a enfrentar. Mas vale a pena.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Fevereiro 2006

Dia 03... Mesmo em time que está ganhando, deve haver mudanças. A mudança, até nesta circunstância, trará benefícios para o próprio time e sua motivação particular, bem como para o relacionamento deste com toda adversidade, já que o fato da mudança, não permitirá que a incógnita necessária ao embate, deixe de existir nas dúvidas e temores que cada um tem sobre o vencedor de sempre.

Dia 10... Parece que olhando ao contrário, mas tendo uma ótima visão de tudo, muitas vezes, pelos mais variados motivos, para se manter um status, para não sair dele, acreditando que seja o ponto ideal para se reparar e viver o que se acredita, são necessárias mudanças, muitas vezes, drásticas nos aspectos periféricos da questão. As mudanças determinam a boa permanência do status imutável.

Dia 17... Só Deus é imutável, e assim mesmo, num determinado sentido. A essência de Deus, só isto é imutável; é o que a Bíblia diz “Ele é o mesmo”. No restante, principalmente por estar, sempre, agindo em pessoas e situações diferentes, através de pessoas e situações diferentes, Ele, necessariamente, age com mudanças apropriadas e mui dignas, para com cada circunstância.

Dia 24... Mudança não pode ser só por mudança. O papel, principal de uma liderança responsável, é determinar aonde quer chegar, e assim, dirigir as direções que as mudanças espontâneas ou não, devem acontecer. Uns mudam visando o presente, resultados imediatos, outros visando o depois, para resultados mais concretos e seguros. A mudança acontece, nós temos que direcionar seus passos.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Março 2006

Dia 03... Para que e onde encontrar mudanças mais espetaculares, em todos os sentidos, além da metamorfose sofrida pela lagarta até chegar à borboleta? O show que a natureza impera neste feito é magnífico e por mais que já tenha se repetido infinitas vezes, cada uma, em si, se torna uma grande novidade aos olhos de quem vê, de quem sabe, e da própria natureza que gerencia o acontecimento.

Dia 10... Muita coisa mudou de lá para cá... o tempo, a vida, o amor, o dia, o homem, a mulher, a situação, a flora, a fauna, o carinho, o respeito, o crime, a polícia, a política, o português, a gramática, minhas preás, minhas ambições, o salário, a timidez, a vertigem, a camaradagem, a carência, a embriagueis, a surdina, a maledicência, a fantasia, a suavidêz, o dinheiro... e tudo muito mais de sempre.

Dia 17... Falando em mudanças, eu gostaria, hoje, de elogiar o monótono, o corriqueiro, o “de sempre”. Isso não quer dizer estagnação, zona de conforto, acomodação. Isso quer dizer “progressão monótona”, uma seqüência de atos e fatos perfeitamente previsíveis, como a maioria das coisas progressistas, são. É assim o tempo, a vida, a reprodução, a natureza como um todo... repetições que avançam.

Dia 24... Sou cristão, sou teólogo, sou um grande admirador-crítico das verdades bíblicas, sou um pregador... por tudo isto, e por causa disto tudo, sem nenhuma dúvida, acredito em qualquer mudança na alma humana, principalmente a partir da experiência pessoal, que a Bíblia chama de “arrependimento”, o que é ajudado por Deus, e abre porta para que a Graça de Deus produza toda diferença no ser.

Dia 31... “Mudou o tempo, mudou o coração, a alma de quem olha pela janela. O vento que sopra e a beleza que encanta a vida, estas mudaram também. O olhar e a dor, pelas trucas que revezam os espelhos de cada um, também mudaram. As mudanças se notam, e se manuseiam a quem vê, e suas mudanças também se mostram cheias de fantasias e falejo de sorriso e amanhã.”

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Abril 2006

Dia 07... Sempre haverá mudanças que aconteceram a partir de altos preços pagos por vítimas de cada momento. Quem força as transformações, a evolução, são as crises pagas por muitos que foram apanhados, de um jeito ou outro, nas malhas das lacunas do que se considerava justiça de cada época. Isso sempre vai acontecer, pois estas falhas, na sociedade, nunca deixarão de existir.

Dia 14... Gosto do slogan “Muda Brasil”. Realmente, muita coisa mudou no país. Além de mudanças drásticas na economia, na distribuição de riquezas, na maneira como lidar com a coisa pública; mudanças profundas aconteceram no campo político. Nunca, em toda história, o governo foi tão vasculhado e criticado, como este; nunca a imprensa noticiou tantas coisas. Isto é mudança real.

