Igreja Dirigida por Propósitos

Resposta:

Por que não se deixar levar pela onda do sistema de crescimento e administração de igreja mais difundido no momento, quando tantas igrejas batistas estão fazendo isto, muitas vezes, cegamente?

Já ouvi muito, já participei de congresso, já li muito sobre o assunto e tenho minhas próprias conclusões. Muita coisa aprendi, mas muita coisa me deixou assustado, quer dizer, quase assustado, já que estamos num tempo onde muitas novidades deverão surgir para agradar, não exatamente a Deus, mas às multidões. O que mais me impressionou foi a fala que resume bem o programa: “se quer ganhar pessoas para Jesus, adapte seu culto a Deus no formato que atraia estas pessoas para estarem com você”. Isso tem um cheiro forte de “o fim justifica qualquer meio”. O gosto do incrédulo não pode ser o gosto de Deus para Seu culto. É por isto que o verdadeiro evangelho não tem condição de atrair tantas pessoas.

Não me sinto bem em programas que precisam dizer que estamos num caos, e que estão surgindo soluções. Acreditar no caos da igreja de Cristo, é acreditar na ineficácia daquele que a tem sob seu total domínio, Deus, o Espírito Santo. Onde há o homem, há erros, há defeitos, mas não há caos onde o Espírito Santo está guiando. Um minuto da história pode dar a impressão de fracassos na igreja de Jesus Cristo, mas no tempo só há vitórias, lutas vencidas, somente avanços para a glória do Senhor. As soluções que aparecem, no primeiro momento são dificuldades, dúvidas, criam muitas impertinências, mas com o tempo, quando deixa de ser modismo, se tornam comuns, ineficazes, apenas se tornam lembranças, em um ou outro benefício que trás para a igreja do Senhor.

Há muita propaganda falsa e anti-bíblica como maneira de justificar e atrair mais gente para seus adeptos. A idéia de muita gente sendo salva é falsa. A idéia de multidões se convertendo é falsa. A Bíblia diz que poucos, muitos poucos, pouquíssimos, são os que se deixam levar pela Graça à porta do arrependimento. Isso nunca deixará de ser verdade, com esta ou aquela atuação da igreja, com este ou aquele programa a ser seguido. Na verdade, a igreja cresce, adequadamente, de verdade, corretamente, quando acontecem a soma destas coisas: pregação + motivação. Não precisamos mudar doutrina, prática bíblica ou qualquer outra coisa, por este motivo, ganhar almas só funciona se estas duas coisas se somarem.

Trata-se de mais uma imitação barata de programas de sucesso espalhados por muitos cantos do mundo. O que mais ouvi no congresso e nas leituras feitas, é uma crítica ferrenha contra o modelo existente, que segundo eles, foi implantada pelos americanos missionários, apesar que nossa prática seja diferente da deles. Igreja com Propósitos e outros programas, nada mais são, que imitações baratas, muitas vezes, de programas que estão acontecendo pelo mundo a fora, nas mais variadas circunstâncias. Um dos lemas que mais ouvi, foi: “não faz mal copiar nada”, e esta regra é religiosamente seguida por este sistema e tantos outros. A idéia é: fez sucesso lá, cresceu ou inchou a igreja lá, então serve cá, “o fim justifica os meios”. Queremos os resultados que eles conseguiram lá.

Há uma demonstração clara de crença na ineficiência do Espírito Santo. Tentando ajudar, acredito, a obra do Espírito em chamar e salvar o homem perdido, a coisa fica fora dos princípios bíblicos. São criadas situações de armadilhas, usando o culto, a proclamação, o estudo da Bíblia, a convivência eclesiástica, o relacionamento com outras igrejas heréticas ou bíblicas, a crítica acirrada contra aquelas que não se juntam a eles, com o grande objetivo de ajudar na salvação do maior número possível de pessoas.

São claras as conseqüências perniciosas que tudo isto vai trazer para a Igreja de Jesus Cristo. Que tipo de gente estarei formando na minha igreja, se deixo levar o culto ao Senhor, pelo gosto do incrédulo? Com a música, o ritmo e a letra que agradam o ímpio? Com a pregação e a interpretação da Bíblia, de um jeito agradável ao perdido? Acredito que além de estarem atrapalhando a obra do Senhor, estão colocando fora a ação dEle na formação de uma igreja sadia e de uma convivência denominacional saudável.