Jesus mudou de ideia?



PERGUNTA...
Olá, tudo bem? Caso tenha um tempinho, me ajuda com uma coisa depois?
SabRe o milagre de Jesus no casamento em Caná? Estava lendo essa passagem ontem e me lembrei que sempre fico muito confusa com essa atitude de Jesus. Primeiro ele diz "que tenho contigo mulher? ainda não é chegada a minha hora". Em seguida, Maria parece "fingir que não ouviu". Depois ele realiza o milagre.
Que aconteceu? Jesus "mudou de ideia"?
Agradecida! Beijo!
.
RESPOSTA
Minha santa irmã... bom dia. prazer grande estar contigo para falar sobre coisas da Bíblia. Não é só este momento que Jesus fala uma coisa e depois faz outra... veja a resposta dele aos irmãos dele em Jo.7:3-10. Tanto o casamento em Caná, quanto este episódio, os dois relatados por João tem algumas coisas a serem consideradas... 

(1)foram escritas uns 60 anos depois da morte de Jesus (pense aí uma você relatar uma coisa que aconteceu a 10 anos atrás); 

(2)Tudo indica, João ainda não era um discípulo constante na companhia de Jesus quanto estes fatos aconteceram, ele não viu e ouviu, ele ficou sabendo ou por Jesus, ou por sua família, o que atrapalha mais ainda as lembranças de João a respeito; 

(3)as respostas duras atribuídas a Jesus, à mãe e aos irmãos, não parecem muito apropriadas ao Jesus que conhecemos em todos os outros episódios relatados nos Evangelhos; 

(4)e outras considerações... Acredito que não é da personalidade de Jesus voltar atrás no que afirmava, o que é perfeitamente humano (e Ele era muito humano, também), mas em nenhum destes casos seria motivo para tanta rispidez. Acredito que tudo que vemos e nos assusta nos textos, tem mais a ver com as limitações do escritor bíblico, do que do próprio Senhor Jesus. 

Um abraço grande.

8 de Agosto de 2013
Pr.Jônatas David



O CONTEXTO DO MILAGRE EM CANÁ

O milagre em Caná é relatado no Evangelho de João 2:1-11. Durante um casamento, Maria informa a Jesus que o vinho acabou. Jesus responde: “Que tenho eu contigo, mulher? Ainda não é chegada a minha hora” (João 2:4). Apesar dessa resposta, Maria instrui os servos a fazerem o que Jesus disser, e Ele transforma a água em vinho.

A RESPOSTA DE JESUS A MARIA

A resposta de Jesus pode parecer dura, mas é importante entender o contexto cultural e linguístico. A expressão “mulher” não era desrespeitosa na época, mas sim uma forma comum de tratamento. A frase “ainda não é chegada a minha hora” indica que Jesus estava consciente do tempo divino para suas ações e milagres.

A MUDANÇA DE ATITUDE DE JESUS

Aparentemente, Jesus muda de ideia ao realizar o milagre. Isso pode ser interpretado de várias maneiras. Alguns estudiosos sugerem que a intervenção de Maria e a necessidade do momento influenciaram Jesus. Outros acreditam que Jesus sempre planejou realizar o milagre, mas queria destacar a importância do tempo divino.

CONSIDERAÇÕES SOBRE A NARRATIVA DE JOÃO

  1. Datação do Evangelho: O Evangelho de João foi escrito cerca de 60 anos após a morte de Jesus. Isso pode influenciar a precisão dos detalhes.
  2. Testemunho de João: João pode não ter sido uma testemunha ocular direta desses eventos, dependendo de relatos de outros.
  3. Tonalidade das Respostas de Jesus: As respostas atribuídas a Jesus podem parecer duras, mas devem ser entendidas no contexto cultural e linguístico da época.
  4. Limitações do Escritor: As limitações humanas do escritor podem influenciar a forma como os eventos são relatados.

CITAÇÕES BÍBLICAS E BIBLIOGRÁFICAS

  • João 2:1-11: Relato do milagre em Caná.
  • João 7:3-10: Jesus responde aos seus irmãos.
  • Carson, D. A. (1991). The Gospel According to John. Eerdmans.
  • Brown, Raymond E. (1970). The Gospel According to John (I-XII). Yale University Press.

BIBLIOGRAFIA SOBRE O ASSUNTO

  1. The Gospel According to John - D. A. Carson (1991)
  2. The Gospel According to John (I-XII) - Raymond E. Brown (1970)
  3. Jesus and the Eyewitnesses - Richard Bauckham (2006)
  4. The Historical Jesus: The Life of a Mediterranean Jewish Peasant - John Dominic Crossan (1991)
  5. Jesus: Apocalyptic Prophet of the New Millennium - Bart D. Ehrman (1999)
  6. The Jesus Legend - Paul Rhodes Eddy & Gregory A. Boyd (2007)
  7. The New Testament: A Historical Introduction to the Early Christian Writings - Bart D. Ehrman (2000)
  8. The Birth of the Messiah - Raymond E. Brown (1993)
  9. The Resurrection of the Son of God - N. T. Wright (2003)
  10. Jesus and the Victory of God - N. T. Wright (1996)




INTRODUÇÃO: O CONTEXTO DO MILAGRE EM CANÁ

O milagre de Jesus no casamento em Caná, onde Ele transformou água em vinho (João 2:1-11), é carregado de simbolismos e apresenta uma interação intrigante entre Jesus e sua mãe, Maria. A frase inicial de Jesus – “Que tenho contigo, mulher? Ainda não é chegada a minha hora” (João 2:4) – tem sido alvo de várias interpretações teológicas ao longo dos séculos. O questionamento proposto, sobre a atitude de Maria e a mudança de Jesus, toca em um ponto importante sobre a humanidade e divindade de Cristo, bem como sobre a natureza da inspiração dos textos bíblicos.