Dia 21... A primeira palavra que deve figurar em todo planejamento é “mudança”. Mais ainda, se o time está ganhando. Estas mudanças não devem, necessariamente, vincular a idéia de trocas, despedidas, mas de mudanças, estruturais, de visão, que podem ser paulatinas ou drásticas... a mudança, não pode deixar de acontecer. Até tradicionais devem mudar, sem deixarem de ser o que são.

Dia 28... Até onde não pode haver mudanças, acontecem mudanças. Uma das áreas mais importantes, onde as mudanças não devem acontecer, é a teologia, o doutrinamento bíblico; os princípios essenciais da fé cristã, estão embasados em colunas imutáveis. Distorções já acontecidas, levaram o cristianismo a um leque sem fim de igrejas e credos. Mas até na sã doutrina, mudanças desimportantes acontecem.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Maio 2006

Dia 05... Para que qualquer mudança possa acontecer adequadamente, proveitosamente, são precisos alguns passos fundamentais: Primeiro, a certeza de que se precisa mudar, se sempre se precisa; segundo, o que se precisa mudar, com o primeiro passo, este se torna muito fácil; terceiro, como se deve processar a mudança, claro, estabelecendo-se onde se quer chegar nestas mudanças..

Dia 12... Junto com o nascer do sol, em cada dia, na vida de qualquer um, ela vem, mas não vem só por ela em si mesma, mas vem, também, através da influência que o novo sol, no novo horizonte, trás e derrama sobre a terra e os coraçãoes. Quando alguém acorda tarde, depois do nascente, já encontra um ambiente, uma atmosfera cheia de convites a mudanças espontâneas e impercebíveis.

Dia 19... Encontrar argumentos para manter um status quo, não quer dizer conservadorismo literal, ao pé da letra... quer dizer mudanças essenciais à permanência de uma situação. Qualquer coisa só continua em evidência se sofrer mudanças necessárias, em si mesma ou na circunstância que a envolve. A mudança pode porduzir a mudança, e também a permanência de algo que sempre muda.

Dia 26... Em algumas oportunidades, uma grande e revolucionária mudança pode acontecer ou se iniciar com uma simples parada em tudo que se está fazendo. simplesmente parar, deixar de continuar no que fazia. Assim, muito mais mudanças estão acontecendo fora da nossa visão paradigmática; as mudanças são muito mais freqüentes do que possamos imaginar, conosco, e ao nosso redor, todos os dias.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Junho 2006

Dia 02... Toda mudança deve estar fundada em três aspectos importantes, para que venha trazer outras ainda maiores e mais eficazes, na busca dos objetivos que lhe deve pautar: O passado, o presente e o futuro. Mudanças hoje, devem ter profundo estudo do que já aconteceu, até que tudo chegasse onde está; deve conhecer bem o presente; e deve ter ardor naquilo que espera no futuro.

Dia 09... A mudança pode, e sempre faz isto, produzir maravilhosa motivação ao que não deve ser mudado. Trás sabor diferente para a mesma coisa que é essencial. Trás cores diferentes, visão diferente da mesma coisa que não pode variar. O problema nunca está na mudança, mas na maneira como se muda, ou até onde se quer levar a mudança. O que é bonito, pode virar um pesadelo.

Dia 16... Existem muitas coisas que em si mesmas não são inimigas, não são doentias; porém a maneira como são manuseadas, é que se tornam prejudiciais. Uma coisa é certa, a mudança, em si mesma, não provoca “ruindade”, mas a maneira como pode ser produzida é que vem a ser o grande vilão, de muitas coisa que se tornou alvo de seu descaso.

Dia 23... As mudanças operadas, em todos os setores da vida e do comportamento humano, tem a ver com dois fatores fundamentais: os princípios intrínsecos de quem lidera a mudança, e o que se pretende, onde se quer chegar. O primeiro ainda mais fundamental, é, na verdade, o que determina o segundo. O que somos, o que cremos, determina onde se quer chegar.

Dia 30... Falando em política... um balanço dos três primeiros anos do governo Lula, há uma tranqüilidade em se falar em mudanças que já modificaram o nosso país... somos outro povo, dentro e fora de nossas fronteiras. Já há um grande orgulho de ser e viver neste país, há um futuro a nos esperar, futuro que já começou, futuro que nos prepara para o próprio grande futuro do Brasil. [leia o breve balanço]

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Julho 2006

Dia 07... Falando-se em mudanças, o argumento geral de todos que votam contra Lula é sobre a corrupção, e mais precisamente, o “mensalão”. Pessoas que tiram os olhos do bem nacional, do que o Brasil se tornou, os benefícios sociais, e voltam seus olhos para a mentira inventada e mantida pela imprensa, sem que nenhuma prova tenha sido dada. É uma pena brasileiros nestes quilate.

