Livro 010 - Pr.Jônatas David



.
O AUTOR
.
O autor é, somente, nada mais que isto, homem, salvo e teólogo.
.
Tudo que observa, pensa e faz, está relacionado à sua visão tri-dimensional.
.
Acredita que o mundo todo funciona em torno destas três influências estigmáticas.
.
Acredita, também, na sua formação pessoal, que as providências do Senhor Deus esteve en-marchando, fundamentalmente, sua família, sua igreja-denominação e sua visão anti-herética para enquadrar o seu pensar atual e, ainda mais, futuro, sobre o mundo pluro-tri-dimensional.
.
A vivência familiar instituiu o compeender da ação ematuradora da Graça sobre salvos maduros e pouco-maduros dentro do composto eclético e realista da igreja do Senhor.
.
A igreja, berço do seu crescer espiritual, estuário resumido da denominação doutrinária, praticária e litúrgica que aprendeu e depois, experimentalmente, assumiu, foi outro instrumento da Graça, pelo seu crer, que o levou ao que defende como tri-dimensão existencial.
.
A "Anti-heresia", o que muitas vezes o levou a dores apavorantes entre os relacionamentos com as variedades religiosas cotidianas em sua vida, segundo ele, contribuiram, em grau muito elevado, para sua auto-afirmação em todas as três dimensões do seu existir.
.
Entende que o pensar provocador para esta obra, se deterá, totalmente, em todas estas anuâncias instigadoras.
.
.
.
.
APRESENTAÇÃO
.
O Cristianismo sempre viveu momentos críticos em sua história.
.
Entende-se por crítico, toda situação antipática ao seu desenvolvimento marcadamente paradoxal, o que veremos mais aprofundadamente do progresso de nossas reflexões.
.
Em todos os tempos, os escritos contando a jornada do cristianismo, perante seus adversários internos e externos, se multiplicam exaustivamente.
.
Da mesma forma, em todos estes tempos pregressos, em cada época de per si, os teólogos são convocados a se manifestarem como intérpretes do cristianismo em si, dos fatores que o circundam, e as consequencias que cada momento exige.
.
Não é diferente, para que este livro seja escrito, e ao seu jeito, venha trazer uma nova luz, uma nova maneira de ver o que sempre acontece na religião de Jesus Cristo, no mundo, e especialmente, neste momento de sua história.
.
Torna-se fundamental ver, observar, conotar, investigar e muito aprender, a respeito da saga da igreja de Cristo, em cada um de seus passos por este mundo, campo eterno de investida salvadora.
.
É muito óbvio que muito conteúdo, disto tudo a que se propõe verificar, investigar, conceituar até, ficará sem, até, ser mencionado, mas não fará mal, pois a visão geral será muito bem abrangida em cada momento que for necessária.
.
Na verdade, esta apresentação, é um convite inflamado, a que o caro leitor esteja atento ao que se aprofundará, o que, por si só, trará muita luz para o que sempre se imagina ser novidade, mas que não passa de uma versão mais atualizada de momento grotescos ou abençoados que a humanidade, ou a própria igreja já tem vivido em seu caminhar machador, pela vida.
.
.
.
.
.
INTRODUÇÃO
.
A história da igreja cristã é fascinante em todos os sentidos.
.
Considerando as diferença periféricas, secundárias, o título que estamos estampando para esta obra tem sido pertinente em todas as épocas, desde o início, na igreja primitiva.
.
Os textos do Novo Testamento, mesmo quando a igreja existia num resumido grupo seguindo o Mestre, retratam crises importantes para o crescimento teológico do grupo, para o fortalecimento do organismo ainda embrionário.
.
Basicamente, os quinhentos primeiros anos do cristianismo foram marcados por outras crises que notabilizaram fortes transições, tanto nas evoluções teológicas, quanto na sobrevivência em todas as formas que teve para atravessar aqueles séculos.
.
Quando a Igreja Católica Romana já tinha cunhos universais, dentro dos seus muros e fora deles, entre os eternos anabatistas, outras muitas crises se sucederam, e por cada uma destas vezes, o cristianismo se refinou, em todos os sentidos, eletrizando faces de uma religião  de grande extensão mundial, mas que não passa de um mínimo real.
.
No período, quando a Igreja Católica está dividida em Oriente e Ocidente, momentos críticos continuaram acontecendo ajudados pelo Renascimento-vulcão que está efervescendo a Europa e o resto do mundo, em conseqüência. 
.
Chegada a Reforma Protestante, politicamente o momento mais crítico para o cristianismo; o momento mais causticamente transformador; para a teologia, para o desenvolvimento organizacional, e para a imposição mais bíblica da igreja que se mostra com outra cara.
.
De Quinhentos em Quinhentos anos, chegamos ao século XXI, e vários fatores da modernidade têm forçado o nosso velho e teimoso cristianismo a sofrer, diretamente na pele, as mais terríveis crises, as provas mais duras e complicadas que já experimentou; está muito evidente que ao sair de mais esta, como nunca, a fé cristã, a sã-doutrina não será a mesma.
.
A gravidade de todas as crises, de cada uma em si, num ou noutro aspecto, foram marcadamente definitivas, e, dentro da permissividade divina, fundamentais para que o cristianismo, como um todo, e parte dela, a Igreja de Cristo, fosse, hoje, o que tem sido, até mesmo no enfrentamento de suas crises presentes.
.
Vamos, neste livro, estudar muitas considerações que devem ser levadas em conta; não vamos nos prender a todas as crises, nem a algumas principais, mas vamos estar lembrados do que foram e do que representaram.
.
.
.
.
.
.
.
PARTE I - CONSIDERAÇÕES ESSENCIAIS
.
A.A LUTA ETERNA ENTRE O BEM E O MAL
1.SEM COMPARAÇÕES, NADA É O QUE É
.......... O que é o bem?
.......... O que é o mal?
.......... Em relação a que ou a quem?
.......... "Em todo bem, sempre há algum mal"
.......... "Em todo mal, sempre há algum bem"
.......... Um bem agora pode ser um mal depois
.......... Um mal agora pode ser um bem depois
.......... Um bem pode continuar sendo bem, mas gerar um mal
.......... Um mal pode continuar sendo mal, mas gerar um bem
.......... Tudo é mais que filosófico, é totalmente existencial.
.
2.O MAL É O MAL PORQUE EXISTE O BEM
.......... Concepções sobre o Mal
.......... Muitas vezes é relativo aos indivíduos
.......... Muitas vezes é relativo às experiências
.......... Muitas vezes é relativo aos outros
.......... Muitas vezes é relativo à cultura
.......... Muitas vezes é relativo à ciência observadora
.......... Muitas vezes é relativo à teologia
.......... Muitas vezes ao momento
.......... Muitas vezes é relativo aos resultados
.......... Muitas vezes é relativo ao poder de Deus
.
3.O BEM É O BEM PORQUE EXISTE O MAL
.......... O Bem em si, sem comparação, é vazio, sem significado.
.......... O Bem em si, sem contextos, é vazio, sem significado.
.......... O Bem em si, sem experiências, é vazio, sem significado.
.......... Se só um bem e outro, um será o mal
.......... "O seis nunca será a perfeição do sete" então ele é o muito mal.
.......... Se podia ser melhor, mesmo pouco, então aconteceu o mal, o pior.
.......... O bem é o bem, porque existe o mal, o menos bem.
.......... O que hoje foi bem, amanhã, por vários motivos, poderá ser um mal.
.......... Deus achou bom ter feito o homem, mas "se arrependeu"
.......... É o mal que releva o bem, que explica e valoriza o bem
.
4.SEMPRE HAVERÁ ESTA LUTA ENTRE O BEM E O MAL
.......... Havia antes da fundação do mundo
.......... Há no Livre Arbítrio
.......... Houve no Édem
.......... Passou a haver em todo ser humano
.......... Nos planos de Deus era essencial que houvesse
.......... Os dois lutam entre si para dominar
.......... O mal é tudo que contraria o bem
.......... O bem é tudo que contraria o mal
.......... Porque o mal é mal
.......... Porque o bem é bem
.
5.ESTA LUTA TAMBÉM ESTÁ NO MUNDO ESPIRITUAL
.......... O que se tem entendido como Batalha Espiritual
.......... O que foi Batalha Espiritual
.......... O mundo jaz no maligno
.......... O salvo não é mais do mundo
.......... O maligno não toca mais no salvo
.......... Jesus já venceu o maligno pelos salvos
.......... Esta luta já aconteceu continuamente
.......... Ela faz o homem ser homem, não anjo
.......... Ela nos faz seres e não robôs
.......... Ela nos faz especiais para o Senhor Deus
.
6.PAULO LEMBRA A RESPEITO DESTA LUTA EM TODO HOMEM
.......... Na carta aos gálatas, capítulo 5
.......... O livre arbítrio faz o homem saber e querer o bem e o mal
.......... A carne motiva para o atender do mal
.......... O Espírito motiva para o atender do bem
.......... Os dois querem que não obedeçamos o outro
.......... Os dois querem que não obedeçamos a nós mesmos
.......... No ímpio tolo, o mal ganha na grande maioria das vezes
.......... No ímpio prudente, o mal ganha na maioria das vezes
.......... No salvo imaturo, o bem ganha na maioria das vezes
.......... No salvo maduro, o bem ganha na grande maioria das vezes
.
7.O MAL CRÊ QUE O MAL É O MELHOR BEM
.......... Por que o mal combate tanto o bem?
.......... Não é por ver opção melhor no bem
.......... Não é por simples concorrência
.......... Não é porque precisa disto para sobreviver
.......... O mal tem uma visão distorcida do bem
.......... Não consegue ver o bem no bem
.......... Só vê o bem nele mesmo, o mal.
.......... Combater o bem, é um benefício que ele consegue ver.
.......... Ele só vê ótimas opções nele próprio
.......... Ele só vê soluções nele próprio
.
8.O BEM CRÊ QUE O BEM É O MELHOR BEM
.......... Por sua vez, por que o bem combate tanto o mal?
.......... É até questionável saber se o bem combate o mal
.......... O bem é absoluto, não se sente bem combatendo o mal
.......... O bem até busca entender o mal
.......... Talvez até o bem encontra benefícios no mal
.......... Mas de alguma forma combate, mesmo silenciosamente
.......... Mesmo quando entende que é bom em si mesmo
.......... Mesmo quando busca promover o bem a todos
.......... Mesmo quando tenta amenizar os males do mal
.......... Mesmo quando entende que é o melhor bem para outrem
.
9.ISTO TUDO TEM A VER COM O PECADO ORIGINAL
.......... O pecado original advindo do primeiro pecado
.......... Fundamental para o Livre Arbítrio
.......... Essencial no Imagem e Semelhança
.......... O bem é a inclinação para a obediência
.......... O mal é a inclinação para a desobediência
.......... O bem promove o bem estar pessoal sempre
.......... O mal promove bem estar momentâneo
.......... O mal promove mal estar a posteriori
.......... Este mal estar alcança tudo ao redor
.......... Este mal estar alcança todos ao redor
.
10.TUDO ISTO TEM A VER COM A REAL OFENSA A DEUS
.......... Deus em Sua soberania não é um ser isolado
.......... O que faz Ele feliz, faz qualquer homem muito feliz
.......... O que o ofende, também ofende qualquer ser humano
.......... Ele nos fez para sermos bons em todos os sentidos
.......... Ele nos fez para o bem coletivo, o bem pessoal, e o bem dEle
.......... A queda do homem, originalmente, prejudico o homem e a Ele
.......... Assim, Ele não quer o melhor de nós, porque Ele precisa
.......... Ele quer e nos ajuda no bem, para o bem primeiro de todos nós
.......... Depois para o nosso bem individual
.......... depois, então, para o bem dEle, como Criador que ama a criatura.
.
.
.
B.O MUNDO É UM AMBIENTE HOSTIL A SI MESMO
1.SEMPRE HOUVE UMA COMPETIÇÃO PELA SOBREVIVÊNCIA
.......... A criação tem dois desafios: sobrevivência e procriação
.......... Os dois desafios exigem competição permanente
.......... Os animais irracionais são grande exemplo disto
.......... A flora é outro grande exemplo disto
.......... Outras formas de vida estão demonstrando isto
.......... O ser humano é exatamente assim
.......... Compete-se o tempo todo
.......... Competição uns com os outros
.......... Competição consigo mesmo
.......... Competição até com o inexistente ou invisível
.
