Entrevista ao Jornal Boas Novas

ENTREVISTA COM O PASTOR JÔNATAS DAVID
PASTOR DA IGREJA BATISTA CENTRAL DE TEIXEIRA DE FREITAS
(pela Graça de Deus, eu não sou o Pastor Títular, sou o Pastor da Igreja, e os demais, são meus companheiros e companheiras de ministério, são Pastores e Pastoras na Igreja)



JBN: O que representa o Ministério Pastoral para o senhor?

Pr. Jônatas David: Quando tem caráter espiritual genuíno, para minha vida, trata-se de um chamado irresistível da parte de Deus; para a igreja de Cristo, a mais elevada responsabilidade e privilégio dado a um ser humano; para o mundo, no mundo, a melhor representação dos interesses de Deus num mundo doente e condenável em todos os sentidos; para Deus, o ser Profeta e Sacerdote em pessoas especiais chamadas para esta função; para ovelhas, um líder espiritual, ungido pelo Senhor, a pesar das limitações que possua; e para o joio, um líder incômodo que deve sempre ser minado na sua liderança e em sua atuação pastoral. Mas no geral, mesmo diante de toda incongruência, é a mais alta condecoração ativa que um ser humano pode receber da parte do Senhor, hoje por toda a eternidade. ITm.3:1

JBN: Qual a maior virtude da Igreja Batista Central?

Pr. Jônatas David: Só por ser igreja, muitas e muitas virtudes existem. Em particular, por ser Igreja Batista Central, destaco duas principais. Uma, a maior de todas, é o espírito missionário não egoísta. Sustentamos trabalhos missionários no mundo, no país e no Estado da Bahia sem que cobremos a vinculação de nosso nome na obra que sustentamos. Em nossa cidade e na região, depois de 27 anos de existência e atuação, a IBC é mãe e avó de mais de 27 igrejas batistas onde a maioria já é autônoma, já tem vida própria. Não pregamos para favorecer nosso rol de membros, mas para o engrandecimento do Reino do Senhor. Temos gente alcançada pelo Evangelho que pregamos, espalhada por todas estas igrejas e outras muitas batistas ou não, pela cidade e região. Pregamos o Evangelho bíblico, o da Graça, da salvação só pela fé, e os convertidos e decididos, pelo Espírito Santo ou não, vão se ajustando às mais variadas doutrinas eclesiásticas em nossa cidade. Cada um vai dar conta de si mesmo a Deus. A outra grande virtude da IBC é o de fazer questão de ser útil, atuante, essencial à vida social de nossa cidade. Direta e indiretamente a igreja atua em Programas educacionais, familiares, profissionais, assistenciais e outros visando o bem da sociedade onde está inserida. O Testemunho da igreja alcança maciçamente um grande número de famílias, de alguma forma carentes em nossa comunidade.


JBN: Na sua opinião qual a maior decepção de um Líder Cristão?

Pr. Jônatas David: É sempre consigo mesmo e suas crenças pessoais. Entendendo que foi chamado para liderar pessoas como ele mesmo é, com limitações e defeitos, com falhas e imaturidades, com vários tipos de desconfortos voluntários ou não; mas ao mesmo tempo com belezas e graciosidades, com muitas virtudes e simpatias, então nunca se decepcionará com nada, até, pelo contrário, entenderá tudo que lhe sobrevier, de maneira muito compreensiva. Quando lidamos com gente igual a nós mesmo, podemos e devemos esperar de tudo, pois todos somos muito falhos, até conosco mesmo. Por este ângulo, não há decepções, e olhando as vantagens que temos por sermos líderes espirituais, neste mundo e na eternidade, menos ainda veremos que exista decepções a serem consideradas.


JBN: Ainda existem muitas pessoas que não concordam que um Pastor seja assalariado, qual sua opinião quanto a isso?

Pr. Jônatas David: Concordo com eles por dois motivos. Primeiro a igreja deve entender que não deve ser salário, mas sustento; o Pastor não é empregado, ele é um líder espiritual, ele não está ali para atender a igreja, mas para atuar na igreja atendendo ao Senhor da igreja. O segundo motivo que tenho é que há desconforto para o Pastor exercer sua verdadeira função, quando fica dependendo da fidelidade dos membros da igreja, e mais ainda, da fidelidade do joio que faz parte da igreja. Ele tem que viver o tempo todo buscando agradar a Deus, e, ao mesmo tempo, à igreja, principalmente a este joio que está sempre usando seu dízimo, influência e serviço para minar o Pastor que se comporte fora do que eles acham que deveria ser. Bom seria que não fosse assim, ou Deus tivesse outro jeito de sustento, ou a igreja fosse só formada por trigo, por ovelhas, só por salvos.


JBN: Hoje há na TV brasileira um grande número de programas evangélicos. Qual analise que o Pastor faz desses programas?

Pr. Jônatas David: Bom seria que não existissem como são, como e o que pregam; mas por outro lado, a Bíblia diz que é importante que haja a heresia, para que cada um se manifeste como é (1Co.11:19). Na parábola do trigo e do joio, o agricultor sábio disse que haveria o momento próprio para a separação, e vejo a divulgação da heresia, até mais que a do Evangelho Verdadeiro, o momento da grande ceifa, onde espontaneamente o joio se separa sem que ninguém os julgue (2Tm.4:3-4 e 1Jo.2:19); graças à heresia há sempre uma saudável limpeza na igreja de Cristo.


JBN: Qual a sua visão quanto ao evangelho no Brasil?

Pr. Jônatas David: Vejo o Evangelho no Brasil como acontece, mesmo que tardiamente, em outras partes do mundo. Os historiadores dizem que tudo, primeiro acontece na igreja da Europa, depois nos EUA e então no Brasil e no resto do mundo. É verdade, é por isto que o cristianismo na Europa está resumido; nos EUA está chegando a isto, e no Brasil, pelo mesmo caminho de lá, está para chegar a isto. De tanta mentira e engano, as pessoas vão se cansando e generalizando tudo. Assim o verdadeiro Evangelho termina pagando pelos alardes e peripécias do falso Evangelho. No fundo, no fundo, tudo vem comprovar o que a história cristã sempre foi e viveu: A verdadeira igreja de Jesus é PPP, Pequena (Mt.7:13-14), Proclamadora (Mt.28:19-20) e Perseguida (Mt.10), o que é diferente do que foi pregado na Europa e EUA, que a igreja é Grande, Acolhedora e Adaptada. Mas, mesmo que pareça diferente, está tudo no controle do Senhor, e ainda assim, como no Apocalipse, ao final, mesmo sendo PPP, ela será vencedora.




RAPIDINHAS

Comida Favorita... a que estiver sobre a mesa
Hobbe... ouvir, levantar, estudar e responder questões bíblicas
Um Livro (fora a Bíblia)... atualmente, A História da Igreja Cristã, de W. Walker
Momento Especial... este, falando sobre o que penso
Personagem Bíblico ... Davi, mesmo há mil anos antes de Cristo, compreendia Deus mais que o próprio Paulo, em muitos aspectos teológicos.
Sonho... Ver a Igreja Batista Central mobilizar mais descrentes que salvos na pregação direta e indireta do Evangelho
Lugar Especial... Meu gabinete para oração, estudo e meditação da Bíblia.


Querido, muito obrigado pelo carinho de sempre
Que o Senhor continue lhe abençoando no Ministério que lhe entregou.

Teixeira de Freitas BA, 17 de Novembro de 2011