Pago o Preço do que Faço - Pr.Jônatas David


Não adianta se pensar diferente, um alto percentual do que sofremos, penamos, ou, ao contrário, desfrutamos com o melhor dos sabores, durante a vida, no seu conjunto de episódios existenciais, são resultados energéticos do que plantamos, no passado ou presente, com o que somos, pensamos, agimos, ou com o que não fazemos em relação a estas coisas. O mundo, as pessoas ao nosso redor, na verdade, não são nossos algozes, ao contrário, também, na grande maioria das vezes, são nossas vítimas, pagam duro para conviverem conosco, muitas vezes.

Mais especialmente, numa das facetas do que pago por ser ou fazer o que sou ou faço, é digno lembrar do grande interesse que o Senhor colocou no meu coração de Pastor, o desejo de fazer, promover e valorizar lideranças ao meu redor e no meu Ministério. Produzo, é o meu desejo diante de Deus, líderes, e não faço melhor, ou mais, por falta de oportunidade. Isso consequencia dois resultados, entre outros muitos, que me são muito interessantes, até por que me faz usufruir duas descargas de alegria e sofrimento, respectivamente.

Uma conseqüência, a que me faz realizado diante do Senhor, na fabricação de lideranças espirituais, em todos os níveis, é o ver que a obra do Senhor não fica dependente de uma ou outra pessoa, todos são importantes, mas nunca serão essenciais ou insubstituíveis; todos são chamados à comprometidade com qualquer da obra de Deus, mas se alguém rejeita ou falta, a tal obra não sentirá sua falta.

Uma outra conseqüência, a que me faz entristecido, diante do Senhor, nesta santa fabricação de lideranças espirituais em todos os níveis, é ver gente, com a habilidade, o reconhecimento e a valorização de líderes, se tornarem lideranças contra lideranças estabelecidas. Cada líder tem seu jeito de agir na atuação de sua função, e isto, por um despreparado ou incapaz de ser liderado, faz com que tenha muitos e fortes, ao seu ver,  motivos para insurgir, fazer levantes, promover rebeliões, instigar liderados para os ajudarem no desempenho de sua contra-liderança. Isto, é claro, é lamentável pra todo mundo, inclusive para os mais envolvidos num ou noutro extremo desta situação.

No entanto, mesmo com tudo isto, mesmo com todas estas dicotomias, mesmo com todos estes prejuízos, até mesmo para o Reino de Deus, ainda entendo que estou no caminho melhor... faço líderes no Reino do Senhor. Ainda assim, prefiro ser e fazer o que faço, a me condicionar a Líder que tem medo de lideranças, Líder que prefere tudo sob seu controle, com medo de oposição, com medo de contra-lideranças.

Pr.Jônatas David - Abril de 2011