Dia 14... “O impacto que uma desaceleração global teria hoje sobre o Brasil seria bem menor que no passado. Hoje, o país goza de uma remenda confiança do mercado. Quanto mais trabalho com o mercado, mais aumenta minha convicção de que a confiança é uma coisa que se tem relação a pessoas. Hoje, o Henrique Meireles tem alta credibilidade. [leia]

Dia 28... Depois de quatro anos mudando, fazendo o país melhorar seu crédito internacional, fazendo a economia acreditar que é possível haver, não aquele desenvolvimento com desigualdade social, da China e da Índia, mas um desenvolvimento social, completo, o governo Lula promete, mais ainda, mudanças maiores, firmes, para colocar o país na posição de destaque no continente e no mundo.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Agosto 2006

Dia 11... Os ventos trocaram de caminho, trocaram de feições, trocaram de vontades... eles estão correndo para o bem, para o daqui a pouco, para a festa de todos; as tendências afetas, que afinam as esperanças, o acalanto dos sonhos individuais, estão fazendo bandeiras tremular para o lado oposto, estão lambendo as dores passadas como refrescos que jamais voltarão.

Dia 18... No dia do aniversário do meu filho menor, quando ele completa onze anos, basicamente, entrada na puberdade, na adolescência, ele, um grande exemplo de mudança, um fascinante exemplo de transição imposta pela vida, pelos lidares, pelas necessidades. O Brasil está mudando, como nunca, num mundo totalmente novo e rico para todo mundo; o mundo está velozmente mudando com todos nós.

Dia 25... Mudança na campanha eleitoral no Ceará [leia], berço, também, da permanência do PSDB, favorável à esquerda, dá indício de uma mudança nacional em resposta às mudanças estruturais que nosso país está vivendo. Insistimos que a melhor resposta, a melhor mudança-resposta que poderíamos oferecer, é levar Lula à preferência de no mínimo, 70% do eleitorado nacional.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Setembro 2006

Dia 15... "Seria até paradoxal que justamente o eleitor mais instruído fosse decidir seu voto levando em conta um único fator, a corrupção, e o eleitor mais simples decidisse de forma mais sofisticada". [leia]

Dia 22... A queda no nível de pobreza entre 2003 e 2005 é a maior dos últimos 10 anos. Os dados do estudo, feito com base na Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicilio (Pnad), realizada pelo IBGE, mostram que a miséria ainda atingia 28% da população brasileira em 2003, quando começa um novo ciclo de queda, e chegou a 22% em 2005. "A pobreza metropolitana, nas grandes cidades brasileiras, que tinha aumentado muito de 1995 para 2003, cai de 22% para 16% da população, o que mostra uma certa reversão da crise metropolitana que está associada a piores indicadores de violência e de desemprego". [leia]

Dia 06... O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor atingiu 110,6 pontos em setembro, o mais alto desde 1997, quando foi criado. A taxa foi divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O segundo maior resultado aconteceu em junho de 2003, quando foram registrados 106,3 pontos. O Índice sintetiza a avaliação do consumidor emitida nas pesquisas de opinião CNI/Ibope. O levantamento tem abrangência nacional e é feito a cada três meses.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Outubro 2006

Dia 06... O íten medo do desemprego ficou em 104,7 pontos em setembro, e é o menor desde outubro de 1997. O indicador que revela a expectativa da renda pessoal subiu 9,7% em relação a setembro de 2005, somando agora 110,8 pontos. O que mede a expectativa de queda da inflação subiu para 111,5 pontos, número 17% superior ao registrado em setembro de 2005. [leia]

Dia 20... O cientista político Marcelo Coutinho, coordenador executivo do Observatório Político Sul-Americano, explica que o fato da política externa ter voltado ao debate político se deve a razões "estruturais". "O Brasil está cada vez mais internacionalizado, o que acontece lá fora nos afeta diretamente. Há um processo de internacionalização das empresas, o papel crescente desempenhado pelo país no exterior e os efeitos da globalização", justifica. [leia]

Dia 27... A pesquisa CNT/Sensus divulgada mostra que o candidato à reeleição presidencial Lula (PT) ganha do concorrente Alckmin (PSDB) na maioria das categorias em que os entrevistados foram separados em relação à escolaridade, às regiões do País e à renda. Alckmin ganha apenas na parcela da população com ensino superior e renda maior que 10 salários mínimos. [leia]

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Outubro 2005

Dia 15… Comemora-se, entre os Batistas, celebrando a liberdade religiosa, a chegada dos missionários americanos batistas, ao nosso país. Este é o mês que comemora-se o dia da Reforma Protestante. Ao bem de todos, chegam estes, que são, e sempre foram, até mesmo para se manterem vivos, já que não conseguem usar política para as vitórias que alcançam, guardiões, incondicionais, desta liberdade que muitas vezes lhes levam a prejuízos mil.