2.A NATUREZA MOSTRA E INSPIRA ISTO EM TUDO
.......... Há fortes traços na natureza demonstrando esta hostilidade
.......... A chamada "Cadeia Alimentar" revela esta situação
.......... Os fenômenos meteorológicos também demonstram isto
.......... A evolução ou Adaptação também demonstra isto
.......... A existência dos anti-corpos revelam isto
.......... As Leis Naturais e Sociais tentam regular esta situação
.......... As escolhas que fazemos mostram e inspiram hostilidade
.......... Esta hostilidade termina sendo importante para os aperfeiçoamentos
.......... Competição fortalece indivíduos e aperfeiçoa espécies
.......... Concluímos que o que a natureza mostra foi promovida pelo Criador
.
3.ESTE MOTIVO COMPETITÍVEL ALCANÇA OUTROS MOTIVOS
.......... Grande maioria do que somos e fazemos é inconsciente
.......... O inconsciente é formado de experiência vividas e sofridas
.......... Quanto mais importância damos a uma experiência, mais ela marca
.......... Competição é experiência vivida desde antes de nascer
.......... Não sabemos ser diferentes disto que nos tornamos
.......... Somos competitíveis no que nos exige competição
.......... Somos competitíveis no que parece nos exigir isto
.......... Somos competitíveis até no que não exige isto de nós
.......... Somos competitíveis até no que não parece nos exigir isto
.......... Somos pura competição até conosco mesmos
.
4.TODOS OS AMBIENTES EXISTENCIAIS SE TORNAM COMPETITIVOS
.......... Acontece nos ambientes da consciência 
.......... Acontece nos ambientes da inconsciência
.......... Acontece nos ambientes naturais
.......... Acontece nos ambientes "sobrenaturais" dos tempos do Novo Testamento
.......... Está presente na fecundação do óvulo
.......... Está presente no desenvolver de um feto
.......... Está presente na formação intrauterina de uma pessoa
.......... Está presente no nascimento
.......... Está presente na maturação
.......... Está presente na morte e depois dela
.
5.ESTA INTENSA COMPETIÇÃO GERA CONCORRÊNCIA REAL
.......... Isso acontece no campo real, naturalmente, espontaneamente
.......... Isso acontece no campo inconsciente, mais naturalmente ainda
.......... Todos, sem querer, se armam neste sentido
.......... A motivação para tudo  cai nisto, naturalmente
.......... Isto fica mais forte que os motivos altruístas imaginados
.......... Isto fica mais forte que os motivos espirituais buscados
.......... Vivemos o tempo todo numa competição sem fim
.......... Até quando queremos fazer melhor que antes
.......... Isto gera até insatisfação quando sabemos que podemos conquistar mais
.......... Isto gera até insatisfação quando sabemos que poderíamos fazer melhor
.
6.ESTA INTENSA COMPETIÇÃO GERA CONCORRÊNCIA IRREAL
.......... Tudo na vida tem aspectos consideráveis, bons e ruins
.......... A concorrência real tem muitas virtudes a serem reconhecidas
.......... A concorrência real tem muitos prejuízos a serem sofridos
.......... Mas, pior que isto, é a concorrência irreal
.......... Ela exige providências desnecessárias
.......... Por isto, ela exige energias que podem até promover concorrências reais
.......... É como crer que se há sofrimento duas vezes
.......... Isto, e as consequências disto, produzem incômodos maiores
.......... Com isto, o mundo se torna mais hostil ainda
.......... O próprio mundo sofre mais com esta hostilidade a mais
.
7.TUDO E TODOS SÃO ADVERSÁRIOS
.......... É realmente um mundo hostil em todos os sentidos
.......... A pessoas, de uma forma ou outra são hostis entre si
.......... As coisas, de uma forma ou outra, são hostis entre si
.......... Todas estão em constante competição de sobrevivência
.......... Até para a reprodução há competição intensa
.......... Podemos até afirmar algumas coisas controvérsias:
.......... Esta intensa competição é salutar, é totalmente saudável.
.......... Ela promove uma ansiedade evolutiva em tudo e todos
.......... Ela promove a sobrevivência de tudo e todos, em todo o tempo
.......... Quem não compete está morrendo em si mesmo.
.
8.TUDO E TODOS DEVEM SER REPRIMIDOS
.......... A princípio, esta é a melhor orientação
.......... Já vimos que a adversidade é benéfica
.......... É muito benéfica, mais do que podemos imaginar
.......... Mas, espontaneamente somos levados a evitar
.......... Para evitar, temos que, muitas vezes, reprimir
.......... Reprimir de muitas formas voluntárias e involuntárias
.......... Reprimir, muitas vezes, duramente, inconscientemente ou não
.......... Há conflitos variados em tudo, e no unir de tudo
.......... E, quando atendemos a esta orientação, somos injustos
.......... Também somos tolos, e promovemos perdas irreparáveis.
.
9.TUDO E TODOS SÃO ALVOS DE TODA HOSTILIDADE
.......... Tudo que já é declarado ser vivo de alguma forma
.......... Tudo que ainda vai ser declarado ser vivo
.......... E, também tudo que nunca será declarado ser vivo, se há.
.......... Já vimos que viver é competir
.......... Quem pára de competir, deixa de viver, de muitas maneiras
.......... Competir é entrar na área das hostilidades possíveis e impossíveis
.......... Nada fica fora desta situação caótica e aparentemente negativa
.......... Assim, não há neutralidade em tudo isto
.......... Não há como ficar fora disto tudo
.......... Por isto é preciso regras claras e justas para todos os embates.
.
10.O MUNDO INTEIRO É UMA HOSTILIDADE SÓ
.......... Toda hostilidade se resume a uma coisa só: competição
.......... Competição necessária à sobrevivência, consciente ou não
.......... Competição desnecessária em geral, consciente ou não
.......... Competição pseudo-necessária, consciente ou não
.......... Respiramos isto o tempo todo
.......... Nascemos e acordamos todo dia para isto
.......... Angústias e tristezas estão relacionadas a isto
.......... Não somos preparados para perder nelas
.......... Mesmo que que saibamos que perder seja salutar
.......... Isto hostiliza mais tudo em nossa existência
.
.
.
C.O MUNDO É UM AMBIENTE HOSTIL ATÉ AO PRÓPRIO MAL
1.CONSIDERAÇÕES SOBRE O MAL
.......... O mal é somente uma atitude
.......... Ele não é um objeto ou uma pessoa
.......... Ele não é uma circunstância
.......... Ele não é nem mesmo, um vontade que surge
.......... O mal é uma atitude assumida
.......... Mesmo que não seja executada
.......... Mesmo que nem tenha saído de uma vontade querida
.......... O mal não é uma pessoa, nem um anjo, Deus não faria o mal
.......... Ele é o uso errado do livre arbítrio
.......... Está mais no querer, do que no que fazer.
.
2.TEMOS A IDEIA QUE O MAL TEM FACILIDADES SOBRE O MUNDO
.......... Desesperos nos levam a este raciocínio
.......... É possível que o mal sofra mais resistências que o bem
.......... Tudo foi criado por Deus com um forte "DNA" de bem
.......... Tudo e todos têm uma inclinação maior para o mal
.......... Mas, todos e tudo tem uma facilidade maior para o bem
.......... O bem trás felicidades e realizações a todo e qualquer indivíduo
.......... O mal trás angústias e remorsos a todo e qualquer indivíduo
.......... O mal tem mais resistências e muito menos incentivos no mundo
.......... O bem tem menos resistências e muito mais incentivos no mundo
.......... Que pratica e vive do mal é infeliz em si mesmo
.
3.O CRIME E TODAS AS MUITAS FORMAS DE VIOLÊNCIA SOFREM HOSTILIDADES
.......... Todas as formas de violência sofrem mais hostilidades que a não violência
.......... São hostilidades advindas dos próprios indivíduos violentos
.......... São hostilidades advindas das vítimas diretas e indiretas de suas violências
.......... São hostilidades advindas do corpo social que sofre a violência
.......... "O crime não compensa" por muitos motivos
.......... "Quem com ferro fere, com ferro será ferido"
.......... "Olho por olho, dente por dente"
.......... "Tudo que o homem plantar, isso ele ceifará"
.......... O violento, mesmo assim, precisa ser detido seriamente
.......... Sua violência o castigará tanto que o levará a mais violência, cada vez pior.
.
4.NOS TERMOS BÍBLICOS, O MALIGNO É MENOS OBEDECIDO QUE DEUS
.......... A Bíblia informa que Deus é o Criador, e fez tudo muito bom
.......... Deus criou o homem à sua imagem e à sua semelhança
.......... O ser humano carece e só se realiza com a obediência
.......... O pecado é que leva o homem a agir contra si mesmo, contra tudo que precisa
.......... Há muito obediência à desobediência, em tudo falando
.......... Mas há muito mais obediência á obediência
.......... O maligno é menos obedecido que o Senhor Deus
.......... A pior situação humana chega a pouca desobediência consciente
.......... A grande maioria é desobediência inconsciente
.......... O próprio homem desobediente sabe a submete à obediência como bem a ele
.
5.ASSIM, AS PESSOAS SÃO HOSTIS AO MAL
.......... O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, isso inclui muito
.......... Isso inclui a questão moral, que é hostil ao mal
.......... Isso inclui a questão espiritual, que é hostil ao mal
.......... Isso inclui a questão da justiça. o que é hostil ao mal
.......... Isso inclui a questão amor, o que é hostil ao mal
.......... O pior dos ímpios é hostil ao mal
.......... O mal é percebido porque há hostilidade a ele
.......... O mal é sentido porque há hostilidade a ele
.......... Quem parece ser mal, é naturalmente hostilizado
.......... Tudo que pareça ser mal, é naturalmente hostilizado
.
6.A NATUREZA É HOSTIL AO MAL
.......... Tudo na natureza reage negativamente ao mal
.......... É comprovado que plantas desenvolve-se melhor num ambiente de bem
.......... Já se comprova até que plantas reagem mal diante de pessoas com mal
.......... Doenças psicossomáticas provam reações das pessoas ante o mal presente
.......... Há uma áurea má em torno de coisas que objetivam o mal
.......... há pressentimentos maus diante de coisas que objetivam o mal
.......... Há alegria e saúde diante de coisas que objetivam o bem
.......... As pessoas más se quebrantam diante de coisas que objetivam o bem
.......... Tudo na natureza conspira a favor do bem
.......... Tudo na natureza conspira contra o mal
.
7.TUDO NO MUNDO É HOSTIL AO MAL
.......... Na natureza, como já vimos
.......... Nas pessoas isso também acontece
.......... "O mal por si só se destrói"
.......... "Bênção e Maldição" se confunde nesta situação
.......... O mal é a ausência do bem, não foi criado por Deus
.......... O que Deus fez tende a ocupar todos os espaços vagos
.......... Nada é feliz, no mundo, quando o mal triunfa
.......... Nada funciona bem quando o mal triunfa
.......... Nada cumpre seu papel quando o mal triunfa
.......... Tudo quer fazer bem a sua função na existência
.
8.O MAL É CAOS E POR ISTO NÃO É FAVORÁVEL A SI MESMO
.......... Este é um princípio a se refletir
.......... Tudo existe no sentido de esforço à sobrevivência
.......... O mal também se esforça para sobreviver
.......... Mas, se o mal fosse vitorioso, haveria caos nele mesmo
.......... O caós geraria sua própria destruição
.......... Assim, o mal se esforça para sobreviver 
.......... E, também, se esforça para não vencer finalmente
.......... O bem é o mal do mal
.......... Mas o mal é um mal maior para o próprio mal
.......... Sem resistência, o mal se neutraliza, em tudo
.
9.É PRECISO FORÇAS PARA O MAL DESENVOLVER-SE NO MUNDO
.......... É preciso forças para o mal desenvolver-se no mundo
.......... É preciso muita força para isto
.......... A luta contra o bem é muito intensa
.......... A luta contra sua própria sobrevivência é muito intensa
.......... O homem vence muito de si, para manter-se optando pelo mal
.......... O homem vence muito fora de si, para manter-se optando pelo mal
.......... O homem é o único que pode promover o mal com esta força
.......... Ele é o único que tem o "Imagem e Semelhança"
.......... O único que pode conhecer o mal, e optar pelo mal
.......... O que é pior, é o único que pode justificar-se para manter-se no mal
.