AS PALAVRAS DE JESUS E O SENTIDO DO “AINDA NÃO É CHEGADA A MINHA HORA”

Quando Jesus afirma “Ainda não é chegada a minha hora”, muitos teólogos acreditam que Ele está se referindo ao momento em que Sua missão será plenamente revelada – a Sua morte, ressurreição e glorificação (cf. João 7:30; 12:23; 13:1). Portanto, a frase reflete o senso de tempo divino, no qual Jesus opera de acordo com a vontade do Pai (cf. João 5:19). O uso do termo "mulher" aqui não deve ser entendido como desrespeitoso, mas como um tratamento formal e respeitoso na cultura daquela época. Isso está em sintonia com o modo como Jesus se refere à sua mãe mesmo na cruz, em João 19:26.

MARIA COMO INTERCESSORA: “FAZEI TUDO O QUE ELE VOS DISSER”

Apesar da aparente resistência inicial de Jesus, Maria continua a confiar na capacidade do Filho e orienta os servos: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (João 2:5). Isso pode ser interpretado como uma demonstração da fé inabalável de Maria na intervenção divina de Jesus. Alguns estudiosos veem isso como um sinal da relação especial entre Jesus e sua mãe, onde a intercessão de Maria é acolhida, não porque ela forçou Jesus, mas porque ela estava em sintonia com o plano divino.

A HUMANIDADE E A DIVINDADE DE JESUS: JESUS "MUDOU DE IDEIA"?

A ideia de que Jesus mudou de ideia ao realizar o milagre pode ser compreendida à luz de sua humanidade. Como verdadeiro Deus e verdadeiro homem (cf. Filipenses 2:6-8), Jesus experimentou emoções, decisões e interações humanas, o que poderia envolver responder a situações de forma dinâmica. No entanto, é mais provável que, em sua sabedoria divina, Jesus já soubesse que realizaria o milagre, e Suas palavras a Maria foram um lembrete de que Seus atos estavam sempre alinhados com o momento perfeito do Pai.

A QUESTÃO DO TEMPO E DA AUTORIA DOS EVANGELHOS

A resposta apresentada na pergunta também traz à tona a questão da autoria e do tempo dos evangelhos. O Evangelho de João foi escrito décadas após os eventos relatados, e muitos acreditam que João, o discípulo amado, escrevia a partir de reflexões teológicas e memórias transmitidas pela tradição oral. Embora isso não invalide a inspiração divina das Escrituras (cf. 2 Timóteo 3:16), o estilo e a ênfase de João diferem dos evangelhos sinóticos, e suas narrativas podem refletir mais um foco simbólico e teológico do que uma cronologia exata dos eventos.

A INTERPRETAÇÃO TEOLÓGICA DAS RESPOSTAS DE JESUS

As respostas de Jesus, tanto em Caná quanto no relato de João 7:3-10, podem parecer duras à primeira vista, mas devem ser entendidas no contexto da Sua missão maior. Jesus sabia que cada ação e cada palavra Sua tinham um propósito divino, e Sua resposta direta pode ser vista como uma maneira de enfatizar a importância de Sua missão. No entanto, isso não implica falta de amor ou respeito por sua mãe ou seus irmãos; pelo contrário, é uma expressão do Seu compromisso com o tempo divino.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A passagem do casamento em Caná não revela inconsistência no caráter de Jesus, mas sim uma complexidade que reflete tanto Sua plena humanidade quanto Sua plena divindade. As palavras duras atribuídas a Ele podem ser, em parte, fruto de limitações linguísticas e culturais nas traduções e interpretações dos evangelhos, mas, acima de tudo, elas revelam um Cristo comprometido com a missão que o Pai Lhe confiou, e a confiança de Maria no Filho reflete sua compreensão dessa missão.

BIBLIOGRAFIA SOBRE O ASSUNTO

  1. Morris, Leon. The Gospel According to John. Eerdmans, 1971.
  2. Brown, Raymond E. The Gospel According to John I-XII. Yale University Press, 1966.
  3. Barclay, William. The Gospel of John, Volume 1. Westminster John Knox Press, 1975.
  4. Carson, D.A. The Gospel According to John. Eerdmans, 1991.
  5. Moloney, Francis J. The Gospel of John: Text and Context. Brill, 2005.
  6. Köstenberger, Andreas J. John. Baker Academic, 2004.
  7. Witherington III, Ben. John's Wisdom: A Commentary on the Fourth Gospel. Westminster John Knox Press, 1995.
  8. Keener, Craig S. The Gospel of John: A Commentary. Baker Academic, 2010.
  9. Beasley-Murray, George R. John. Word Books, 1999.
  10. Ridderbos, Herman. The Gospel of John: A Theological Commentary. Eerdmans, 1997.