Dia 22... Pesquisas apontam a vitória do “Não” à proibição da venda de armas no país. Neste caso, o medo está vencendo a esperança. Pela Bíblia, não consigo ver Jesus votando favorável a isto, não vejo ela me ensinando a concordar com isto. Fato é, que não fará diferença, pois as dificuldades são muitas para alguém adquirir uma arma e em nada impedirá que as pessoas continuem na campanha de desarmamento nacional, já iniciado antes.

Dia 29... Depois de amanhã, o mundo comemora o Dia da Reforma Protestante. Em muitos sentidos, inclusive social, religioso e político, o mundo, mesmo, pode e deve comemorar o acontecimento que transformou, ou completou as transformações que a Renascença estava estruturando; foi o, verdadeiro, marco do fim da Idade Média para o iniciar da Moderna; depois de Lutero, o mundo não foi, para sempre, o mesmo; sem exceção, todos saíram ganhando.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Novembro 2005

Dia 05... A versão Argentina, da cúpula das Américas, terminou sem muita novidade, pelo menos ao conhecimento de todos nós, que estamos de fora... a radicalidade insana de “pequenos” e “complexados” como Argentina e a Venezuela, contra os EUA, e principalmente contra Bush, além de espantoso e bem oportuno, favorece o Brasil, como líder, mundial, do equilíbrio, para todo o continente que quer e sabe, realmente, como chegar aos seus sonhos.

Dia 12... Excelente novidade está tomando conta do mundo, os homossexuais estão ganhando canais de tv, e outros entretenimentos adequados, inclusive atenção turística, como na Espanha, para que sejam cada vez mais respeitados em sua “opção” sexual. Isso é bom, pois, tomara, deixarão de invadir nosso espaço em todas as mídias, como, fazem questão de invadir, para provocar, nos obrigar a engolir suas peripécias de total mal gosto (para nós).

Dia 19… Hoje é o dia da bandeira nacional. A bandeira é um dos símbolos da nossa nação; não entendo que símbolos devem ser homenageados com dias para feriados, mas, deveriam ser, muito mais, homenageados, todos os dias, em todo o tempo, como promovedor de união, solideriedade, compromisso de cada cidadão com o bem de todos, a felicidade geral da nação. Dos símbolos, a bandeira deveria ser o mais agitado, usado, abusado, por todos.

Dia 26... É impressionante o poder que a música exerce sobre os indivíduos. Todo mundo sabe e vive isto, de maneira inconsciente, mas principalmente consciente. O ritimo, a meolodia, as circunstâncias que inspira, tudo funciona bem para que ela venha beneficiar nisto ou naquilo que se queira alcançar. Os comentários de “Anônimus” a este respeito, o tratamento científico de tudo, faz-nos ficar impressionado com este poder oculto e poderoso.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Dezembro 2005

Dia 03... Por causa do principio da liberdade religiosa, a sociedade tem esquecido de preservar valores religiosos essenciais para a boa convivência social. As religiões concordam com, mínimo de, sessenta por cento do que ensinam, o fundamental para uma religião se manter no tempo, este denominador comum são estes princípios que as escolas, as campanhas institucionais e todo o reger social, deveria sempre manter viva nas almas do seu povo.

Dia 10... A educação não sabe nem quais são seus objetivos. Objetivos não podem ser flexíveis, aberto a esta ou aquela opinião, à disposição de qualquer democracia que se queira viver; eles devem ser claros, determinados e mensuráveis. Os meios, para se chegar lá, é que podem ser variados, dentro da filosofia de cada profissional. Mas a educação, numa reflexão filosófica, ainda divaga sobre onde quer chegar ao dizer que é o produzir cidadãos.

Dia 17... Os fracos só são fortes quando unidos e unânimes... isso, os fortes já descobriram, muitas vezes, há muito tempo. Os países pobres do hemisfério sul estão formando um bloco para reinvidicações nos organismos aporpriados, aqueles que existem para isto mesmo (mesmo que não cumpram seus objetivos), atualmente é o G110, o que, no mínimo, demonstra uma mobilização impressionante contra a força dos países poderosos e egoístas.