10.TUDO CRIADO POR DEUS É RESISTENTE AO MAL
.......... Duas forças fazem o universo, e tudo nele, existir e subisistir
.......... Uma força é a essencial, a fundamental para que ele auto-exista por si só
.......... Esta força carece de trilhos do bem para manter-se harmônica consigo e com tudo
.......... Outra força é a espiritual, advinda do próprio Criador, a digital dEle em tudo
.......... Esta força não conseguiria não ser do bem pois provém da perfeição divina
.......... Assim, tudo resiste a qualquer manifestação do mal
.......... É como o processo de anticorpos no corpo humano
.......... Deus fez assim por sua perfeição e por gostar do que fez e faz
.......... Sem nenhuma intervenção dEle, tudo age contra o mal
.......... Nada pode ser feito para que tudo seja desta forma, no universo
.
.
.
D.O MUNDO É UM AMBIENTE HOSTIL A TODO O BEM
1.O ESPÍRITO HOSTIL NO MUNDO NÃO VEIO DO PECADO
.......... Temos o costume de rotular algumas coisas como ruins e culpar o pecado
.......... Em relação à hostilidade, afirmamos que não tem a ver com o pecado
.......... Há muito de natural em muitas das hostilidades que a vida impõe
.......... Há muito de essencial em muitas das hostilidades que a vida oferece
.......... Qualquer aspecto da "evolução" na natureza, depende desta hostilidade
.......... Qualquer aspecto da "evolução" nas espécies, depende desta hostilidade
.......... Qualquer aspecto da "evolução" nos seres humanos, depende desta hostilidade
.......... A chamada "Seleção Natural" é basicamente esta hostilidade
.......... A intelectualidade humana depende principalmente desta hostilidade
.......... Esta hostilidade é fundamental para o bem do Bem
.
2.HÁ UMA HOSTILIDADE PRÓPRIA À SOBREVIVÊNCIA NATURAL
.......... A hostilidade da sobrevivência tem a ver com o passado, o presente e o futuro
.......... No passado, toda hostilidade gera um instinto atento aos males
.......... O instinto torna-se atento até aos possíveis males
.......... Só isto gera uma hostilidade gratuita e voraz
.......... No presente, a hostilidade da sobrevivência está combatendo o tempo todo
.......... A fadiga deste "o tempo todo" gera mais hostilidade ainda
.......... A todo momento, e em tudo, direta ou indiretamente, a sobrevivência gera hostilidade
.......... O futuro é incerto em todas as circunstâncias, isto gera ansiedade
.......... Ansiedade é grande geradora de hostilidades
.......... São hostilidades próprias à sobrevivência, algo muito natural
.
3.A HOSTILIDADE É CONTRA O MUNDO EM SI, O MAL E O BEM
.......... Hostilidade, por si só, é contra tudo e todos
.......... Assim, ela é contra qualquer bem e qualquer mal
.......... Assim, ela é contra o mudo em si mesmo
.......... Ela visa promover o caos em todos os níveis
.......... Ela visa, também, promover o que vem depois do caos
.......... O que vem depois é sempre a bonança, a harmonia
.......... Normalmente esta harmonia atende os motivos da hostilidade
.......... Mesmo que, depois, outras hostilidades surjam
.......... Concluindo, afirmamos que a hostilidade visa o bem final
.......... Concluindo, ainda, a hostilidade, assim, não é tão mal como se imagina.
.
4.HÁ UMA TENDÊNCIA QUE FACILITA PARA O BEM
.......... Já vimos, há benefícios na hostilidade
.......... Já vimos, até o bem ganha com aspectos da hostilidade
.......... Esta é a tendência da hostilidade para o bem
.......... Toda hostilidade é má
.......... Toda hostilidade é motivada visando o mal
.......... Mas grande parte da hostilidade busca fundamentar-se no bem
.......... É produzida muitas vezes a partir  de alguma injustiça
.......... É, muitas vezes, reação a sucessão de ações negativas
.......... Mas produz resultados que podem fazer brotar o bem
.......... Ao final, podem facilitar o império do bem em muitos casos
.
5.HÁ UMA TENDÊNCIA QUE IMPEDE O BEM
.......... O mal é mal, em qualquer circunstância
.......... Mesmo que ele, de algum jeito vise o bem
.......... Mesmo que seja: o fim justifica os meios
.......... Nada justifica o uso do mal
.......... Esta tendência para o mal, é todo impedimento contra o bem
.......... O mal sempre irá buscar o prejuízo do mal
.......... O mal sempre vai gerar mais males
.......... Qualquer vitória do mal, expande a chance para o caos
.......... Isto tudo é contra o bem
.......... Nada disto tudo é favorável ao bem
.
6.O BEM SOFRE HOSTILIDADES NATURAIS E ANTAGÔNICAS DO MAL
.......... O mal é mal por ser antagônico ao bem
.......... Isso pode ser algo concreto, quando é um mal universal, em qualquer situação
.......... Isso pode ser algo relativo, quando é um mal circunstancial
.......... É natural se esperar hostilidades antagônicas
.......... isso pode ser em relação ao bem ou ao mal
.......... Se o bem sofre estas hostilidades, o mal muito mais ainda, já vimos
.......... Até certo ponto é ótimo tais hostilidades, até mesmo para aprimorar o bem
.......... Até mesmo para o bem ser melhor valorizado por quem pratica ou vive
.......... Até mesmo para que o bem seja visto e entendido como um bem
.......... Até mesmo para que o mal seja visto e entendido como um mal
.
7.O BEM SE AUTO-HOSTILIZA EM SEUS IDEAIS
.......... O bem, em si, não consegue produzir o mal
.......... As pessoas para para chegarem ao bem, promovem o mal
.......... O bem em si, pode promover um aparente mal, a hostilidade
.......... Trata-se de uma hostilidade edificante
.......... Uma hostilidade que reforça a estadia do bem
.......... Hostilidade que reforça a ação do bem
.......... A disciplina de um filho, é uma hostilidade produzida pelo bem
.......... A dor do parto é uma hostilidade produzida pelo bem
.......... A febre e a dor, é uma hostilidade produzida pelo bem
.......... Assim, o bem algumas vezes se auto-hostiliza em seus ideais
.
8.O BEM SE AUTO-HOSTILIZA EM SUAS PRÁTICAS
.......... Não comer tudo que se quer, é hostilizar-se para o bem
.......... O bem muitas vezes é privação, sacrifício, e outras hostilidades
.......... Hostiliza-se para ser adequado ao que se pretende
.......... Hostiliza-se para começar bem o que tem a começar
.......... Hostiliza-se para continuar bem, o que tem a continuar
.......... Hostiliza-se para encerrar bem, o que tema  encerrar
.......... A hostilidade serve para ser bússola
.......... A hostilidade serve para ser leme
.......... A hostilidade serve para ser remo
.......... A hostilidade serve até como motivador
.
9.O MUNDO, EM SI, É NEUTRO EM RELAÇÃO AO BEM?
.......... Não, não há neutralidade nesta atitude
.......... Conscientemente, tudo no mundo busca o bem
.......... Inconscientemente, tudo no mundo busca o bem
.......... Não só por almejar o seu próprio bem
.......... Mas buscando o bem de outrem
.......... A sobrevivência de tudo busca este bem
.......... Um bem particular, egoísta, só é buscado em último caso
.......... Tudo e todos no mundo sabem que precisam do bem
.......... Tudo e todos são felizes somente num ambiente de bem
.......... O mundo não é neutro em relação ao bem
.
10.O MUNDO É UM AMBIENTE HOSTIL A TODO O BEM
.......... O mundo é hostil a todo o bem
.......... O mundo é ainda mais hostil a todo mal
.......... Um motivo é porque o bem é ingênuo 
.......... Outro motivo é porque o bem só espera o bem
.......... Outro motivo é porque o bem não mostra violência ao mal
.......... Outro motivo é porque o bem provoca invejas no mal
.......... O mundo está mais povoado pelo mal
.......... Mas o mundo está mais interessado no bem
.......... Esta contradição promove mais mal que bem
.......... Com tudo isto, o bem sofre mais hostilidade no mundo
.
.
.
E.O MUNDO É UM AMBIENTE HOSTIL À RELIGIÃO
1.RELIGIÃO FOI UMA INVENÇÃO NECESSÁRIA DAS ELITES
.......... Os motivos para a religião são humanas e social
.......... A institucionalização da religião foi uma articulação das elites
.......... Esta articulação atendia necessidades políticas
.......... Esta articulação atendia necessidades sociais
.......... Ficou mais fácil acalmar as ansiedades coletivas
.......... Ficou mais fácil controlar, governar, os grupamentos existentes
.......... Formou-se a pirâmide social favorável aos "reis" e os nobres
.......... Depois os sacerdotes e o exército
.......... Depois o povo acomodado e em desenvolvimento
.......... E, por fim, os escravos provenientes de dívidas e espólio de guerras
.
2.RELIGIÃO SE TORNOU UMA DESCOBERTA ESSENCIAL
.......... Religião como uma descoberta essencial
.......... Religião como uma invenção essencial
.......... Motivado por boa intenção consciente
.......... Motivado por má intenção inconsciente
.......... Maneira cotidiana de pais criarem filhos
.......... Método que visa o controle direto e indireto sobre filhos
.......... Essencial para quem exerce o poder
.......... Essencial para quem é submetido ao poder
.......... Fórmula fácil de todos saírem felizes
.......... Fórmula fácil de manter harmonia no mundo
.
3.O MUNDO É AMBIENTE HOSTIL AO BEM E AO MAL
.......... O mundo é hostil pelo que ele permite contra um e outro
.......... O mundo físico é assim
.......... O mundo humano é assim
.......... O mundo sistema é assim
.......... Até o mundo espiritual é assim
.......... Em si mesmo ele é neutro
.......... Mas permite que o bem aja e reaja
.......... Também permite que o mal aja e reaja
.......... A ação do bem e do mal é ou aparente ser hostil a um e outro
.......... Ele é permissivo em situações mais que outras.
.
4.O MUNDO É AMBIENTE NEUTRO AO BEM E AO MAL
.......... Neutralidade das coisas
.......... Neutralidade das motivações
.......... Bem e Mal querem sempre o que lhe pareça bem
.......... Tudo no mundo é assim
.......... Tudo no mundo age assim
.......... Podemos chamar de Neutralidade Permissiva
.......... O Bem recebe mais privilégios nesta neutralidade
.......... O Mal recebe menos privilégios nesta neutralidade
.......... Recebe menos por questões preconceituais
.......... Recebe menos por questões de suas próprias preferências
.
5.O MUNDO É UM AMBIENTE HOSTIL À RELIGIÃO
.......... Religião pode ser uma atitude má ou boa
.......... Muito pior é sem religião
.......... Menos pior é a religião maléfica
.......... A religião boa, como religião, está em toda religião
.......... A religião ruim, como religião, está em toda religião
.......... O mundo é hostil à boa religião
.......... O mundo é mais hostil à má religião
.......... O mundo é muito mais hostil à não religião
.......... A religião também ganha muito com esta hostilidade
.......... A religião também se aprimora com a hostilidade que sofre
.
6.RELIGIÃO É ANTAGÔNICO AO AMBIENTE DO MUNDO
.......... Um aspecto a se considerar em relação à religião no mundo
.......... Religião promove atitudes que contraria vontades do mundo
.......... Religião, Educação, e outros, não atendem vontades, mas Necessidades
.......... O mundo não gosta do ensino e disciplina da religião
.......... A religião diz "não" antes, durante e depois da vontade do mundo
.......... Religião traz benefícios que o mundo todo quer
.......... Mas traz freios que o mundo rejeita
.......... Por este antagonismo é mais rejeitado que buscado
.......... Por este antagonismo as religiões mais extremas são buscadas
.......... Por este antagonismo as religiões moderadas são mais rejeitadas
.
7.RELIGIÃO É HOSTIL A SI MESMA
.......... Religião é hostil a si mesma de várias maneiras
.......... Ela é hostil a todo e qualquer espírito religioso, é exigente
.......... Ela é hostil a todo e qualquer motivação religiosa, é exigente
.......... Ela é hostil uma em relação às diferentes, não há como ser diferente
.......... Ela é hostil uma em relação às semelhantes, não há como ser diferente
.......... Ela é hostil com qualquer uma em relação a si mesma, o conservadorismo
.......... Ela é hostil em relação ao que diz acreditar
.......... Ela é hostil em relação ao que rejeita, a partir do que acredita
.......... Ela é hostil em relação ao que condena uma nas outras, no ensino e prática
.......... Ela é hostil em relação ao que gera a partir do que condena nas outras
.
