Restituições - Pr.Jônatas David

Joel 2:25-26... “ Assim vos restituirei os anos que foram consumidos pela locusta voadora, a devoradora, a destruidora e a cortadora, o meu grande exército que enviei contra vós. Comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca será envergonhado.”

O livro e Joel é muito sugestivo para a vida de todo ser humano, especialmente para todos que se interessam em conhecer melhor o conteúdo, real, da Palavra de Deus, sem buscar nelas, suporte para idéias pequenas e entusiasmadas de uma religião que contrarie a verdadeira vontade do Senhor. Por exemplo, este texto está inserido na segunda parte do livro do profeta, mostrando a ação contínua de Deus para com aquele povo de Israel, chamado “povo de Deus”. Na primeira parte, capítulo 1 até o capítulo 2, verso 17, Deus alerta o povo para a “ruína”, a conseqüência do afastamento daquele povo para com o Senhor e Seus planos. Em seguida, pela misericórdia de Deus, dentro do projeto dEle em preparar aquele povo para a vinda de Jesus Cristo, vem a segunda parte, “O Resgate”, a “Restituição” o trazer de todos aos trilhos essenciais para que tudo fosse adequado ao projeto do Senhor para a salvação da humanidade.

A palavra do profeta vai além de uma simples restituição. Não era a idéia de se recomeçar da estaca zero, do nada, como se tudo estivesse começando ali, sem passado, sem revisão da vida e de tudo que se conseguiu no correr dos anos anteriores. A restituição era completa, todos os níveis, e todas as áreas seriam alvo da ação de Deus. Os prejuízos, as perdas, tudo seria reconduzido, mais cedo u mais tarde, às mãos do povo. A restituição incluía as coisas materiais e espirituais. O povo seria reconduzido ao convívio com o Senhor, ao relacionamento com a vida religiosa devotada a Deus. Além de se tirar toda ação devoradora, conseqüências do primeiro estado mencionado pelo profeta em seu livro, Deus produziria meios para que o povo pudesse experimentar progressos surpreendentes.

Israel seria “voltada” por Deus, com um propósito definido. Neste contexto, do verso 18 até o 27, está sendo feita uma promessa que deveria acontecer imediatamente, o “trazer” daquele povo aos desígnios do Senhor. O projeto era para o “povo”, é claro que as responsabilidades individuais continuariam individuais. Cada um dará conta de si a Deus. Nenhum israelita seria salvo pelo fato e está incluído neste projeto. Cada um deveria rever sua situação pessoal em relação a Deus e em relação ao pecado. Cada um deveria ter seu arrependimento interior, para que, além de desfrutar da “restituição nacional”, vivesse a “restituição pessoal”, exatamente como diz Paulo em Romanos 3:9, 11:2, 4-5.

A restituição individual, na verdade é o grande objetivo do Senhor. Ao fazer tudo isto com o povo, prevendo ações preparatórias para a vinda de Cristo, o Messias, o grande interesse de Deus é fazer um grande povo, real, espiritual, lavado pelo sangue de Cristo. Aquele povo era essencial para a formação do povo salvo, formado, também, por muitos deste povo, o que Paulo chama de “remanescente” do povo de Israel. Este novo povo é a Igreja. Este povo é formado espiritualmente por salvos, mas visivelmente, materialmente assim dizendo, por joio e trigo, por bodes e ovelhas. As ovelhas são os verdadeiramente salvos, um pequeníssimo número de pessoas que passaram pelo arrependimento pessoal, que é a porta estreita de Mateus 7:13-14, e, por isto, recebeu a fé de Deus, o dom que nos conduz à salvação eterna, dito em Efésios 2:8; a uma vida de “boas obras”, testemunho cristão, Ef.2:10; a estarmos fora do domínio do pecado, Rm.6:14; fazendo com que nunca permaneçamos em pecados, 1Jo.3:9; com tudo isto nos dando certeza de que nunca perderemos tal salvação, Jo.10:28, Rm.8:38-39.

O joio, que faz parte da igreja visível, espalhada no mundo, é a grande maioria, são os que parecem com o trigo, mas não são, se esforçam para isto, mas não são. São excelentes religiosos, como Nicodemos, mas não têm certeza de sua salvação eterna; aliás são religiosos exemplares, justamente por que não têm esta certeza, e buscando ou querendo manter tal salvação se esforçam a todo sacrifício, para que possam ter ou não perder, o que na verdade não têm. É o que Paulo diz em Romanos 11:6. Estas pessoas são como aqueles israelitas que confiavam sua salvação, não em Jesus, somente, mas também em alguns merecimentos pessoais, o que Paulo diz estarem fora da Graça de Deus, sem salvação. Na verdade são pessoas bem intencionadas, querem muito estar com Deus para agradá-lo, mas estão confiadas em fatores errados.

A restituição que Deus quer operar, na palavra do profeta Joel, com certeza, não é somente em relação ao povo de Israel, mas, principalmente, a restituição individual daqueles israelitas, visando fazer deles, o povo salvo, a igreja; na igreja, não aquela parte que vive do “parecer”, mas aquele que vive do “ser” salvo, ser ovelha, ser trigo. Reveja-se, envolva-se na “restituição” que Deus quer operar, que já está operando. Muita gente já foi alcançado, não fique de fora. Não deixe que a “restituição do povo” lhe seja suficiente, mas busque a “restituição individual”, você e Deus. Esta é a verdadeira restituição que Ele quer operar, naquele tempo, em todo tempo, em nosso tempo.

Que Deus continue abençoando sua vida e coração.

Pr. Jônatas David – 24 de Junho de 2006.

(texto encomendado por lideranças de mocidade de uma igreja pentecostal)