Dia 24... O site da igreja já mudou para o ano que vem... o primeiro designe de 2006 já está no ar, no site da igreja; isto ilustra muita coisa, inclusive o fato de que temos muita pressa, estamos até colocando “o carro na frente dos bois”, pois entendemos que não podemos perder tempo para fazer aquilo que temos que fazer; a Casa do Julgamento nos deu novo “animus” para um ardor maior, vendo e vivendo muito prazer no nosso envolvimento na Obra de Deus.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Janeiro 2006

Dia 28... A morte trás bons resultados para todo mundo, inclusive para quem morreu. Vários textos bíblicos demonstram que este evento na vida de um “salvo”, daqueles que se chegaram e por isso, foram alcançados pelo perdão completo de Jesus na cruz, aos seus pecados, é motivo de muita alegria para Deus, para o sujeito, para os outros salvos, para os não salvos e para todo o propósito de tudo no mundo.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Fevereiro 2006

Dia 04... Ontem, como vários dias, tem acontecido muita coisa importante para a vida do Brasil. A nossa famigerada imprensa, só está, lá, presente, para buscar assunto de fofoca, de disse-me-disse; só está lá, não para dá informação, mas para buscar palavras ou frases que venha dar motivo às suas manchetes desinformantes, mas fofoqueiras. Tudo acontece, ficamos desinformados, e a mídia encolhe.

Dia 11... A Internet e o Yahoo são instrumentos poderosos para a liberdade de expressão. O primeiro é a porta espetacular que se abriu para chegar a todo mundo, com um recado, qualquer que seja ele; o segundo é, principalmente, e representa um maravilho meio de, gratuitamente, as pessoas terem uma página com seus recados, com sua mensagem, qualquer que seja ela.

Dia 18... Ouvindo alguém que chegou a “longos anos”, a melhor tradução do que foi dito, para que se chegasse a tanto tempo com a disposição de sempre, é o seguinte: “para se viver muito é essencial que se tenha um bom motivo para viver muito”. Este motivo tomado, pode ser o mais tolo para os outros, é um excelente alimento para a vivacidade latente em cada alma.

Dia 25... O site da igreja ampliou suas melhorias. Agora, mais algumas novidades. Há três links explicados na página principal, um é o “Colunistas”, e o segundo é o “Informes” da Igreja, os dois sendo informados que são de atualização diária; o terceiro é o “Somos Tradicionais” que leva a pessoa a alguns artigos sobre o tema, identificando a igreja e sua maneira de exaltar ao Senhor.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Março 2006

Dia 04... O tempo é destes grandes amigos que, em oportunidades freqüentes, sempre demonstram falta de amor para conosco. Se por um lado nos faz desfrutar de alegrias mil, até mesmo quando produz uma coisa chamada esquecimento; por outro, com sua rapidez, não nos deixa desfrutar desta mesma alegria que nos trás. O tempo é esta corda atravessada na garganta que nos trás água ou forca.

Dia 11... Nosso site vai começar, dentro de pouco tempo, e já está preparando tudo, uma discussão muito interessante sobre o maior, entre os maiores, temas que a ciência tem desenvolvido... a origem da raça humana. Criacionismo ou Evolucionismo. Até agora, o que mais chama a atenção é o brilhantismo da “Declaração Básica na Discussão”: Breve poderemos desfrutar melhor de tudo isto.

Dia 18... O que é homofobia, que é crime, justamente, e o que é rejeição a comportamentos esdrúxulos de pessoas que, mesmo não sendo homossexuais, querem ter esta proteção legal para serem abusados, imorais, ofensivos, irresponsáveis, prejudiciais ao máximo, em nome de uma necessidade pessoal de ser ridículo como forma de defender uma causa justa de respeito a direitos humanos? Não sei.

Dia 25... Estou empolgado com o projeto em andamento: o roteiro de leitura da Bíblia, utilizado em 2004 e 2005, agora, com o texto bíblico junto, de forma apropriado e com observações para melhor entendimento. A idéia é que até o meio do ano, tudo esteja pronto, para que possa ser incentivado, pelo menos, umas cinqüenta pessoas à leitura da Bíblia toda em seis meses.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Abril 2006

Dia 01... É possível, sim, conviver com pessoas ardorosas, de religiões diferentes, sem atacá-las, ou ao que crêem. O desfazer do que o os outros acreditam, demonstra falta de confiança no que crê. Quanto menos confio nos meus “dogmas”, mais tenho que sobreviver, desfazendo do que os outros pregam. É claro, que o cristianismo manda que falemos aos outros a respeito de sua verdade.