8.RELIGIÃO SE TORNA BEM OU MAL
.......... Espiritualmente a religião é boa se for baseada no ensino da Graça
.......... Existencialmente ela é neutra em si mesma, como tudo no mundo
.......... É como uma corda que serve para puxar água ou para se enforcar
.......... Ela se torna boa na vida de pessoas boas
.......... Ela se torna má na vida de pessoas más
.......... Ela se torna boa se beneficia seus adeptos
.......... Ela se torna má se maleficia seus adeptos
.......... Ela se torna boa se abençoa o mundo
.......... Ela se torna má se amaldiçoa o mundo
.......... Em si mesma, toda religião é muito boa, se não, não seria religião
.
9.RELIGIÃO EM SI, FAZ O MUNDO LHE SER HOSTIL
.......... O mundo quer o que a religião proporciona
.......... Mas o mundo gosta mesmo é do que a religião evita e condena
.......... Entre o que quer e o que gosta, o mundo prefere o que gosta
.......... O que quer ameniza a hostilidade normal contra a religião
.......... Mas o que gosta faz a hostilidade ser grosseira contra a religião
.......... Paradoxalmente esta hostilidade é boa e ruim à religião
.......... A hostilidade produz o nascer e o fortalecer da religião
.......... Por outro lado, a hostilidade evita o melhor desenvolvimento da religião
.......... Porém, questiona-se, se a não hostilidade traria prejuízo maior à religião
.......... Além de tudo, talvez para sobreviver, a religião provoca esta hostilidade a si
.
10.RELIGIÃO EM SI, É HOSTIL AO MUNDO HOSTIL
.......... Toda religião é uma negação à hostilidade no mundo
.......... A ideia de religião, religação, é hostil ao mungo em geral
.......... Os preceitos religiosos, em si, são hostis ao mungo
.......... A liderança religiosa, em qualquer religião, é hostil ao mundo
.......... A existência de uma religião é algo muito hostil ao mundo
.......... A influência de uma religião, dentro ou fora dela, é hostilidade ao mundo
.......... Conquistas que a religião tenha, dentro e fora dela, são hostilidades ao mundo
.......... O mundo precisa para sua harmonia, mas se senti hostilizado pela religião
.......... O mundo incentiva a religião, mas se auto-hostiliza com isto
.......... A religião, em si, é totalmente hostil ao mundo hostil
.
.
.
F.O MUNDO É UM AMBIENTE HOSTIL AO CRISTIANISMO
1.O CRISTIANISMO POPULAR É HOSTIL AO MUNDO
.......... O verdadeiro cristianismo é amor, perdão e tolerância
.......... O verdadeiro cristianismo busca isto até com os piores inimigos
.......... Mas o cristianismo é uma religião, isto é hostil ao mundo
.......... O cristianismo baseia-se no bem coletivo, isto é hostil ao mundo
.......... O cristianismo ama a pessoa e condena o pecado, isto é hostil
.......... Amar e perdoar sem acepção de pessoas, é hostil ao mundo
.......... A tolerância é hostil ao mundo
.......... Isso provoca o mundo a ser mais hostil ainda, ao cristianismo
.......... O mundo precisa, se beneficia, e isto é motivo para hostilizar o cristianismo
.......... O mundo sorri, elogia, diz que é bom, mas, naturalmente, rejeita estar perto
.
2.O CRISTIANISMO REAL É MAIS HOSTIL AO MUNDO
.......... O Cristianismo é formado por joio e trigo
.......... O Cristianismo formado pelo joio é hostil ao mundo, já vimos
.......... Mas há um outro Cristianismo, o formado pelo trigo, por ovelhas
.......... Este Cristianismo é, claro, mais hostil ao mundo que o primeiro
.......... O primeiro prega e tenta viver amor e tolerância e isto geral alguma hostilidade
.......... O segundo vive naturalmente isto, e promove mais hostilidade ao mundo
.......... O mundo é ainda mais hostil com este segundo cristianismo
.......... Quanto mais amor e tolerância, mais irrita o mundo
.......... Quanto mais irrita, mesmo sem querer, o mundo, mais é hostilizado por ele
.......... O mundo sofre mais com o melhor do Cristianismo
.
3.O MUNDO É HOSTIL AO CRISTIANISMO POR JÁ SER HOSTIL
.......... Primeiramente, o mundo é demasiadamente hostil 
.......... O mundo é hostil até contra si mesmo, quanto mais a tudo mais
.......... O cristianismo sofre com o mundo, por ele ser assim, hostil espontaneamente
.......... O mundo são as pessoas do mundo
.......... O mundo são os ambientes, mesmo aqueles sem pessoas
.......... O mundo são os fins, os objetivos, os interesses buscados
.......... O mundo são o conjunto das religiões
.......... O mundo são os conflitos existenciais entre as pessoas
.......... O mundo são os sentimentos condenatórios ou não que as pessoa têm
.......... O mundo são os desejos contraditados ou não pelas religiões 
.
4.O MUNDO É HOSTIL AO CRISTIANISMO EM RESPOSTA À SUA HOSTILIDADE
.......... O Cristianismo é altamente hostil ao mundo
.......... Cristianismo é condenar veementemente o pecado
.......... Cristianismo é viver como Cristo viveu
.......... O Cristianismo é tudo isto, e isto é hostilidade contra o mundo
.......... O mundo "aborrece" o Cristianismo em si
.......... O mundo "aborrece" a prática cristã
.......... Não poderia ser diferente
.......... A hostilidade do mundo ao Cristianismo é apenas uma reação natural
.......... A hostilidade do mundo ao Cristianismo é apenas uma oposição natural
.......... A hostilidade do mundo ao Cristianismo é apenas uma contradição natural
.
5.ITENS ESPECÍFICOS DE HOSTILIDADE CRISTÃ AO MUNDO
.......... São hostilidades ao mundo humano, "todos são pecadores"
.......... São hostilidades ao mundo sistema, "Não são deste mundo"
.......... São hostilidades ao mundo físico, "tudo contaminado pelo pecado"
.......... "Os não salvos vão para o inferno"
.......... "Tudo no mundo será destruído"
.......... "As coisas velhas passaram"
.......... "Somos peregrinos neste mundo"
.......... "Ide por todo mundo e pregai o evangelho"
.......... "o deus deste século, deste mundo"
.......... "Veio para os que eram seus, e estes não o receberam"
.
6.ITENS ESPECÍFICOS DE HOSTILIDADE DO MUNDO AO CRISTIANISMO
.......... O papel do Espírito Santo é convencer o mundo do pecado, sua maldade
.......... Convencer, também, da justiça, do ser totalmente condenável
.......... Convencer, também, do juízo, das consequências merecidas
.......... Toda religião lembra tudo isto, e é instrumento para isto.
.......... O Cristianismo diz tudo isto a vai mais além, piorando a situação.
.......... A remissão não depende da pessoa ou do que venha fazer neste objetivo.
.......... A remissão depende da ação da Graça de Deus
.......... Para isto, os homem devem arrepender-se, nascer de novo
.......... As coisas velhas vão deixar de ser importantes e essenciais
.......... Isto traz mais culpas para o mundo ao redor, de um salvo.
.
7.COMO AMENIZAR TAIS HOSTILIDADES
.......... Amor é o único amenizador de tais hostilidades
.......... Isto é verdade em relação ao Cristianismo para com o mundo
.......... Também é verdade em relação ao mundo para com o Cristianismo
.......... Quando a Igreja Testemunha com o máximo de amor para com o mundo
.......... Quando a Igreja Prega com o máximo do amor para com os perdidos
.......... Quando a Igreja se relaciona, em geral, com o máximo de amor, para com o mundo
.......... "Gentileza gera gentileza" é a grande frase de efeito do momento
.......... "Amor gera amor", da mesma forma, é uma verdade normal a acontecer
.......... No mínimo, o Amor ameniza a dureza de qualquer hostilidade contrária
.......... Não há outro fator capaz de amenizar qualquer hostilidade
.
8.COMO AMPLIAR TAIS HOSTILIDADES
.......... Quanto mais parecidos com Jesus, mas se provoca toda hostilidade
.......... Parecendo com Cristo, até quando se ama a todo preço, provoca-se hostilidade
.......... Parecendo com Ele, até quando se dá a outra face, provoca-se hostilidade
.......... Parecendo, até quando se anda a segunda milha, provoca-se hostilidade
.......... Mas, dizer-se cristão, e parecer menos com Ele, mais hostilidade ainda
.......... O mundo abomina o salvo, mas abomina mais ainda o cristão não salvo
.......... Os salvos provocam por serem ameaças ao "Convencimento" que o mundo já tem
.......... Os pseudo cristãos provocam por ameaçarem sem nenhuma autoridade
.......... Provocam mais ainda, por serem, até, intransigentes com os salvos e com os ímpios
.......... Provocam mais ainda, por serem o mundo se enganando como se fossem cristãos.
.
9.O CRISTIANISMO SUPORTÁVEL AO MUNDO
.......... Para o mundo, há dois Cristianismo: a Prática e o Ensino
.......... O ensino é insuportável
.......... O ensino prega a culpa e o preço dela
.......... O ensino prega o arrependimento, o abrir mão do pecado
.......... Tudo isto é insuportável ao mundo ímpio
.......... A prática cristã é suportável
.......... Ela prega a tolerância no último grau
.......... Ela prega a previsão de uma maioria rejeitadora
.......... Ela vive Jesus: foi calado ao matadouro
.......... Se tem que aguentar, esta é a parte que se suporta
.
10.O CRISTIANISMO ACEITÁVEL AO MUNDO
.......... Para o mundo, há duas práticas cristãs: a social, e a testemunhal
.......... A social é a praticada na convivência espontânea do salvo
.......... Torna-se mais aceitável, pelas vantagens que o mundo desfruta nisto
.......... O mundo sai ganhando sempre com esta convivência cotidiana
.......... O mundo tem seus direitos garantidos nesta convivência
.......... Por outro lado, há a prática testemunhal
.......... Ela é vivida intencionalmente inconscientemente, mas incomoda
.......... Ela é vivida também, intencionalmente conscientemente, incomoda mais
.......... Ela promove a pregação do evangelho, chamando para a diferença
.......... Esta diferença fala do pecado, da justiça e do juízo.
.
.
.
G.O MUNDO É UM AMBIENTE HOSTIL À PIEDADE CRISTÃ
1.O MUNDO FÍSICO NATURAL É ASSIM
.......... É hostil produzindo tentações contra a piedade
.......... É hostil não valorizando a busca pela piedade
.......... É hostil não dando espaços para a prática da piedade
.......... É hostil por não ter os mesmos interesses de um piedoso
.......... É hostil por se sentir ameaçado pelo piedoso
.......... O piedoso é um superego vivo e possível
.......... O piedoso é uma prova de sua fraqueza
.......... É uma prova, também, de sua má vontade
.......... É uma prova do que é possível, porém rejeitável
.......... É uma prova da condenação que lhe é merecida
.
2.O MUNDO HUMANO É ASSIM
.......... Há dois atenuantes contra o coração humano
.......... Há outros, mas estes dois são os mais severos
.......... Um, primeiro mesmo, é o fato de não terem o Espírito Santo
.......... Não tendo o Espírito, eles não podem ter discernimento espiritual
.......... Eles não conseguem ser impactados pelo Espiritual verdadeiro
.......... O outro atenuante, é que eles estão e sabem que estão condenados
.......... Isto piora o entendimento deles com as coisas espirituais
.......... "Já estão perdidos, então, não tem mais nada a perder"
.......... A presença de um salvo, ainda sendo piedoso, incomoda mais ainda
.......... Por isto a palavra de Jesus: "Desprezam"
.
3.O MUNDO PECAMINOSO É ASSIM
.......... Não conhecem Deus nem Suas vontades
.......... Não tem nenhum compromisso com Deus e Seu querer
.......... Sem Luz, ele é trevas
.......... Sem Amor, ele é ódio
.......... Sem Justiça, ele é injusto
.......... Sem Santidade, ele é ímpio
.......... Sem céu, ele é o próprio inferno
.......... Ele é um mínimo de tudo que o inferno tem no todo
.......... Nem o mundo espera muito de bom dele próprio
.......... O mundo pecaminoso é assim mesmo, contra ele e tudo mais.
.
4.A PIEDADE CRISTÃ É HOSTIL A TUDO E TODOS
.......... A hostilidade é Voluntária e Involuntária
.......... "O mundo despreza" o salvo por causa da piedade
.......... O salvo hostiliza o mundo quando calados ou quando agindo
.......... Só a presença do salvo é uma ofensa
.......... O salvo lembra o pecado, a justiça e o juízo
.......... A piedade isola o ímpio e suas práticas
.......... A piedade oprime o ímpio e suas práticas
.......... A piedade demonstra a situação do iníquo
.......... A piedade demonstra a fraqueza voluntária do iníquo
.......... A piedade é umas das piores hostilidade contra o ímpio
.
5.A PIEDADE CRISTÃ É HOSTIL A SI MESMA
.......... 
.......... 
.......... 
.......... 
.......... 
.......... 
.......... 
.......... 
.......... 
.......... 
.
6.O RELIGIOSO É HOSTIL AO MUNDO
.......... 
.......... 
.......... 
.......... 
.......... 
.......... 
.......... 
.......... 
.......... 
.......... 
.
7.O RELIGIOSO É HOSTIL À PIEDADE
8.HÁ UMA HOSTILIDADE GERAL DE TUDO COM TUDO
9.DESTE CAOS É QUE SURGE A LUZ
10.AS HOSTILIDADES REVELAM A LUZ
.
.
H.A HOSTILIDADE DO MUNDO SEMPRE EXIGE MUDANÇAS
1.TODA HOSTILIDADE TEM SEU LADO NEGATIVO
2.TODA HOSTILIDADE TEM SEU LADO POSITIVO
3.AS HOSTILIDADES EXIGEM MUDANÇAS
4.A HOSTILIDADE DO MUNDO EXIGE MUDANÇAS
5.OS HOMENS DEVEM MUDANÇAS
6.OS RELIGIOSOS DEVEM MUDANÇAS
7.OS SALVOS DEVEM MUDANÇAS
8.O PRÓPRIO MUNDO DEVE MUDANÇAS
9.NATURALMENTE MUDANÇAS LAMENTÁVEIS
10.NATURALMENTE MUDANÇAS BENÉFICAS
.
.
I.A HOSTILIDADE DO MUNDO SEMPRE EXIGE MUDANÇAS BÍBLICAS
1.AS LEIS SÃO PARA O BEM DOS HOMENS
2.AS LEIS FORAM DEFINIDAS PELAS NECESSIDADES
3.HOSTILIDADES SÃO LEIS QUEBRADAS
4.A BÍBLIA CONTÉM TODAS AS LEIS UNIVERSAIS
5.HOSTILIDADES PRATICADAS EXIGEM MUDANÇAS BÍBLICAS
6.HOSTILIDADES SOFRIDAS EXIGEM MUDANÇAS BÍBLICAS
7.HOSTILIDADES ASSISTIDAS EXIGEM MUDANÇAS BÍBLICAS
8.MAIS OBEDIÊNCIA, MENOS HOSTILIDADES
9.MAIS OBEDIÊNCIA À BÍBLIA E A DEUS, MENOS HOSTILIDADES
10.MAIS OBEDIÊNCIA À BÍBLIA E A DEUS, OUTRAS HOSTILIDADES
.
.
J.A HOSTILIDADE DO MUNDO É PROVEITOSA AO CRESCER CRISTÃO
1.A FÉ CRISTÃ É ORGANISMO VIVO NA VIDA DE UM MORTO
2.ORGANISMO VIVO QUE SE DESENVOLVE ESPONTÂNEO
3.ORGANISMO VIVO QUE SE DESENVOLVE PELA GRAÇA
4.ORGANISMO VIVO QUE SE DESENVOLVE EM SOBREVIVÊNCIA
5.ORGANISMO VIVO QUE SE DESENVOLVE COM FAVORÁVEIS
6.ORGANISMO VIVO QUE SE DESENVOLVE COM HOSTILIDADES
7.ORGANISMO VIVO AUTO-SUFICIENTE, DEUS QUIS E FÊZ
8.A IGREJA CRISTÃ É PEQUENA E MOTIVADA PELA HOSTILIDADE
9.A FÉ É PEQUENA E MOTIVADA PELA HOSTILIDADE
10.A HOSTILIDADE DO MUNDO É PROVEITOSA AO CRESCER CRISTÃO
.
.
.
.
PARTE II - OUTRAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
.
A.O CRISTIANISMO É HOSTIL AO MUNDO
1.HOSTIL POR SER OPOSIÇÃO CERRADA 
2.HOSTIL POR BUSCAR O AVERSO DO MUNDO
3.HOSTIL POR CONDUZIR MUITOS CRISTÃO
4.HOSTIL POR DIRECIONAR MUITOS QUE PENSAM SER CRISTÃOS
5.HOSTIL POR INSPIRAR MUITOS QUE SÓ DIZEM SER CRISTÃOS
6.HOSTL POR CONFRONTAR MUITOS SIMPÁTICOS AO CRISTIANISMO
7.HOSTIL POR DESAFIAR MUITOS NÃO CRISTÃOS
8.HOSTIL POR PARAMETRIZAR MUITAS RELIGIÕES
9.HOSTIL PORQUE É DIFERENTE DO MUNDO
10.HOSTIL PORQUE DEVE MOSTRAR-SE DIFERENTE DO MUNDO
.
.
B.O CRISTIANISMO É HOSTIL ÀS RELIGIÕES
1.TODA RELIGIÃO É HOSTIL ÀS DEMAIS RELIGIÕES
2.O CRISTIANISMO É HOSTIL ÀS RELIGIÕES
3.HOSTIL QUANTO AO EXISTIR E SUBSISTIR
4.HOSTIL QUANTO À DOUTRINA
5.HOSTIL QUANTO AOS RESULTADOS
6.HOSTIL QUANTO AO CRESCIMENTO
7.HOSTIL QUANTO À CONVIVÊNCIA
8.HOSTILIDADES ESSENCIAIS A QUALQUER RELIGIÃO
9.HOSTILIDADES ESSENCIAIS À FÉ CRISTÃ
10.HOSTILIDADES DESNECESSÁRIAS E ANTIBÍBLICAS
.
.
C.O CRISTIANISMO É HOSTIL ÀS SUAS DIVISÕES
1.O CRISTIANISMO TEM-SE DIVIDIDO EM DUAS ALAS HOSTIS
2.O CATOLICISMO TEM SUAS ALAS HOSTIS ENTRE SI
3.O EVANGELICALISMO TEM DUAS ALAS HOSTIS ENTRE SI
4.O EVANGELICALISMO BÍBLICO TEM SUAS DIVISÕES HOSTIS ENTRE SI
5.O EVANGELICALISMO NÃO BÍBLICO TEM SUAS DIVISÕES HOSTIS ENTRE SI
6.O EVANGELICALISMO SECTÁRIO TEM SUBDIVISÕES HOSTIS ENTRE SI
7.O EVANGELICALISMO MÍSTICO TEM SUBDIVISÕES HOSTIS ENTRE SI
8.O EVANGELICALISMO LIBERAL TEM SUBDIVISÕES HOSTIS ENTRE SI
9.ALGUNS MOTIVOS POSITIVOS PARA TANTAS HOSTILIDADES
10.ALGUNS MOTIVOS NEGATIVOS PARA TANTAS HOSTILIDADES
.
.
D.O CRISTIANISMO É HOSTIL ÀS SUAS PRÁTICAS
1.TRÊS FATORES DETERMINAM AS PRÁTICAS CRISTÃS: FÉ, ESCÂNDALO E CULTURA ATRASADA
2.AS PRÁTICAS DETERMINADAS PELA FÉ
3.AS PRÁTICAS DETERMINADAS PELO ESCÂNDALO
4.AS PRÁTICAS DETERMINADAS PELA CULTURA ATRASADA
5.OS EXTREMOS PROMOVIDOS PELA HERESIA RADICAL
6.OS EXTREMOS PROMOVIDOS PELA HERESIA LIBERAL
7.O CRISTIANISMO É HOSTIL A TODAS AS SUAS PRÁTICAS
8.HOSTILIDADE ESSENCIAL OPERADA PELA FÉ
9.HOSTILIDADE OPERADA PELOS HEREGES
10.HOSTILIDADE OPERADA PELO ZELO DOS SALVOS
.
.
E.O CRISTIANISMO É HOSTIL ÀS SUAS DOUTRINAS
1.O CRISTIANISMO NÃO EXIGE DOGMATISMOS
2.O CRISTIANISMO NÃO EXIGE FÉ CEGA
3.O CRISTIANISMO NÃO EXIGE MISTICISMOS
4.O CRISTIANISMO NÃO EXIGE OCULTISMOS
5."PROVAI E VEDE" EM TODOS OS SENTIDOS
6.A VERDADE NÃO PRECISA DE PROTEÇÕES
7.O CRISTIANISMO ABRE PARA QUESTIONAMENTOS ÀS OUTRAS DOUTRINAS
8.O CRISTIANISMO ABRE PARA QUESTIONAMENTOS ÁS SUAS DOUTRINAS
9.O CRISTIANISMO SE ABRE PARA TODAS AS QUESTÕES
10.O CRISTIANISMO NÃO TEM CAIXA PRETA
.
.
F.O CRISTIANISMO É HOSTIL ÀS SUAS LITURGIAS
1.A INFLUÊNCIA PAGÃ NA LITURGIA JUDAICA
2.A INFLUÊNCIA JUDAICA NA LITURGIA CRISTÃ
3.A INFLUÊNCIA PAGÃ NA LITURGIA CRISTÃ PELO MUNDO
4.A LITURGIA VERTICAL PARA DEUS
5.A LITURGIA HORIZONTAL PARA DEUS
6.A LITURGIA HORIZONTAL PARA OS ADORADORES
7.MUITAS LITURGIAS NO CRISTIANISMO MOSTRA SUA HOSTILIDADE A ELAS
8.NENHUMA LITURGIA É TOTALMENTE ADEQUADA AO CRISTIANISMO
9.MUITAS LITURGIAS SÃO HOSTIS AO CRISTIANISMO BÍBLICO
10.MUITAS LITURGIAS SÃO HOSTIS AO CRISTIANISMO POPULAR
.
.
G.O CRISTIANISMO É HOSTIL AOS SEUS ADEPTOS
1.MESMO HOSTIL A TUDO E TODOS, ENSINA A PAZ E O AMOR
2.MESMO HOSTIL ENSINA O NÃO JULGAR OS OUTROS
3.A MAIOR HOSTILIDADE É CONTRA SEUS ADEPTOS INDIVIDUALMENTE
4.CONTINUAM PECADORES, MESMO SEM PECADOS
5.CONTINUAM COM O VELHO HOMEM, A CARNE, SI MESMO
6.NÃO ENSINA PAZ E AMOR PARA OS ADEPTOS EM PARTICULAR
7.HÁ UMA HOSTILIDADE EXTERNA A SE RESPEITAR
8.HÁ UMA HOSTILIDADE DOUTRINÁRIA A SE RESPEITAR
9.HÁ UMA HOSTILIDADE INDIVIDUAL A SE RESPEITAR
10.NÃO HÁ TRÉGUA A ESTA HOSTILIDADE AOS ADEPTOS
.
.
H.O CRISTIANISMO É HOSTIL AOS SENTIMENTOS QUE INSPIRA
1.O QUE O CRISTIANISMO INSPIRA DE POSITIVO NOS SALVOS
2.O QUE O CRISTIANISMO INSPIRA DE NEGATIVO NOS SALVOS
3.O QUE O CRISTIANISMO INSPIRA DE POSITIVO NOS ÍMPIOS
4.O QUE O CRISTIANISMO INSPIRA DE NEGATIVO NOS ÍMPIOS
5.O QUE O CRISTIANISMO NÃO INSPIRA, MAS SALVOS CREEM
6.O QUE O CRISTIANISMO NÃO INSPIRA, MAS ÍMPIOS CREEM
7.O CRISTIANISMO É HOSTIL AOS SENTIMENTOS QUE INSPIRA
8.ISSO É ÓTIMO EM MUITOS SENTIDOS
9.ISSO É RUIM EM ALGUNS SENTIDOS
10.A HOSTILIDADE DEVE SER CULTIVADA POR TODOS
.