Dia 08... “Ser lembrado, numa sociedade tão seleta, como esta que é a de Teixeira de Freitas, para ser capa e assuntos principal de uma revista, como nosso povo, seleta, e com tantas opções, é algo muito interessante em minha convivência nesta terra, com esta gente especial. Sei muito bem que o mérito não está em mim mesmo, mas numa gama de razões que se somam e se confundem com o carinho que o Senhor Deus tem por mim, como tem com todos os Seus filhos.” [leia a matéria]

Dia 15... Hoje é sábado... ontem foi sexta feira de Páscoa. Ontem o mundo inteiro, principalmente o cristianismo, festeja a morte de Jesus. Sim, “festeja”. Na religião de Cristo, seus nascimento, sua vida e sua morte, mesmo diante de tanta dor e ingratidão, é motivo de muita festa. A “Paixão de Cristo” é o que faz esta religião ser diferente de todas as outras, nos simbolismos e na doutrina pregada.

Dia 22... A mulher não é gente; gente é homem, esse ser especial que Deus criou, e que o escritor bíblico chegou a dizer da alegria do Senhor em ter criado tal figura. Mulher não é gente. Elas são mais que gente, se o homem é criatura de Deus, e é o que é, a mulher é o próprio Deus que pode todas as coisas, que se fez homem para morrer, mas, parece, se perpetuou na terra, como mulher.

Dia 28... Ouvi um repórter perguntar, em rede nacional, a um analista de pesquisas, a respeito de intenção de votos para Presidente da República... diante dos resultados atuais, parece que nada adiantou a imprensa fazer a intensa cobertura (acusação) sobre o mensalão, pois Lula continua bem na frente? Na verdade, adiantou, o povo não acredita na mídia, e isso ajudou muito a reeleição.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Maio 2006

Dia 06.... “No último dia 28, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da abertura do 13º Encontro Nacional do PT, que ocorreu até o dia 30, em São Paulo. Na ocasião, Lula discursou durante cerca de 1 hora e 10 minutos a quase 2.000 petistas presentes, entre delegados, observadores e convidados. O presidente detalhou avanços de sua gestão, fez críticas à oposição e cobrou "maturidade" do PT para a disputa política deste ano.” [leia todo o discurso]

Dia 13... Por muitas vezes, deixei de arquivar algumas mensagens em pps/ppt que me chegaram, até de amigos, contra a pessoa e o governo de Lula; mas estou começando a guardar, não sei bem o motivo ou o objetivo, mas estou começando a fazer isto. Na grande maioria das vezes, trata-se de puro preconceito, um pobre, um trabalhador, um indigente que chegou ao poder, como vergonha.

Dia 20... Quando completou-se um ano de designe único da frente do site da igreja, foi programado colocar, além de um novo rosto, o que aconteceu, e hoje já faz parte do registro de todas as atualizações, um link levando o internauta a, ao lado do link de notícias, que é sempre com uma visão de direita, dos donos das mídias, um noticiário de esquerda, o que esta semana aconteceu, e lá, em vermelho, o link abre o www.informante.net, com o argumento “preenchendo lacunas da mídia”.

Dia 27... O grande milagre do ECC, Encontro de Casais com Cristo está acontecendo, de novo, na vida da igreja. E o grande milagre deste maravilhoso milagre, é a capacidade que tem de juntar tanta gente, de tantas religiões, voltados para um grande e mesmo objetivo. É a grande prova de que é possível um ecumenismo prudente, coerente e responsável, para a glória do Senhor Deus.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Junho 2006

Dia 03... Não tem jeito, tudo mostra que a credibilidade da imprensa, da oposição e tudo mais, está mesmo em baixa. Os chamados formadores de opinião, todos, por motivos bem ajustados aos seus “donos”, aqueles que lhe dão empregos, ou por cegueira do que seja a visão da pobreza e do verdadeiro amor ao Brasil, continuam batendo, e quando mais fazem isto, mais voto Lula tem.

Dia 10... “Um dia depois de ter feito uma pergunta sobre o peso do jogador Ronaldo ao técnico Parreira e que permitiu à imprensa alimentar uma grande e desncessária polêmica sobre o assunto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou um fax ao jogador tentando contornar a situação. Na carta, Lula diz a Ronaldo que, ao perguntar se o atacante estava gordo ou não, pretendia, na verdade, encerrar o assunto sobre o suposto sobrepeso do jogador. A pergunta foi feita a Parreira durante um encontro virtual com a delegação brasileira, ontem.” [leia]

Dia 17... É necessário, neste momento, dar uma palavra de apreciação a mim mesmo, ao que temos juntado aqui, como “Sugestões de Leitura”, numa magna visão política, o que na verdade, tem a ver com todas as outras áreas da vida, ou vice-versa. O acervo juntado aqui é magnífico e surpreendente a todos que palmilharem suas sessões e itens perfileirados.