.
I.O CRISTIANISMO É HOSTIL ATÉ AO QUE ACREDITA
1.O QUE ACREDITA PRINCIPALMENTE
2.É HOSTIL AO "SÓ FÉ"
3.É HOSTIL AO "SÓ BÍBLIA"
4.É HOSTIL AO "SÓ GRAÇA"
5.É HOSTIL A OUTRAS DOUTRINAS BÍBLICAS
6.É HOSTIL A OUTRAS DOUTRINAS BEM INTENCIONADAS
7.ESTA HOSTILIDADE É DEPURADORA
8.ESTA HOSTILIDADE É SELECIONADORA
9.ESTA HOSTILIDADE É DIVISORA
10.ESTA HOSTILIDADE É ESPECIFICADORA
.
.
J.O PRÓPRIO CRISTIANISMO SEMPRE EXIGE MUDANÇAS EM SI MESMO
1.O MUNDO ESTÁ EM EVOLUÇÃO CONSTANTE
2.A ORDEM É: TUDO DEVE SE ADAPTAR A ESTA EVOLUÇÃO
3.MAS DEUS É O MESMO EM TUDO
4.MAS A BÍBLIA É A MESMA EM TUDO
5.MAS A IGREJA É A MESMA EM TUDO
6.MAS A DOUTRINA É A MESMA EM TUDO
7.O CRISTIANISMO EXIGE MUDANÇAS NAS ESTRUTURAS
8.O CRISTIANISMO EXIGE MUDANÇAS NAS ESTRATÉGIAS
9.MAS EXIGE FIRMEZA NO QUE É IMUTÁVEL
10.MAS EXIGE FIRMEZA NA DOUTRINA QUE PREGA
.
.
.
.
PARTE III - CONCLUSÕES SOBRE O PASSADO
.
A.A IGREJA ANTES DA IGREJA
1.OS SALVOS ANTES DE NOÉ
2.OS SALVOS ANTES DE ABRAÃO
3.OS SALVOS ANTES DE MOISÉS
4.OS SALVOS ANTES DE DAVI
5.OS SALVOS ANTES DE JEREMIAS
6.OS SALVOS ANTES DE ESDRAS
7.OS SALVOS ANTES DE CRISTO
8.OS SALVOS ANTES DA IGREJA
9.ENSINOS BÁSICOS EM TODOS OS TEMPOS
10.PREGAÇÕES BÁSICAS EM TODOS OS TEMPOS
.
.
B.A IGREJA ANTES DO CRISTIANISMO
1.OS SALVOS QUE FUNDARAM A IGREJA
2.OS SALVOS ANTES DA MORTE DE JESUS
3.OS SALVOS ANTES DA PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA
4.OS SALVOS ANTES DE PAULO EM ROMA
5.OS SALVOS ANTES DO APOCALIPSE
6.OS SALVOS ANTES DA EXPULSÃO JUDAICA
7.OS SALVOS ANTES DA IGREJA CATÓLICA
8.OS SALVOS ANTES DE CONSTANTINO
9.OS SALVOS ANTES DA IGREJA OFICIAL
10.OS SALVOS NO INÍCIO DA IGREJA OFICIAL
.
.
C.A IGREJA NO CRISTIANISMO
1.AS CIRCUNSTÂNCIAS FAVORÁVEIS
2.AS CIRCUNSTÂNCIAS DESFAVORÁVEIS
3.OS HOMENS FAVORÁVEIS
4.OS HOMENS DESFAVORÁVEIS
5.O REMANESCENTE VERDADEIRAMENTE CRISTÃO
6.AS MULTIDÕES FALSAMENTE CRISTÃS
7.AS MULTIDÕES ENGANOSAMENTE CRISTÃS
8.A IGREJA CATÓLICA
9.OS ANABATISTAS 
10.OS ANABATISTAS BÍBLICOS
.
.
D.O CRISTIANISMO DOS PRIMEIROS SÉCULOS
1.A POLÍTICA SE SERVIU DO CRISTIANISMO
2.O CRISTIANISMO SE SERVIU DA POLÍTICA NA POLÍTICA
3.O CRISTIANISMO SE SERVIU DA POLÍTICA NA RELIGIÃO
4.O CRISTIANISMO SE SERVIU DA POLÍTICA PARA EXPANSÃO
5.O PRINCÍPIO POLÍTICO MISSIONÁRIO
6.O SINCRETISMO DO CRISTIANISMO MUNDIAL
7.A POLÍTICA A SERVIÇO DO CRISTIANISMO
8.O CRISTIANISMO A SERVIÇO DA POLÍTICA
9.O CRISTIANISMO GANHA O MUNDO 
10.A IGREJA REMANESCENTE EM MARCHA
.
.
E.O CRISTIANISMO NA IDADE MÉDIA
1.MIL ANOS - A IDADE DAS TREVAS EM TODOS SENTIDOS
2.ROMA CAI E O CRISTIANISMO SE IMPÕE
3.O PAPADO E O IMPÉRIO MUNDIAL CRISTÃO
4.OS CRISTIANISMOS SINCRETISTAS REGIONAIS
5.O CRISTIANISMO POLÍTICO MUNDIAL
6.O CRISTIANISMO PODEROSO E OS HEREGES
7.O CRISTIANISMO PODEROSO E OS BÍBLICOS
8.A IGREJA CATÓLICA ROMANA E A ORIENTAL
9.O CRISTIANISMO E O ISLAMISMO
10.O CRISTIANISMO E AS CIÊNCIAS
.
.
F.O CRISTIANISMO ABRINDO A IDADE MODERNA
1.O DOMÍNIO DA IGREJA CATÓLICA 
2.AS REAÇÕES POLÍTICAS À IGREJA CATÓLICA
3.AS REAÇÕES CIENTÍFICAS À IGREJA CATÓLICA
4.AS REAÇÕES ARTÍSTICAS À IGREJA CATÓLICA
5.AS REAÇÕES RELIGIOSAS À IGREJA CATÓLICA
6.O CRISTIANISMO REAGINDO AO CRISTIANISMO
7.BÍBLIAS TRADUZIDAS NOS IDIOMAS NACIONAIS
8.O FEUDALISMO SE DESMORONAVA
9.A EUROPA ESTAVA ABERTA ÀS MUDANÇAS
10.O CRISTIANISMO ABRIU A IDADE MODERNA
.
.
G.O CRISTIANISMO NA IDADE MODERNA
1.A IDADE MODERNA CHEGA À EUROPA
2.TUDO ESTÁ EM PROFUNDA MUDANÇA
3.LUTERO NA ALEMANHÃ E EUROPA
4.HENRIQUE VIII NA INGLATERRA
5.ZWINGLIO NA SUÍÇA
6.CALVINO
7.OUTROS MUITOS NOMES
8.A IGREJA CATÓLICA NA DEFENSIVA
9.AS NAÇÕES SE AJUSTAM
10.AS RELIGIÕES SE AJUSTAM
.
.
H.O CRISTIANISMO NA IDADE PÓS MODERNA
1.O CRISTIANISMO COMO UM TODO NO MUNDO
2.O CATOLICISMO ROMANO
3.O CATOLICISMO ORIENTAL
4.OS ANABATISTAS HEREGES
5.OS ANABATISTAS BÍBLICOS
6.OS REFORMADORES
7.OS PÓS REFORMADORES
8.A EUROPA
9.A ÁSIA E A ÁFRICA
10.AS AMÉRICAS
.
.
I.O CRISTIANISMO NOS ÚLTIMOS SÉCULOS
1.AS CIÊNCIAS E A FILOSOFIA SE DESENVOLVERAM
2.O CRISTIANISMO SE ALASTROU MISTURADAMENTE
3.OS MOVIMENTOS AVIVALISTAS
4.O MOVIMENTO EVANGÉLICO
5.OS MÓRMONS, ADVENTISTAS E RUSSELITAS
6.OS PENTECOSTAIS
7.OS NEOPENTECOSTAIS
8.OS CONTEXTUALIZADOS
9.INÍCIO DO SURTO DO CRISTIANISMO EM TRANSIÇÃO
10.IDENTIDADES E UNIDADES NO CRISTIANISMO
.
.
J.O CRISTIANISMO NO PASSADO
1.O CRISTIANISMO NO PASSADO PASSADO - INÍCIO
2.O CRISTIANISMO NO PASSADO MAIS RECENTE - IDADE MÉDIA
3.O CRISTIANISMO NO PASSADO RECENTE - IDADE MODERNA
4.O CRISTIANISMO NO PASSADO MAIS RECENTE - SÉCULO XIX
5.O CRISTIANISMO NO SÉCULO PASSADO
6.O CRISTIANISMO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS
7.A HERANÇA POSITIVA DEIXADA AO SÉCULO XXI
8.A HERANÇA NEGATIVA DEIXADA AO SÉCULO XXI
9.O DEVEMOS TEMER DESTAS HERANÇAS
10.O QUE DEVEMOS PREVER DESTAS HERANÇAS
.
.
.
.
PARTE IV - CONCLUSÕES SOBRE O PRESENTE
.
A.O CRISTIANISMO DE UMA FORMA GERAL
1.A TEOLOGIA CRISTÃ
2.EM RELAÇÃO A OUTRAS RELIGIÕES
3.EM RELAÇÃO A SI MESMA
4.EM RELAÇÃO ÀS DENOMINAÇÕES CRISTÃS
5.O PRAGMATISMO CRESCENTE
6.CRESCIMENTO QUE ESVAZIA
7.A IGREJA CATÓLICA SE REPETE NO NÃO CATOLICISMO
8.A IGREJA REMANESCENTE PPP-PP
9.A DOUTRINA REMANESCENTE
10.REMANESCENTE QUE SEMPRE EXISTIRÁ
.
.
B.O CRISTIANISMO DE UMA FORMA COMPARADA
1.O CRISTIANISMO
2.PRIMEIRO COMPARADO COM A BÍBLIA
3.DEPOIS COMPARADO CONSIGO MESMO
4.DEPOIS COMPARADO COM O ATEÍSMO
5.DEPOIS COMPARADO COM O ISLAMISMO
6.DEPOIS COMPARADO COM O BUDISMO
7.DEPOIS COMPARADO COM O HINDUÍSMO
8.DEPOIS COMPARADO COM O ANIMISMO
9.DEPOIS COMPARADO COM O APATISMO
10.DEPOIS COMPARADO COM O INDIFERENTISMO
.
.
C.O CRISTIANISMO E SUAS VERTENTES
1.FACILITA A EXISTÊNCIA DE MUITAS VERTENTES
2.O CRISTIANISMO E A IGREJA PRIMITIVA
3.O CRISTIANISMO E A IGREJA DO SEGUNDO SÉCULO
4.O CRISTIANISMO E A IGREJA CATÓLICA
5.O CRISTIANISMO E OS ANABATISTAS HEREGES
6.O CRISTIANISMO E OS ANABATISTAS BÍBLICOS
7.O CRISTIANISMO E A REFORMA PROTESTANTE
8.O CRISTIANISMO E OS EVANGÉLICOS
9.O CRISTIANISMO E O SÉCULO XIX
10.O CRISTIANISMO E O SÉCULO XX
.
.
D.O CRISTIANISMO SOB A VISÃO CATÓLICA ROMANA
1.A HISTÓRIA INICIAL DO CATOLICISMO
2.O CATOLICISMO NA ALTA IDADE MÉDIA
3.O CATOLICISMO NA BAIXA IDADE MÉDIA
4.O CATOLICISMO NA IDADE MODERNA
5.O CATOLICISMO NA IDADE CONTEMPORÂNEA
6.O CRISTIANISMO PARA A IGREJA CATÓLICA
7.A IGREJA PARA O CATOLICISMO
8.A TEOLOGIA PARA O CATOLICISMO
9.AS OUTRAS RELIGIÕES PARA O CATOLICISMO
10.OS OUTROS CRISTÃOS PARA O CATOLICISMO
.
.
E.O CRISTIANISMO SOB A VISÃO CATÓLICA ORTODOXA
1.O CRISTIANISMO QUE GEROU MOTIVOS PARA O CATOLICISMO ORTODOXO
2.O CRISTIANISMO INICIAL ORTODOXO
3.O CRISTIANISMO QUE SE TORNOU ENTRE OS ORTODOXOS
4.A INFLUÊNCIA ORIENTAL NO CATOLICISMO ORTODOXO
5.A INFLUÊNCIA MUÇULMANA NA IGREJA ORTODOXA
6.A INFLUÊNCIA ORTODOXA NO CRISTIANISMO EM GERAL
7.A INFLUÊNCIA ORTODOXA NA IGREJA CATÓLICA ROMANA
8.A INFLUÊNCIA ORTODOXA NO PROTESTANTISMO
9.A INFLUÊNCIA ORTODOXA NO CRISTIANISMO MODERNO
10.A INFLUÊNCIA ORTODOXA NO CRISTIANISMO BÍBLICO
.
.
F.O CRISTIANISMO SOB A VISÃO ANABATISTA
1.OS ANABATISTAS ANTES DA REFORMA
2.PARA OS ANABATISTAS HEREGES
3.PARA OS ANABATISTAS HEREGES RADICIAIS
4.PARA OS ANABATISTAS BÍBLICOS
5.PARA OS ANABATISTAS BÍBLICOS RADICAIS
6.OS ANABATISTAS ANTE A REFORMA PROTESTANTE
7.OS ANABATISTAS JUNTADOS À REFORMA
8.OS ANABATISTAS BÍBLICOS PERSEGUIDOS
9.OS ANABATISTAS HEREGES PERSEGUIDOS
10.OS ANABATISTAS POSTERIORES À REFORMA PROTESTANTE
.
.
G.O CRISTIANISMO SOB A VISÃO REFORMADA
1.A INFLUÊNCIA ANABATISTA SOBRE OS REFORMADORES
2.A INFLUÊNCIA CATÓLICA SOBRE OS REFORMADORES
3.OU A VOLTA À BÍBLIA
4.OU A SAÍDA DO CATOLICISMO
5.OU O OUTRO CATOLICISMO COMO A ORTODOXA
6.MAIS UMA ETAPA HISTÓRICA COMO NO APOCALIPSE
7.O ASPECTO POLÍTICO A SE CONSIDERAR DENTRO DA IGREJA
8.O ASPECTO POLÍTICO A SE CONSIDERAR FORA DA IGREJA
9.O QUE AQUELE MOMENTO AFIRMAVA A RESPEITO
10.O QUE O FUTURO AFIRMA A RESPEITO
.
.
H.O CRISTIANISMO SOB A VISÃO PRÉ-PENTECOSTAL
1.AVIVAMENTOS ESPIRITUAIS
2.AVIVAMENTOS ANTES DO SÉCULO XVIII
3.AVIVAMENTOS NO SÉCULO XVIII
4.AVIVAMENTOS NAS IGREJAS HEREGES
5.AVIVAMENTOS NAS IGREJAS BÍBLICAS
6.CONCEITUAÇÃO PARA OS MOVIMENTOS HEREGES
7.CONCEITUAÇÃO PARA OS MOVIMENTOS BÍBLICOS
8.OS PREJUÍZOS DOS MOVIMENTOS NO CRISTIANISMO
9.OS PREJUÍZOS DOS MOVIMENTOS NAS IGREJAS
10.OS PREJUÍZOS DOS MOVIMENTOS NO FUTURO
.
.
I.O CRISTIANISMO SOB A VISÃO PENTECOSTAL
1.O PÓS-AVIVAMENTOS
2.OS ANTECEDENTES PENTECOSTAIS
3.O PENSAMENTO PENTECOSTAL EM RELAÇÃO A SI 
4.O PENSAMENTO PENTECOSTAL EM RELAÇÃO AOS OUTROS CRISTÃOS
5.O PENSAMENTO PENTECOSTAL EM RELAÇÃO AO CRISTIANISMO
6.AS INFLUÊNCIAS POSITIVAS DO PENTECOSTALISMO
7.AS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS DO PENTECOSTALISMO IMEDIATO
8.AS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS DO PENTECOSTALISMO NO MÉDIO PRAZO
9.AS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS DO PENTECOSTALISMO NO LONGO PRAZO
10.O FUTURO DO CRISTIANISMO PENTECOSTAL
.
.
J.O CRISTIANISMO SOB A VISÃO PÓS-PENTECOSTAL
1.TRÊS MARCOS NA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO
2.UM POSITIVO... A IGREJA CATÓLICA ORTODOXA - QUASE SAÍDA DO PAGANISMO
3.UM MAIS POSITIVO... A REFORMA PROTESTANTE - SAÍDA DO PAGANISMO
4.UM NEGATIVO... A RUPTURA PENTECOSTAL - VOLTA AO PAGANISMO
5.A VOLTA AO PAGANISMO CRISTÃO
6.A VOLTA AO CRISTIANISMO PAGÃO DA IDADE MÉDIA
7.O NEOPENTECOSTALISMO
8.O CRISTIANISMO HUMANÍSTICO
9.O CRISTIANISMO HEDONISTA
10.O CRISTIANISMO ATEÍSTA
.
.
.
.
PARTE V - CONCLUSÕES SOBRE O FUTURO
.
A.A RELIGIÃO DO FUTURO
1.O QUE É "NOVA ERA"
2.ECUMENISMO
3.RELIGIÕES - UM MAL NECESSÁRIO NO PASSADO
4.RELIGIÕES - UM MAL NECESSÁRIO NO PRESENTE
5.RELIGIÕES - UM MAL NECESSÁRIO NO FUTURO
6.UMA RELIGIÃO UNIFICADA
7.O REMANESCENTE EM TODOS OS TEMPOS
8.O REMANESCENTE NO FUTURO
9.PRINCÍPIOS UNIVERSAIS DA RELIGIÃO EM TODOS OS TEMPOS
10.PRINCÍPIOS UNIVERSAIS DA RELIGIÃO NO FUTURO
.
.

B.A RELIGIÃO NO FUTURO
1.SEGURANÇA SERÁ A PREOCUPAÇÃO DO FUTURO
2.LIBERDADE SEM LIBERDADES É O PRINCÍPIO UNIVERSAL
3.LIBERDADE RELIGIOSA SEM LIBERDADES
4.ISTO FORÇARÁ O MÁXIMO DE ECUMENISMO
5.CRISTIANISMO SE FUNDIRÁ COM TODAS AS RELIGIÕES
6.REMANESCENTE PACÍFICO EXISTIRÁ
7.BÍBLIA SERÁ MAIS UM LIVRO DE FUNDAMENTO GERAL
8.TEMPLOS SERÃO PÚBLICOS A TODAS AS CRENÇAS
9.PRÁTICA RELIGIOSA SERÁ FÁCEIS OPÇÕES A TODOS
10.NOVA ERA
.
.
C.AS RELIGIÕES NO FUTURO
1.AS RELIGIÕES NO FUTURO
2.AS RELIGIÕES ANIMISTAS
3.AS RELIGIÕES ORIENTAIS
4.O HINDUÍSMO
5.O ISLAMISMO
6.OUTRAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS
7.NEW AGE
8.NOVAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS
9.O ATEÍSMO
10.TODAS NUM MESMO ESPAÇO
.
.
D.O CRISTIANISMO NO FUTURO
1.OLHANDO PARA O PASSADO - O REMANESCENTE
2.OLHANDO PARA O PROPÓSITO DIVINO
3.OLHANDO PARA O CONTEÚDO BÁSICO DO CRISTIANISMO
4.OLHANDO PARA AS DOUTRINAS BÁSICAS
5.NO FUTURO, TRÊS TIPOS DE CRISTIANISMO
6.O CRISTIANISMO DO EXTREMO LIBERAL
7.O CRISTIANISMO DO EXTREMO CONSERVADOR
8.O VERDADEIRO CRISTIANISMO
9.AS OUTRAS RELIGIÕES
10.A CONVIVÊNCIA RELIGIOSA NO FUTURO
.
.
E.O CRISTIANISMO CONTEXTUALIZADO NO FUTURO
1.MÁXIMO DE COMODIDADE
2.VÁRIOS MOTIVOS PARA TANTA COMODIDADE
3.O MÁXIMO DO HUMANISMO
4.O MÁXIMO DO HEDONISMO
5.O MÁXIMO DO EGOÍSMO
6.RELIGIÃO CÔMODA
7.CRISTIANISMO CÔMODO
8.SERVIÇOS RELIGIOSOS PAGOS
9.SERVIÇOS RELIGIOSOS NA WEB
10.O REMANESCENTE NA CONTRAMÃO, INFLUENCIADO
.
.
F.TRADICIONAIS E LIBERAIS NO FUTURO
1.SEMPRE EXISTIU E EXISTIRÁ QUATRO GRUPOS NAS RELIGIÕES
2.OS EXTREMOS TRADICIONAIS
3.OS TRADICIONAIS
4.OS TRADICIONAIS REMANESCENTES
5.OS LIBERAIS
6.OS EXTREMOS LIBERAIS
7.MESMO COM TODO O ECUMENISMO
8.MESMO COM TODA A TOLERÂNCIA
9.MESMO COM TODA INTERFERÊNCIA LEGAL
10.MESMO COM TODA INTERFERÊNCIA SOCIAL
.
.
G.MÍSTICOS E RACIONAIS NO FUTURO
1.DOIS EXTREMOS QUE SEMPRE EXISTIRAM
2.DOIS EXTREMOS QUE SUBSISTEM EM NOSSOS DIAS
3.DOIS EXTREMOS QUE SEMPRE EXISTIRÃO
4.O ÂMAGO DOS RACIONAIS
5.O ÂMAGO DOS MÍSTICOS
6.NA VERDADE, SÃO DUAS CARÊNCIAS HUMANAS
7.UM PROVOCA O OUTRO - CICLO VICIOSO
8.UM SUSTENTA O OUTRO
9.OS MÍSTICOS TÊM SEUS BENEFÍCIOS
10.OS RACIONAIS TÊM SEUS BENEFÍCIOS
.
.
H.O SACRO E O PROFANO NO FUTURO
1.O SACRO DE SEMPRE
2.O PROFANO DE SEMPRE
3.O ANÁTEMA DE SEMPRE
4.O SACRO E O PROFANO NO FUTURO
5.NO ENTENDIMENTO SOCIAL
6.NO ENTENDIMENTO RELIGIOSO GERAL
7.NO ENTENDIMENTO AOS EXTREMOS
8.NO ENTENDIMENTO REMANESCENTE
9.TUDO COMO SACRO E PROFANO
10.CONCLUSÕES OUTRAS
.
.
I.A PRÁTICA E O SERVIÇO RELIGIOSO NO FUTURO
1.A PRÁTICA RELIGIOSA NO FUTURO
2.O SERVIÇO RELIGIOSO NO FUTURO
3.O ENTENDIMENTO DA GRANDE MAIORIA ARELIGIOSA
4.O ENTENDIMENTO DA GRANDE MAIORIA RELIGIOSA
5.O ENTENDIMENTO DO REMANESCENTE CRISTÃO
6.UM SERVIÇO PÚBLICO?
7.UM SERVIÇO ABERTO NA MÍDIA?
8.COMO PRÁTICA COLETIVA
9.COMO PRÁTICA DE GRUPOS
10.COMO PRÁTICA INDIVIDUALIZADA
.
.
J.A FÉ E A PIEDADE NO FUTURO
1.A FÉ
2.A PIEDADE
3.IDENTIFICANDO A FÉ DIVINA E A RELIGIOSA
4.A FÉ DIVINA NO FUTURO
5.A FÉ RELIGIOSA NO FUTURO
6.IDENTIFICANDO A PIEDADE DIVINA E A RELIGIOSA
7.A PIEDADE DIVINA
8.A PIEDADE RELIGIOSA
9.A FÉ E A PIEDADE DO PASSADO NO FUTURO
10.A AFIRMAÇÃO BÍBLICA DE PEDRO
.
.
.
.
CONCLUSÃO
.
A.DEUS E A PREGAÇÃO SÃO INALTERÁVEIS
1.DEUS NÃO MUDA NUNCA NADA - ONIPRESENÇA
2.DEUS NÃO MUDA NUNCA NADA - ONIPOTÊNCIA
3.DEUS NÃO MUDA NUNCA NADA - ONISCIÊNCIA
4.DEUS NÃO MUDA NUNCA NADA - AMOR
5.DEUS NÃO MUDA NUNCA NADA - JUSTIÇA
6.DEUS NÃO MUDA NUNCA NADA - SANTIDADE
7.A PALAVRA DE DEUS NÃO MUDA
8.REVELAÇÃO PROGRESSIVA
9.A PREGAÇÃO NÃO MUDA
10.A HUMANIDADE NÃO MUDA
.