Dia 24... Há duas coisas que realmente é nacionalismo, em vez de encontrarmos isto em questões de entretenimento, como é o caso da Copa do Mundo, onde o Brasil está ganhando. Uma é levarmos a eleição de Lula a mais de 80% de aprovação popular no país, e a outra é este povo que votar nele, votar em gente que vai facilitar o governo e iniciativas dele, no Congresso nacional.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Julho 2006

Dia 01... Na última pesquisa do DataFolha, Lula cresceu pouquinho, e Alckimin crescer mais. Os preconceituosos que amam ser mal informados, migraram dos outros candidatos e assumiram a repetência do Brasil de antes. É lastimável que o povo, ou uma pequena parte dela, se deixe levar pela mídia que a Direita detém, mesmo que o nosso país seja outro, esteja melhor, contra o Brasil de antes, de FHC.

Dia 08... Em seu discurso, que durou quase uma hora, Sarney elogiou várias vezes o governo Lula. "O governo do presidente Lula surpreendeu", afirmou. "O caos não veio", acrescentou, referindo-se aos que previam um caos se Lula fosse eleito. "A conduta do presidente sossegou aquelas vozes alarmistas". Ainda que Lula teve "um comportamento de serenidade e de equilíbrio durante a crise" atravessada por seu governo, quando das denúncias de irregularidades. Além disso, defendeu a necessidade de Lula propor ao Congresso uma reforma política profunda em seu segundo mandato. "Sempre defendi o apoio à reeleição do presidente Lula. Eu o acompanhei desde o primeiro turno das eleições de 2002, dei sustentação ao seu governo sem titubear, até em seus momentos mais difíceis. Em meu ponto de vista, o PMDB deve dar apoio à reeleição em uma coalizão clara e transparente com a participação dos novos programas de governo", afirmou. [leia]

Dia 15... O vice-presidente José Alencer aproveitou o jantar de lançamento da campanha à reeleição, ontem (13), para justificar por que aceitou o convite de disputar novamente o cargo. “Nunca teve nem nunca terá um homem tão responsável com a questão social como esse [Lula]. É por isso que estou aqui de novo", disse Alencar. “Não estamos habituados com sapato alto, mas com o trabalho. Não vamos ganhar de véspera, não”, acrescentou, em referência a pesquisas favoráveis à coligação “A Força do Povo”. [leia]

Dia 29... “Quem acompanhou a via sacra dos programas sociais do governo Lula, particularmente do Bolsa Família, sabe que a oposição e grande parte da mídia apostaram no seu fracasso. No início, foi um coro só: "Os petistas e o governo Lula são incompetentes, não sabem administrar programas sociais". Agora que o Bolsa Família está implantado em todo o país e dá acesso a uma renda mínima para 11,1 milhões de famílias – que antes viviam abaixo da linha de pobreza – e é reconhecido pelas Nações Unidas, tentam virar o disco com outros argumentos.” [leia]

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Agosto 2006

Dia 05... Quanto às taxas de rejeição, a pesquisa CNI-Ibope adota um método de perguntar se o eleitor ''com certeza poderia votar'' ou ''não votaria de jeito nenhum'' em cada candidato. Lula tem 64% de ''com certeza poderia votar'' e 32% de ''não votaria de jeito nenhum''. Para Alckmin os números são 52% e 28%. E para Heloísa 40% e 32%, indicando uma intenção de voto mais flutuante. [leia]

Dia 12... Está empolgante as atualizações e melhoramentos que estamos fazendo no livro da Leitura Bíblica Diária, nos vários aspectos de entender a Palavra de Deus, principalmente quanto à concumitância dos Evangelhos no seu aspecto sinóptico, onde a vida e o ensino de Jesus é fundamental para entender a vontade de Deus em todo o resto da Bíblia, no Novo e no Velho Testamento.

Dia 19... Ainda acho que, diante do que esteve sendo o Brasil, e do que está sendo, e o desenvolvimento que vive, o presidente Lula deveria ter, no mínimo, 80% das intenções de voto. Se ainda não tem, é, não por ingratidão do povo, mas por comunicação falha do governo ou da mídia vingente, e da ação poderosa, que a Direita ainda tem, para calar os mais favorecidos com o governo atual.

Dia 26... “Não tem prá ninguém, Lula neste governo fez algo de defesa da soberania e ainda avançou no desenvolivimento do Brasil, basta ler os dados e comparar o governo FHC com o de Lula. Lula é o nosso Rogério Ceni, além de defender o nosso país ainda faz gols na elite...” comentário de um leitor numa das mídias pela internet, a respeito de tudo que o Brasil está vivendo.