.
B.O MUNDO E A HISTÓRIA SE REPETEM
1."A HISTÓRIA SE REPETE"
2.NÃO HÁ NADA NOVO A ACONTECER
3.AÇÕES E REAÇÕES PESSOAIS OU SOCIAIS SE REPETEM
4.TUDO É MUITO BEM PREVISÍVEL
5.NÃO ERA DIFÍCIL JESUS PREVER REJEIÇÃO À FÉ
6.SEMPRE HAVERÁ A LUTA DO MAL CONTRA O BEM
7.O MAL SEMPRE PARECERÁ VITORIOSO SOBRE O BEM
8.O BEM SEMPRE COLHERÁ O BEM NESTA LUTA
9.O BEM SEMPRE SERÁ CARO, IMPOPULAR E DEMORADO
10.O MAL SEMPRE SERÁ BARATO, POPULAR E URGENTE
.
.
C.AS CARÊNCIAS HUMANAS SÃO INALTERÁVEIS
1.QUAIS A REAIS CARÊNCIAS HUMANAS
2.A PIRÂMIDE DE MASLOW
3.AS NECESSIDADES FISIOLÓGICAS BÁSICAS
4.AS NECESSIDADES DE SEGURANÇA
5.AS NECESSIDADES SOCIAIS
6.A AUTO-ESTIMA
7.A AUTO REALIZAÇÃO
8.ACIMA DE TUDO, A NECESSIDADE ESPIRITUAL
9.EM TODOS OS TEMPOS
10.DETERMINA TUDO QUE É E TEM
.
.
D.AS HERESIAS INTERNAS SÃO INALTERÁVEIS
1.HERESIAS NO PRIMEIRO SÉCULO
2.HERESIAS NO SEGUNDO SÉCULO
3.HERESIAS NOS SÉCULOS SEGUINTES
4.O CRISTIANISMO SEMPRE PRODUZIRÁ HERESIAS
5.HERESIAS SÃO ESSENCIAIS AO CRISTIANISMO
6.UM MAU ULTRA NECESSÁRIO
7.MARCOU O PASSADO DA IGREJA
8.TEM MARCADO O PRESENTE DA IGREJA
9.MARCARÁ O FUTURO DA IGREJA
10.ISSO NUNCA DEIXARÁ DE ACONTECER
.
.
E.ARGUMENTOS ERRADOS PARA MUDAR A IGREJA
1.A QUEM INTERESSA MUDAR A IGREJA?
2.QUE MUDANÇAS DA IGREJA SÃO MUITO COGITADAS?
3.RESULTADOS POSITIVOS QUE PODERIAM OCORRER PARA A IGREJA
4.RESULTADOS POSITIVOS QUE PODERIAM OCORRER PARA O MUNDO
5.PRINCIPAIS ARGUMENTOS ERRADOS DO MUNDO
6.PRINCIPAIS ARGUMENTOS ERRADADOS DAS RELIGIÕES
7.PRINCIPAIS ARGUMENTOS ERRADOS DA CRISTANDADE
8.PRINCIPAIS ARGUMENTOS ERRADOS DOS CRISTÃOS HEREGES
9.PRINCIPAIS ARGUMENTOS ERRADOS DOS CRISTÃOS BÍBLICOS
10.PRINCIPAIS ARGUMENTOS ERRADOS DOS NÃO RELIGIOSOS
.
.
F.ARGUMENTOS ERRADOS PARA TRANSIÇÃO
1.A TRANSIÇÃO EM SI É NATURAL E INVOLUNTÁRIA
2.A TRANSIÇÃO INVOLUNTÁRIA É UMA DEFESA DA SÃ DOUTRINA
3.A TRANSIÇÃO INVOLUNTÁRIA É UMA DEFESA DA IGREJA
4.NADA IMPEDE ESTA TRANSIÇÃO NA HISTÓRIA
5.ARGUMENTOS ERRADOS PARA A TRANSIÇÃO INVOLUNTÁRIA
6.A TRANSIÇÃO VOLUNTÁRIA TAMBÉM É NATURAL
7.ARGUMENTOS ERRADOS PARA A TRANSIÇÃO VOLUNTÁRIA
8.ARGUMENTOS ERRADOS DOS ÍMPIOS
9.ARGUMENTOS ERRADOS IMPOSTOS À IGREJA
10.ARGUMENTOS ERRADOS ENTRE OS SALVOS
.
.
G.ATÉ OS ARGUMENTOS SÃO INALTERÁVEIS
1.PRINCIPAIS ARGUMENTOS CONTRA DEUS
2.PRINCIPAIS ARGUMENTOS CONTRA A PREGAÇÃO
3.A HUMANIDADE NÃO MUDA
4.A SITUAÇÃO DA HUMANIDADE É SEMPRE A MESMA
5.AS CULPAS QUE GERAM DESCULPAS SÃO SEMPRE AS MESMAS
6.OS ARGUMENTOS NÃO CONSEGUEM MUDAR EM NADA
7. A SÍNDROME DE ADÃO E EVA
8.O HOMEM SEMPRE VAI QUERER ALIVIAR-SE
9.O HOMEM SEMPRE VAI QUERER CULPAR OUTROS
10.NISTO TAMBÉM A HISTÓRIA SE REPETE
.
.
H.O SURTO DO CRISTIANISMO
1.CRISTIANISMO COMO RELIGIÃO
2.O SURTO QUE SEMPRE OCORREU
3.SEMPRE O MESMO SURTO
4.O SURTO RELIGIOSO
5.O SURTO ESPIRITUAL
6.O SURTO SOCIAL
7.O SURTO EXISTENCIAL
8.O SURTO EM RELAÇÃO À FÉ
9.O SURTO EM RELAÇÃO À BÍBLIA
10.O SURTO EM RELAÇÃO À GRAÇA
.
.
I.O REMANESCENTE SEMPRE EXISTIRÁ
1.A GRAÇA DÁ MUITA TRANQUILIDADE AO SALVO
2.A GRAÇA DÁ TRANQUILIDADE SOBRE ESTE SURTO RELIGIOSO
3.A GRAÇA PRODUZIU O REMANESCENTE
4.A GRAÇA MANTÉM O REMANESCENTE
5.A GRAÇA SEMPRE MANTERÁ O REMANESCENTE
6.NO TEMPO, PODE ATÉ PARECER QUE NÃO
7.NAS CRISES, PODE PARECER QUE NÃO
8.AOS OLHOS DA MULTIDÃO, PODE PARECER QUE NÃO
9.NAS DORES DOS SALVOS, PODE PARECER QUE NÃO
10.NAS DORES DOS PASTORES, PODE PARECER QUE NÃO
.
.
.
.
RECOMENDAÇÕES
.
A.PREOCUPAÇÃO CONSIGO
1.OS ATEUS
2.OS SUPRA RELIGIOSOS
3.OS RELIGIOSOS
4.OS CRISTÃOS
5.OS CATÓLICOS
6.OS PROTESTANTES
7.OS EVANGÉLICOS
8.OS ARMINIANOS
9.OS NÃO-ARMINIANOS
10.QUALQUER SER HUMANO
.
.
B.CONVERSÃO PESSOAL
1."É BOM VER CRENTE CAIR EM PECADO"
2.MIL MOTIVOS PARA LEVANTAR-SE
3.MIL MOTIVOS PARA FICAR CAÍDO
4.TRÊS OPÇÕES A SEGUIR
5.OU ELE CONTINUA SE ENGANANDO SER SALVO
6.OU ELE VOLTA DE VEZ PARA O MUNDO
7.OU ELE ASSUME CONVERSÃO PESSOAL
8.NÃO É SENTIR, É ELE SABER
9.NÃO É SENTIR, É ELE RECONHECER
10.NÃO É SENTIR, É ELE SE SUBMETER
.
.
C.RENDER-SE À GRAÇA
1.O MUNDO JAZ NO MALIGNO
2.O COMA QUE CHOROU NO NECROTÉRIO
3.NÃO HÁ UM JUSTO
4.DEUS CONCEDE O ARREPENDIMENTO
5.A FÉ É PELA GRAÇA
6.RECONHECER-SE PECADOR
7.RECONHECER-SE INCAPAZ
8.RENDER-SE À GRAÇA
9.DEIXAR-SE LEVAR PELA GRAÇA
10.DESFRUTAR DA GRAÇA
.
.
D.DESCANSAR NA GRAÇA
1.INCAPAZES POR SI SÓ
2.A GRAÇA ATRAI E CONVENCE
3.A GRAÇA ARREPENDE E CONVERTE
4.A GRAÇA OPERA A SANTIFICAÇÃO
5.O PERDÃO ETERNO
6.O DOM, O ESPÍRITO SANTO
7.A FÉ
8.A NOVA NATUREZA
9.O FRUTO DO ESPÍRITO
10.A DIREÇÃO DO ESPÍRITO
.
.
E.VER A GRAÇA LHE USAR
1.CONHECER A GRAÇA AGINDO
2.CONHECER-SE A SI MESMO
3.VER A GRAÇA LHE USANDO
4.EM SI MESMO
5.EM RELAÇÃO AO MUNDO
6.EM RELAÇÃO AO PECADO
7.EM RELAÇÃO AOS OUTROS
8.EM RELAÇÃO A DEUS
9.EM RELAÇÃO AO REINO DE DEUS
10.EM RELAÇÃO À OBRA DE DEUS
.
.
F.ALEGRAR-SE COM O PRESENTE
1.O MUNDO É BOM E MAU
2.O COTIDIANO É BOM E MAU
3.NOSSA DEFINIÇÃO DE VIDA NOS DETERMINA
4.A GRAÇA NOS AUXILIA NISTO
5.O "PODERIA SER PIOR"
6.O "CONFORME SUPORTEMOS"
7.O "PARA NOSSO BEM"
8.O "SÃO OPORTUNIDADES"
9.O "DEUS ESTÁ NO CONTROLE"
10.UM REAL ESPÍRITO ALEGRE
.
.
G.ALEGRAR-SE COM O FUTURO
1.RECOMENDAÇÕES CAUSAIS
2.RECOMENDAÇÕES RESULTANTES
3.O PASSADO TORNOU-SE BÊNÇÃO
4.O PRESENTE TORNA-SE BÊNÇÃO
5.O FUTURO SERÁ BÊNÇÃO
6."EM TUDO DAI GRAÇAS"
7."DELEITA-TE NO SENHOR"
8."ENTREGA TEU CAMINHO AO SENHOR"
9."FAZ COM QUE TUDO CONCORRA PARA O BEM"
10.ALEGRAR-SE COM O FUTURO
.
.
H.CRER QUE ESTÁ TUDO NUM CAOS
1.NADA NUNCA ESTEVE EM CAOS COM DEUS
2.TUDO EM CAOS COM VOCÊ
3.TUDO EM CAOS EM VOCÊ
4.TUDO EM CAOS POR VOCÊ
5."DOENTES BUSCAM MÉDICOS"
6.A LEI MOSTRA CAOS E SOLUÇÃO
7.BOAS NOVAS MOSTRA CAOS E SOLUÇÃO
8.MORRER PARA NASCER DE NOVO
9.SEMENTE MORRE PARA NASCER
10.CREIA QUE ESTÁ TUDO NUM CAOS
.
.
I.CRER QUE ESTÁ TUDO SOB CONTROLE
1.O LADO BOM DE TUDO ESTAR SOB CONTROLE
2.O LADO RUIM DE TUDO ESTAR SOB CONTROLE
3.ISTO EXIGE MAIS DO MUNDO
4.ISTO EXIGE MAIS DA IGREJA
5.AUMENTA A CONVICÇÃO DE PECADO
6.AUMENTA A CONVICÇÃO DE JUSTIÇA
7.AUMENTA A CONVICÇÃO DE JUÍZO
8.DEFINE A AÇÃO DE DEUS PAI
9.DEFINE A AÇÃO DE DEUS FILHO
10.DEFINE A AÇÃO DE DEUS ESPÍRITO SANTO
.
.
.
.
.