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Setembro 2006

Dia 02... Lula alcançou 50% das intenções de voto e tornou mais provável a possibilidade de definir a eleição para a Presidência da República ainda no primeiro turno, segundo a quarta rodada da pesquisa CartaCapital/Vox Populi. A chegada a esse patamar significa que, além de ter mantido a preferência dos eleitores mais pobres, o presidente, em busca da reeleição, reconquistou o apoio de uma grande parte da difusa e inquieta classe média brasileira. [leia]

Dia 09... Veio-me a idéia que grande parte de todos, inclusive a totalidade da imprensa, que as eleições são bem semelhantes à questão do futebol, ou coisa semelhante, onde tanto faz uma coisa ou outra, um time ou outro, o campeonato terminar ser de um ou outro. O governo que tanto fez, depois do outro que nada fez, é tratado como qualquer coisa que disputa um campeonato. Mas parece que o povão está evitando esta catástrofe, não está dando a mínima para os formadores de opinião esportiva desta imprensa tola.

Dia 14... O rendimento médio real do trabalhador brasileiro apresentou, em 2005, crescimento (4,6%) em relação ao ano anterior, apurado pela Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD) desde 1996. Como o ganho foi maior entre os mais pobres, o IBGE considera que houve "queda na concentração das remunerações". Desde 1996 até o ano passado, a renda acumulou queda de 15,1%. Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira, pelo IBGE, o rendimento médio apurado em 2005 foi de R$ 805, ou 4,6% a mais do que os R$ 770 apurados em 2004. "Em 2005, o nível da inflação foi mais baixo que o do ano anterior e houve crescimento em setores importantes da economia", avalia o documento. [leia]

Dia 23... A uma semana da eleição, a mídia grande se atira no vale-tudo. A Folha de S. Paulo de hoje volta-se contra os números de sua própria pesquisa, com a manchete Apesar do escândalo, Lula mantém vitória no 1º turno. Mas o troféu fica, como de costume, com a revista Veja e sua capa sem palavras. Na matéria "especial", o panfleto dos Civita lidera a torcida pela impugnação da candidatura de Lula, e ainda culpa o PT por ela. [leia]

Dia 30... A reta final das eleições presidenciais ganhou um viés bíblico, com direito a citações de Cristo, Judas e Pôncio Pilatos, lembrado num ato falho por Heloísa Helena. Mas quem deu o tom foi o incomparável FHC, para quem Lula é um "demônio" que deve ser "expulso". Definitivamente, as pessoas mudam. Ou se revelam. No longínquo ano de 1985, o então declaradamente ateu FHC, candidato a prefeito de São Paulo, caiu numa "casca de banana" lançada por Boris Casoy, que perguntou numa entrevista televisionada se o príncipe dos sociólogos acreditava em Deus. Vinte anos depois, o tucano-mor resolveu vestir, com muito gosto, a túnica de exorcista!!! [leia]

CRISTIANISMO SOCIEDADE LITERATURA GENTE MUDANÇAS TUDO

Outubro 2006

Dia 07... O presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu uma entrevista ontem pela manhã a quatro emissoras de rádio do Nordeste. A entrevista, em cadeia, foi retransmitida para cerca de 100 outras emissoras de rádio AM e FM, a partir da Rádio Verdes Mares, de Fortaleza (Programa Paulo Oliveira); Rádio Sociedade e Rádio Metrópole, da Bahia: e Rádio Jornal do Commércio, de Pernambuco. Lula revelou que o batalhão de engenharia do Exército e o próprio Governo estão prontos para iniciar o projeto de transposição de águas do Rio São Francisco, faltando apenas uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Lula disse, ainda, que vai manter os programas Bolsa-Família e o Luz para Todos, que ´no Ceará é utilizado politicamente com o nome de Projeto São José´. Outro sonho: construir a Transnordestina, agora com braços para o Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia. [leia]

Dia 14... O presidente Lula continua com o maior número de notícias na mídia brasileira e é também o mais citado negativamente. O Os dois relatórios têm um ponto em comum: os números das revistas nacionais, levantados pela pesquisa, demonstram claramente a campanha contra o governo e a candidatura de Lula. [leia]. Qual seria a repercussão dada pela Folha se o senhor Misilvan Chavier dos Santos, vulgo Parcerinho (PSDB), candidato a deputado estadual por esse partido em Tocantins, preso com meia tonelada de cocaína, fosse filiado ao PT? Não mereceria mais holofotes do que os dólares encontrados na cueca de um assessor petista no Ceará? [leia]

Dia 28... Ao adotar um pensamento único, elitista e anti-Lula, a mídia entrou numa rota suicida. Esse estilo, ''inédito em termos de grande imprensa'', criou ''um clima muito pesado de patrulhamento, ataques, macarthismo''. O diagnóstico é de Luis Nassif, jornalista há mais de três décadas e ex-membro do conselho editorial da Folha de S.Paulo. [leia]